sábado, 29 de maio de 2010

...Naturalmente, A.C.I.N. sim...


Pela segunda vez fui convidado, e com muito prazer pelo pessoal da Idanha, mais própriamente pela A.C.I.N., para fazer parte do grupo de malta que gosta de dar ao pedal e fazer da bicicleta algo mais do que isto. Confraternização, era o que me esperava a mim e mais uns tantos como eu. Desta vez, segundo a organização, juntaram - se três ingredientes para a realização desta patuscada.
Assim:
- Um javali oferta do pessoal do serviço;
- Mestria de quem organiza(A.C.I.N.);
- Simpatia do Presidente da Junta de Freguesia dos Toulões;
- Um tempo maravilhoso;
- Rapaziada do pedal;
- E umas frescas Mines, fizeram o retoque final para este prato muito bem confeccionado à moda da A.C.I.N..
Rapaziada convidada, vinda da Beira, uns de Alcains, outros de Castelo Branco, Idanha, estes a jogar em jogar em casa, Zebreira e sei lá, tudo malta fixe.
Todos os caminhos para esta zona iam neste Sábado dar a uma terra com um nome um tanto ao quanto original; Isso mesmo os Toulões. Se a minha memória não me atraiçoa, já não vinha a esta simpática Aldeia, desde os meus 6 anos na companhia do meu Pai.9H00 lá estavamos nós, perfilados para o passeio. Na companhia dos meus colegas de artes, o Simões e o Pereira estacionamos os carros junto ao ringue de futebol de salão daquela terra. Tirei a minha montada do carro, e cedo percebi que algo estava errado com um dos sapatos dela. Desde o passeio da Pampilhosa, em virtude do terreno traiçoeiro, e tanta porrada levarem, o sapato da frente ficou com um ovo quem nem me apercebi...o sapato tinha um ovo de tal forma, que tornava perigoso a sua condução. Que grande ovo!!!
Comecei a pensar em coisas...
Ovo. Pinto. Mau...
Sei que num ano farto, até os cabritos dão leite, mas um Pinto pôr um ovo!!!??? À frente.
O Rui Tapadas, timoneiro da A.C.I.N., lá deu as boas vindas à malta,briefing e, bora lá.
Se alguém já intitulou esta zona daqui como a Catedral do BTT, provavelmente não perde a razão. Isto de facto tem um património digno de se ver. Água, serra, paisagem soberba, trilhos e muitos trilhos em singles.

Adiante.
Aos não sei quantos Kms, problemas.
O que a malta faz para descansar um pouco nas subidas!!!
Vai daí o Marcelo e, "malta, furei"...
O caricato disto foi o impasse que os voluntários ficaram ao ouvir o Marcelo.
- ..."é tubless Marcelo?"...
- "é".
Vai taco.
- "não, é câmara de ar anti furo com gel"...
Tira roda, e...
Com a roda cá fora, toda a gente questionou:
..."Marcelo, isto não tem câmara de ar!!!"...
..."então, é porque é tubless"disse o Marcelo...
Um espectáculo...ora vejam os filmes...

Depois de umas subidas, aproximava - se abastecimento. Sim, porque esta gente não brinca. Passo a descrever:
Presunto, chouriço, queijo, mines, enfim como que se de prova com inscrição se tratasse.
Vamos embora que isto está a aquecer.
Outro A.C.I.N. da organização. O Afonso muito bem acompanhado pelo João Roxo.
Palavras para quê?!
Cá está outro membro da organização. O Srº Presidente da Junta de Freguesia dos Toulões na cabeça do pelotão, que nos ofereceu os banhos e a logística necessária para a realização deste passeio.
E esta hheem???
Um frapê para as mines.Original.
Eis o estado do ovo da minha montada, que o Pinto tem.
E pronto, foi um passeio divertido onde revi pessoal amante destas lides, e no fim, bem no fim, degustar um ensopado de javali preparado por malta do serviço, que até meteu desgarrada e tudo.

O meu bem haja à A.C.I.N., colegas de profissão, companheiros do pedal e Presidente da Junta de Freguesia de Toulões. Dia 20 de Junho lá estaremos num grande evento onde se envolve a família, organizado pela "associação Fidalgo/Nelson", na travessia Lardosa/Termas de Monfortinho. Com veículo lento e sem travões... Pinto, o Infante

quinta-feira, 27 de maio de 2010

...a pequena, mas devida homenagem...

Por vezes a vida prega grandes partidas às pessoas. Se neste meu espaço tenho partilhado com quem lê, as minhas aventuras, boas ou menos boas, venho agora mostrar a minha tristeza que sinto ao perder uma inscrição nas Pasteleiras da Lardosa, aqui na versão 2008.
Figura simpática dos Escalos de Cima, que se inscreveu neste evento por mim realizado, e que muita alegria trouxe a este Homem e ao seu neto.
Conhecido por António Moucho.
Faleceu dia 25 de Maio de 2010.Enfim, foi com esta sua pasteleira que participou nas Pasteleiras 2008. Pinto Infante

domingo, 23 de maio de 2010

...bicicleta e mais bicicleta até à competição...

Muitos e muitos anos, provavelmente anos a mais passaram em que uma das minhas paixões, a bicicleta, só aos fins de semana lhe dava uso, salvo raras folgas de serviço em que lá para os lados de Portalegre ou por cá, dava mais umas sem ser aos Domingos. Agora, e bem pertinho da família aproveita - se os fins de semana para outras passagens, mas sempre que se possa a volta Domingueira faz parte do calendário.
Esta semana, foi farta em voltas de bike, ao ponto de não poder com uma gata pelo rabo, como diz o velho ditado, na 5ª Feira. Domingo 16, Pampilhosa, 3ª Feira tirada para o trabalho fazendo o percurso de 60Kms em estrada com Lardosa/Castelo Branco; 4ª Feira volta desportiva com rapaziada das farda com ida à Mata/Escalos de Baixo BTT, perfazendo mais 55 Kms, 5ª encosta a burra que isto é demais...
Culminado a semana com competição, e competição a sério. A malta da Associação de Ciclismo de Castelo Branco com o seu timoneiro o Agnelo Quelhas, brindou a Lardosa com a meta de mais um etapa do campeonato Nacional de ciclismo, bem à minha porta. Isto parecia a volta a Portugal...Esta gente não brinca; Com o sangue ainda na guelra, estes jovens andaram que se fartaram. A 1ª volta compreendia um circuito entre o alto da Lousa/Escalos de Cima/Alcains/Lardosa num total de cerca de 27Kms, coisa que estes jovens fizeram à média de 39 Km/h. É bom não esquecer que jovens com idade até aos 16 anos. Muito bom andamento.Aí estão dois pesos pesados de Castelo Branco; A.Quelhas Presidente da Associação, e o Cabaço em colaboração com a Associação. É que à semelhança de outros anos, a Comissão de festas da Lardosa 2010, e Associação de Ciclismo de Castelo Branco, fizeram uma parceria e resolveram juntar o útil ao agradável; Anteciparam a prova do mês de Agosto para este dia 23 de Maio, onde a Lardosa recebeu uma moldura humana de ciclista a rondar a centena. Um excelente pelotão fazendo relembrar as velhas glórias da Lardosa e Alcains, onde estes dois povos se juntavam para ver os seus atletas.
Houve até quem quisesse já antecipar as pasteleiras que já se começam a vislumbrar lá para o 1º fim de semana de Outubro, e agarrasse nela, babosamente a passear em tom de "vaidoso". Será que já anda em afinações?!

ImageChef.com - Custom comment codes for MySpace, Hi5, Friendster and more

Parabéns ao vencedor, pois este garoto rolou muito bem e se calhar vai ser uma futura promessa do ciclismo Nacional...

Assim, e como fim de semana foi para descansar e dedicado a outros prazeres, este semana vai ser novamente a sério, sendo que um das etapas, e se o tempo ajudar, 6ª Feira vai meter a volta de estrada compreendida entre Castelo Branco/Covilhã e ver se possível o que tem esta Selecção para ver!!!
Pinto Infante, sem travões

terça-feira, 18 de maio de 2010

Rota da Soalheira, Pampilhosa da Serra


Este foi daqueles fins de semana pelo qual tinha alguma ansiedade que chegasse. Ansiedade,
visto estar inscrito e pago há algum tempo, e ir participar no meu 1º passeio organizado deste ano e desta feita num passeio organizado em terras por onde nunca tinha andado de bike, mota, carro ou outra espécie de veículo qualquer.
Alguma da rapaziada tinha acertado ir em caravana, havendo um ou outro que foi lá ter, visto ter familiares destas bandas.
O encontro no meu caso era com o Fidalgo pelas bandas do Salgueiro, para ali, no café do Tó Pedro(na antiga discoteca Coconuts), tomarmos o café matinal. Enganámo-nos, em vez de um quente e saboroso café, o empregado disse que a água ainda estava fria...
Bom, temos que arranjar uma alternativa. Frente, andar e mais andar e café nada!!?? Passado uma hora estávamos na Pampilhosa da Serra para tomarmos o tal café... Assim, e como combinado encontrámos então o resto da rapaziada; O Simões, o Tomás, o Nuno Dias, o Fidalgo, o Victor Cravo e o outro Fidalgo, este o Júnior. Bela equipa.
Ora se a viagem até lá foi um tormento, eu que o diga, o passeio um tormento foi...no início foram só com 2,700 Kms de subida, Eu que gosto tanto de subir!!!
Aqui o Victor, companheiro do pedal, que me fez companhia durante grande parte do percurso, a desafiar - me para uma fresquinha, mas...ainda faltavam 20 Kms para o fim e, achei melhor guardar a vontade até lá....
A vila de Pampilhosa da Serra, que hoje visitei pela 1ª vez tem uma beleza algo anormal; diria eu ímpar do Concelho. Uma paisagem que quanto a mim é de uma dificuldade tremenda, mas a majestosa serra que nos embrulha é rica em paisagens espectaculares que nos levam a esquecer a dureza do percurso.
A organização brindou-nos com uns trilhos dos quais era notório e de que maneira a mão de obra por parte desta gente, que nos recebeu com a humildade que caracteriza as pessoas do interior.
Nunca em organização alguma tinha chegado à "meta" com imagens desta beleza; para mim, além de original, uma chegada diferente de todas onde já participei. Esta malta, um simples Clube, tem uma grandeza, na minha opinião porque conseguiu conciliar trabalho, beleza, Natureza, mas acima de tudo, inventar trilhos onde provavelmente ninguém pensaria aproveita -los para uma dose QB de singles, alguns feitos à mão de propósito para o evento, outros a própria Natureza e gentes de outros tempos se encarregaram de os elaborarem e que agora inteligentemente foram aproveitados por esta malta. Parabéns Cremalheiras.
Que beleza...Nem sei se hei-de tecer algum comentário?!

Conhecem esta figura?! É o meu amigo Fidalgo que no recinto onde foi servido o almoço, ouviu dizer que havia pouco espaço nas mesas, e vá - se lá saber e compreender o rapaz???!!! sempre pronto a ajudar...Pôs mãos à obra e vai de empurrar a parede tentando ele arranjar mais espaço...Ele anda aí cada um!!!!Brincadeira não é?! Alongamentos a que obrigam! Para terminar dou mais uma vez os sinceros parabéns aos Cremalheiras pelo simpático passeio que me proporcionaram, o meu 1º organizado deste ano, uma Jersey oferecida no valor de inscrição muito boa e bonita, e aos companheiros que me aturaram e desfrutaram deste dia, o meu bem haja pela companhia. Nesta minha deslocação um só senão; A distância até lá, pois esta simpática e acolhedora malta, tem por ali um passeio muito bonito que merecia mais rapaziada a pedalar, mas as curvas devem ser um obstáculo e contratempo para alguns. Contudo, para o ano, se calhar, lá estarei a marcar presença mais uma vez, porque nem curvas nem subidas desta vez para mim foram obstáculo.

...sem travões, a subir e lentamente... Pinto, o Infante

Pedido de ajuda

Meus amigos, estou a ultimar a noticia que me levou à Pampilhosa da Serra no passado fim de semana. Mas antes e como sempre que me é possível fazê - lo, gosto de contribuir com a minha simples ajuda neste tipo de acontecimentos que infelizmente nos rodeiam dia a dia.

Quem quiser colabore.

Pinto Infante

quarta-feira, 12 de maio de 2010

...o dia da cegonha, no 7 de Maio...

Esta minha partilha de hoje já vem um pouco atrasada para os meus gostos, mas mesmo assim gosto de partilhar os belos momentos com quem lê este meu cantinho. Liberdade, foi o que senti neste meu dia, em que mais uma vez agarrei na minha fiel companheira e lá fui eu por esses belos trilhos onde do que vi e presenciei ficou a sensação da tamanha grandeza desta Natureza que nos abraça.
A saída deu - se de Castelo Branco, onde os meus colegas, teimosamente insistem em pôr a minha bike com um novo visual e mais grave ainda, tentam pô - la à venda a todo o custo. Grandes melgas, pregam-me cada finta...
Sempre bem - vindas as brincadeiras...
Neste dia 7 de Maio fiz uma incursão ao monte das cegonhas(muito poucas vi, comparativamente com outros tempos!?), monte Brito via Sr.ª de Mércules, embarcando depois em trilhos via Escalos de Baixo.
Belas fotos consegui por estas bandas, mas se tivesse uma máquina de escrever melhor e com outro tipo de objectivas conseguiría captar esta raposita, que com a sua beleza se passeava algures por ali, quiçá em busca dalgum ratito ou coisa parecida.
Ao chegar ao monte Brito, nova finta.
Com o pensamento se os meus colegas me teriam feito mais alguma ratisse à minha bike, fiquei seriamente preocupado; Seria a minha matricula???
Tontisse...as bikes não têm matricula. Ainda tentei decifrar a matricula. Então pensei:
O dono deste monte resolveu colocar aqui o que é dos seus pertences.

- B - É de Brito;
- 23 - O canal; - 5 - É o mês que nos encontramos... Sei lá...

Isto da Natureza, este ano em especial, está duma beleza paisagista excepcional, em virtude do estado do tempo. Quem não está a achar grande piada a isto são os agricultores, que está tudo atrasado(até parece que entendo alguma coisa de agricultura...). Cegonhas, muitas cegonhas foi o que vi, já perto de Alcains, e como por curiosidade as queria contar, desloquei - me ao pé do meu amigo João Barata e solicitei - lhe uma máquina de calcular para me ajudar no conto.


Ora bem se até aqui tinha dificuldade em conta - las, arranjei outra dificuldade!!!.
..."João, como é que tu consegues ver os números onde carregas"???? Perguntei eu.
Responde - me de imediato este sábio e mestre no seu ambiente de trabalho:
-" Pinto, o calo faz o mestre, sem olhar para lá, já sei o que ela escreve".
1, 2, 3, 4....170???, nãããã....
Cegonhas, cegonhas e mais cegonhas, procurando ora aqui, ora acolá minhocas, lagartixas, ratos ou outros bichitos que do seu agrado iam fazendo disto o fernezim da cegonha...
Um espectáculo digno de ver...
Frente em direcção à Lardosa...
Já não entendo nada disto!!! O outro dia lá para os lados da Atalaia, eram árvores a sair dos pacotes de leite; Desta vez reparem nesta árvore????!!!! Não entendo nada disto!!! Que a agricultura esteja atrasasa, pode ser verdade, que chove muito este ano, é verdade, que está um frio diferente dos outros anos, está, que um gajo chame pain ao pão, pode ser, vin ao vinho, também pode ser, agora árvores a darem garrafas???!!! Isto só me faz lembrar os Franceses com todo o respeito que merecem a chamar fromage ao queijo!!! ÓÓhh meus amigos, isto anda tudo ao contrário não acham??!!


Este fim de semana, 16 de Maio vou pregar até à Pampilhosa da Serra. Sem travões, a subir e lentamente... Pinto, o Infante

segunda-feira, 10 de maio de 2010

...esta de hoje é só assim...

Que me perdoem os Lagartos, Dragões e outros mais, mas o meu Clube foi Campeão Nacional.


Parabéns Sport Lisboa e Benfica

A seguir a uma alegria, outra, mas desta vez inscrevi-me nesta maratona pela 1ª vez, mas valores mais altos se levantaram deixando para o ano de 2011 a minha participação.
Pinto Infante

quinta-feira, 6 de maio de 2010

...o regresso do ciclismo à Lardosa...

Olá meus amigos, eles estão de volta mais uma vez à Lardosa e à tradição que o povo da Lardosa já nos habituou todos os anos.
Este ano com a diferença do calendário, sendo que a data mítica da festa de Santo António em Agosto, os vai trazer desta vez em Maio. Dia 23 de Maio de 2010 a "Comissão de Festas em honra de Santo António" vai abraçar com a parceria da Associação de Ciclismo de Castelo Branco a "Taça de Portugal" e a contar para o calendário Nacional de Cadetes.
Aqui na Lardosa ou no itinerário proposto, apareçam.Pinto Infante

segunda-feira, 3 de maio de 2010

...uma semana como nunca fizera...

Olá meus amigos conhecidos ou colegas do trabalho. Enfim leitores e companheiros do pedal. Esta semana no que respeita à prática biciclistica foi das mais ricas que tive até hoje, e para meu espanto superei todas as etapas a que me propus. Então aí vai;
Desde o 25 de Abril que dei o meu contributo no passeio Pedestre aqui na Aldeia da Lardosa, a bicicleta ralhou, ralhou e voltou a ralhar comigo porque não saíu ao fim de semana. Pois....Se queres porrada vais tê-la durante a semana, tu e o teu dono. Isso mesmo.
1ª etapa:
4ªs Feiras, dia de desporto no serviço. Saí da Lardosa para apanhar o Pires no cruzamento de Alcains, local escolhido para tomarmos o sempre saboroso café da manhã, no café restaurante "Alcabar", juntamente do meu amigo Zé Manel. Quentinho, saboroso sabe sempre bem. Ala que se faz tarde em direcção a Castelo Branco apanhar o resto do pessoal; Estes mais 5. Belo grupo. Tinalhas era o local escolhido para este dia, onde desta vez o Cicerone era o Tomás Pires. Belos buraquinhos...
Blá blá
Tapada das Figueiras, direita, esquerda, chega - te para lá e aos poucos com saída às 09H00 de Castelo Branco, chegámos com grande apreensão ao olhármos todos para o relógio da torre da igreja de Tinalhas???!!!

Afinal como ficamos???!!! São 8H15´?!, 6H20?! O Tomás, filho da terra, juntamente com a malta, demos aso a brincadeiras claro...Depois desta brincadeira regresso...Enfim, é isto que nos trás por cá, desfrutando e aproveitando os poucos momentos que esta vida nos oferece.
Rabaças, Santa Apolónia e regresso a casa, chegando com 71 Kms no bucho, coisa que a minha burra me pedia. Bela volta. Estas fotos foram as possíveis e de telemóvel, em virtude da máquina ter ficado em casa!!!
2ª etapa:
5ª Feira e como anunciado era dia de visitar colegas de trabalho ali para os lados da Covilhã, adivinhando uma tirada bem dura, pois o Cicerone tinha avisado para nos prepararmos bem!!!
"Trabalho é trabalho, e conhaque é conhaque" Quem inventou isto?!
De Castelo Branco, o Nunes e eu Pinto Infante, como veículo lento, e sem travões. Bela companhia e fazermos a invasão pensava eu da serra da Estrela, quando afinal os trilhos se desenrolaram pelo Canhoso, Pêra Boa. Por aqui há muito cheiro a Zêzêre, aleado a ele paisagens sempre verdejantes, ou não tivessemos nós na encosta.

Aproveitando para andar e rever companheiros de serviço, outros que também vamos vendo nestas andanças, como é o caso do Mota.
Esta 2ª etapa teve a presença dum grupo já muito bem composto, por malta habituada a estas andanças, outros nem tanto mas que mesmo assim pertencem todos à mesma causa, e que tentam sempre que o serviço nos permita confraternizar, que é para isso que lá vamos...
Para quando outra?!
Se calhar agora, e antes de fazermos a ligação Zebreira/Rosmaninhal, tenho que propôr uma destas em Castelo Branco. Vamo ver.
3ª etapa. Que semana...
Domingo o Simões queria ir a Castelo Novo via Lardosa e canal 44. Juntamo-nos em minha casa, café no tal, e vamos lá então. 44 Kms alguns do baú, outros nem por isso, alegria e bora lá.
Um tempo maravilhoso para a coisa.
Ao todo, 5+1=6. Conta certa. Saída 44 do monte das areias, pomar, Atalaia, Póvoa. Castelo Novo era aaaallllllééééémmmm....
Ao passar a ponte do Feijão lá para os lados do Srº Israel, aquele Homem que me disponibilizou o local para o último do ano na versão de 2009, atravessámos a ponte e depois do Zé Luís alertar o pessoal das regueiras, aí vai disto; passo com a roda da frente num charco, e ó égua vira - te e prega com ele no chão...Ai a gaja!!!! Amandei uma valente cambalhota, sem males de maior, mas ainda assim deu para a risota geral da malta...
Não não. Não é o que estão a pensar!!!
Com a égua que fiz, não perdi os sapatos. Estava era preparado para o que desse e viesse.
Fiquei porém com uma dúvida; Os sapatos guardavam o martelo ou o martelo guardava os sapatos?!
Bom, foi uma semana de 3 em 1, com uma kilómetragem a rondar os 200 Kms, à média de 2Litros de água aos 100 Kms, o que até nem acho uma média acima do normal!!!
Esta semana há mais lá para 4ª Feira, talvez Lousa esteja no mapa.
sem travões, calma Benfica que isto vai...
Veículo lento...
Pinto Infante