Agora as pasteleiras:
Chega-se a um ponto que se torna complicado ano após ano descrever a tamanha beleza que invade a pequena aldeia da Lardosa.2018, tinha preparado uma ida que há muito andava cá em mente.
Escalos de Baixo.
Como chegar lá???!!!
Na Lardosa, de véspera lancei o desafio ao Sr.º Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco para estar presente na saída, pois tinha vontade que ele se apercebesse do tamanho e grandeza de gentes oriundas um pouco de todo o país a circular e relembrar memórias(bem haja pela presença); Lousa seria a 1ª paragem; Em tempos já por alí tínhamos efectuado paragem;
A seguir tudo era novo até aos Escalos de Baixo, incluindo os 4 kms em terra batida, descansar, degustar queijos e enchido e desfrutar do bonito espaço que esta aldeia possui .
Um pouco dura, mas tinha que levar a malta visitar terras novas que circundam a Lardosa.
Aqui iniciamos o regresso à Lardosa com nova paragem nos Escalos de Cima, descansar novamente e refrescar os/as confrades com frutas e relembrar através de uma excelente coreografia as lavadeiras, a apanha, o malhar, as danças,os ranchos folclóricos, excelente mostra dos tempos de outrora.
Hora de regresso à capital.
Carrega em cima da foto:
Fotos do Luís Franco, Pinto Infante e Cristóvão
Desta vez, finalmente partilhei o lugar de timoneiro com um dos eternos voluntários destas andanças.
O Luís Franco, Lardosence de gema, colaborou comigo para levarmos a caravana a bom porto; Ora ele, ora eu juntamente com 251 confrades aos poucos tentamos contribuir para que este dia 6 de outubro de 2018, fosse mais uma vez um dia de festa.
A chegada à Lardosa, é para mim, um dos momentos mais altos do dia, pois ao chegar à capital do anfitrião, apesar de quedas que felizmente nada de grave(só cromados esmurrados), ver e sentir a festa em torno das pessoas e da bicicleta, é tão só maravilhoso.
O tradicional almoço é como sempre com o rei, e pela 2ª vez acompanhado de joaquinzinhos fritos.
No final, a entrega de prémios à, e ao mais bem caracterizado, não esteve fácil, pois elas andam mais vaidosas do que eles...
No entanto, parabéns aos vencedores, Madalena e ao Cruz pois espero que 2019 traga novas vestimentas e novas indumentárias.
Como sempre, aqui sim gosto de escrever prosa, e assim agradecer a todos/as presentes que comigo todos os anos abraçam este dia, que só não faço melhor,porque não sou capaz.
Já estou a preparar o ano de 2019, provavelmente com grandes alterações.
Em meu nome, caso alguma coisa não correspondeu às tuas expectativas, desejo-te aquele abraço.
Bem hajam a todos/as.
Agora o pedestre:
Em todos os trajectos que se façam, seja na Lardosa, ou outra terra qualquer, todo o percurso que envolva àgua, é sempre uma mais valia para os participantes.Este ano, o bonito lago da Santa Águeda/Marateca foi palco da nossa companhia ao longo do trilho.
Até lá, houve tempo para brincadeiras com "anhanhas" e crocodilos, túneis e muita risada pelo caminho.
Carrega na foto:fotos Pinto Infante, Cristóvão e Luís Franco.
Outra das novidades deste ano, a sugestão do voluntário Duarte(que brutal ideia), foi um dos carros das vassouras ser um tractor.
Obrigado Duarte, pois quando se tem gente como tu a pensar em grande, as coisas tornam-se mais fáceis.
A equipa dos 3 do costume, num dos últimos reconhecimentos.
Esta a entrada no túnel das "anhanhas".
Na Santa Águeda, aguardavam-nos mais uma equipa de voluntários, para brindar os participantes com um farto pequeno almoço, recheado de boa fruta.
O regresso fez-se por asfalto para não ultrapassar a quilometragem habitual, espaço para o geladinho, e uma rápida visita à "taberna do rossio".
Entrada na feira, zumbada e lá estava novamente o rei na mesa.
Termino este post mais uma vez agradecendo a presença de todos/as, e claro está aos meus amigos e equipa que me acompanha ano após ano:
Cristóvão, Franco, Duarte, Qui Tó, à Bruna, e um agradecimento à nova Junta da Freguesia da Lardosa, pois penso terem proporcionado um excelente fim de semana a quem se deslocou à Lardosa.
À União de Freguesia dos Escalos de Cima e Lousa, União de Freguesias dos Escalos de Baixo e Mata, Gardunha Agro, em meu nome, o meu bem haja pela excelente colaboração no evento das pasteleiras e passeio pedestre.
O maior agradecimento de sempre, claro está que vai para a minha família.
Venha de lá 2019, porque o trabalho já começou.
Aquele de sempre:
Pinto, o Infante
Sem comentários:
Enviar um comentário