domingo, 14 de julho de 2013

...o regresso faz-se a 5 de outubro de 2013...

E
Eis que mais um ano passa, e as saudades já vão sendo algumas.
2013 mais um desafio se aproxima inserido em mais um certame organizado pela Junta de Freguesia da Lardosa.
A VIII edição da Feira do Feijão Frade, este produto da Beira origem da Lardosa, vai mais uma vez ser o rei deste certame.
Com a realização deste certame, cá estamos nós para novos rumos, cumprindo a ideia que propus à organização da feira em 2012.
Gentes bonitas, bem vestidas à epoca, com as suas relíquias que cada vez mais aparecem aprumadas, dia 5 de outubro vão dar cor e beleza a este evento

O ano de 2012, na VOSSA presença lancei o mote:
Como a Lardosa é/foi terra de ferroviários, porque não tentar introduzir o comboio como meio de transporte até à cidade de Castelo Branco, onde as nossas pasteleiras nos irão acompanhar para depois "amontados/as" nelas elaborarmos o regresso???!!!
Desafio aceite por parte da Junta de Freguesia, e esta é a ponta do véu que se levanta a quem queira participar.
É aqui que entra, e comunico a primeira alteração deste evento, em virtude da qualidade que VOCÊS merecem.
O passeio de bicicletas antigas/Pasteleiras vai em 2013 ser limitado a 150 bicicletas(capacidade do comboio). 
Estejam atentos, divulguem pois pormenores irão surgir por aqui, juntamente com toda a informação necessária.
Feira do Feijão Frade, Lardosa dias 4/5/6 de outubro de 2013.
Passeio de bicicletas antigas/Pasteleiras decorre a 5 de outubro.
Para hoje, e se for o teu caso, desejo te umas boas férias.
Aquele de sempre...
Pinto Infante 

terça-feira, 9 de julho de 2013

...Niiim corre befff!!!!...

Já o meu avô materno tinha daquelas saídas!!!
Hoje,  nim corre um bef(nem corre um arzinho!)
Muita gente ansiava pelo calor, por temperaturas altas, que fizessem jus a esta altura do ano.
O Verão que teimava em elaborar a sua aparição, fê-lo de uma maneira que aos poucos as temperatuas que o caraterizam apareceram repentinamente, causando uns quantos sintomas desagradáveis.
Domingo dia 7 de julho foi um desses dias a marcar esta estação do ano, aclamando assim por procura de lugares frescos onde as piscinas e praias façam parte deste dois dias que introduziram nos dias de semana.
O sábado e o domingo.
Quanto a mim, juntamente com a familia, e conciliando a parte desportiva, fui até à piscina do campo de tiro das termas de monfortinho.
Este ano para tristeza minha, não consegui participar no tradicional evento que o Nelson e Fidalgo costumavam organizar anualmente no fim do ano letivo, que consistia ligar a cidade de Castelo Branco/Alcains e no meu caso Lardosa até a esta piscina, para que juntamente com as familias desfrutassemos deste magnifico local quase ao pé de nuestros hermanos.
nem o consegui na vertente A, nem na B.
Bem tentaram mudar os moldes, mas mesmo assim não consegui participar.
Assim sendo, a cama agarrou-me bem, e só pelas 8H22 da manhã me pus à estrada.
A temperatura a esta hora já me fazia pensar se realmente seria boa ideia ligar a Lardosa até Monfortinho.
Decidi encurtar um pouco a volta, deixando o tradicional alto da Lousa/ponte de São Gens, para ser Vale da Torre/Zebras/Orca, apanhando a estrada com ligação a São Miguel de Acha.
Foi a melhor opção. É um circuito mais sombrio evitando a subida de S.Miguel.
Os campos transpiram calor, e uma paisagem tórrida, onde as temperatuas há um mês atráz não se imaginariam desta forma!!!
Liquidos e mais liquidos tive que ingerir para equilibrar o calor com as pesadas pedaladas, que aos poucos me custavam cada vez mais!!!
Em Proença a Velha, dois dedos de conversa com companheiros, na fonte do estado novo, fruto desta altura seca e bem seca, e cada um aos seus destinos pus-me ao caminho.
Medelim, vista magnifica do monte de Monsanto(aquele cabeço a visitar em outubro), e em penha Garcia novo reabastecimento liquido com uma litrada e meia de água bem fresquinha para a temperatura baixar um pouco.
Aproximava-se Monfortinho, faltando as derradeiras retas até esta aldeia, transpirando o horizonte do asfalto umas temperaturas dignas de visões de oásis!!!
Nim beff corria.
O pensamento era já, e só na piscina regalado ao sol na companhia dos meus, e desfrutar de uma amarelinha bem fresquinha.
Desta maneira cheguei bem, cansado pois as temperaturas são algo que me atrapalham, mas compensadora a chegada, pois o resto do domingo foi passado em familia.
Na zona de lazer, niiimm beeff...
Se for o caso, boas férias...
Está na altura em que se pedala pelas 6 da manhã, ou vou entrar numa época de defeso...
Aquele de sempre...
Pinto, o Infante

sexta-feira, 5 de julho de 2013

...identificação desmerecida!!!!...

Numa 5ª feira qualquer como esta que passou, provavelmente o calor mexeu com a minha memória, e com a minha maneira de pensar nesta volta que me apeteceu intitular desta forma.
Com únicamente a companhia da minha bike de btt, que já aclamava várias vezes por mim(já tinha saudades também), os meus companheiros de serviço todos ocupados, resolvi a solo castigar bem cedo a subidita do monte da Gardunha, que tantas vezes nos traz por aqui para servir de algum treino para passeios e provas a que nos opomos.
Pensar em sair cedo pensei, mas só pelas 8H20 da manhã saí de casa.
Ir visitar as antenas era coisa que temia, em virtude das temperaturas esperadas serem bem elevadas, registando mesmo já às 8 da manhã desta 5 ª feira os 30 graus.
Posto isto, tomei o meu café no sitio habitual, e depois segui o meu objetivo.
O meu País como toda o povo sabe e sente, atravessa uma coisa que apelidam por aí, de crise!!!
Vamos ver!!!
Lardosa, Soalheira e a memória e pensamentos assolavam este meu rolar.
Sem querer, neste dia reparava em coisas que nunca tinha reparado. Fontes, monumentos, casas, albergues, colégios, escolas e muita coisa mais existe na Beira Baixa/interior que constituem uma riqueza patrimonial muito bonita.
Mas, o que me fui perguntando, era todos estes espaços foram construidos em tempos longinquos, que nada teem a ver com os dias de hoje.
Da ditadura penso.
Salazar bom ou mau, o homem criou para este País uma ata de coisas que ficaram visiveis e palpáveis nesta nossa Sociedade.
E hoje!?
Hoje, nesta 5ª feira e por coincidência a minha curta volta, esbarrou por muitos destes locais.
Será que o estado novo é isto!!!???
Tudo cai?!
Tudo se bloqueia!?´
Tudo se corta!?
É tudo mau?!

Em subida sem querer, no dia de hoje o pensamento deu para aqui!!!
Pedalada após pedalada nas faldas deste monte, muita coisa pode através de fatos, ou será factos podemos comprovar este meu diálogo!!!
Identidade!?
Qual?!
A Portuguesa!?
Antigamente chamava-se "a Portuguesa" àquilo que hoje se chama o hino Nacional...
Aos poucos vamos ficando cada vez mais bloqueados, perdendo cada vez mais a nossa identidade..

Estado novo, só mesmo a palavra!!!
Da ditadura, aos poucos fomos galgando ao sabor destes Sr.ºs que ora à esquerda ora à direita conduziram "isto" ao que temos!!!
Tapada da Renda, Colégio de São Fiel, oficinas de trabalho da casa de correção, ginásio, colónia balnear dos escuteiros, casa do guarda...
Enfim...

Calor, muito calor me fazia companhia nesta ascensão ao pretendido.
As 10 da manhã iam dando lugar a temperaturas próprias de praias e piscinas, passando a bike para 2º plano. O ar cada vez mais pesado exigia de mim um esforço extra para vislumbrar as antenas.
O pensamento triste desta manhã, provavelmente consequência do "bombardeamento" assustador que os media e estes governos nos trazem, dia a dia, juntando as vistas da ditadura ao estado novo, faziam com que esta minha volta de hoje se tornasse um pouco aborrecida.

Ao chegar ao cruzamento que dá acesso ao Casal da Serra as vistas são mágníficas.
Vislumbra-se o espelho de água da albufeira da Santa Águeda, a transpirar neste dia um calor doido.
Subi pouco mais. Na ala Norte, Castelo Novo, mais uma aldeia, esta felizmente não tem vindo a perder nem identidade nem beleza.
Quanto a mim, a vontade de pedalar também a começava a perder.
Muito calor...
Resolvi inverter o sentido da marcha e regressar ao lar, doce lar...
Outra das construções de outros tempos por estas bandas, e esta sim destaca-se do resto da paisagem. A piscina de São Fiel muito bem recuperada e arranjada pela Junta de Freguesia de Louriçal, que noutros tempos era explorada pelo colégio de São Fiel, é neste momento um dos locais a visitar nesta subida.
A memória, vinha aqueles tempos que a malta se deslocava de bicicleta, e ora sábados, ora domingos enchiamos este refrescante espaço, e também o do lado com umas valentes biqueiradas entre solteiros e casados, no campo de futebol deste espaço.
Era em outros tempos mais um icone de identificação da Beira.
39 anos depois da queda da ditadura, e com o tal estado novo, a democracia absorve-se, diría mesmo sente-se.
Caem casas, edificios públicos, escolas, privam-nos dos nossos direitos, bloqueiam- nos os vencimentos, os subsídios, a identidade Portuguesa vai-se perdendo, impostos aumentam, o que mais iremos ver por aí???!!!
Qualquer dia, se não está já, até o nº de bilhete de identidade nos bloqueiam, e alegam  que somos da "TRÓIKA", e teremos que escolher outro!!!
Fatos: Algarve = Allgarve!!!???
O que será que nos reservam os dias próximos!?
Nesta volta de 37 kms, dei como a única coisa positiva, sem perder identidade, o meu baú, que aqui bem perto ficou mais recheado com uns trilhos para mim novos.
Numa volta triste, pequena, com muito calor, regressei a casa pensativo na vida do País, pois além do património e identidade do nosso povo estar a cair, alguns ainda abandonam o barco sem chegar ao cais...
Ufff que post este!!!!
Pinto Infante

segunda-feira, 24 de junho de 2013

...manter a chama acesa...

 
Mais um ano, mais uma viagem, mais um dia bem passado, mais um grupo de colegas de profissão cumprimos a anual viagem até Fátima, entenda-se N/Sr.ª de Fátima para pura e simplesmente A vermos.
Em dia de entrada de nova estação do ano, felizmente só mesmo o nome mudou, porque o calor e ainda bem não apareceu.
Desde 2008 que tenho conseguido ir até lá, na companhia de malta amiga, que partilham comigo esta aventura.
De ano para ano, temos por motivos de serviço introduzido algumas alterações no efetivo da malta. Caso de 2013, prendeu-se com a substituição de condutor na nossa "camineta". O Cruz esteve à altura do Antunes.
Como tem havido vaga para a ocupação completa da "camineta", o Miguel fez-nos companhia.
Algo apreensivos com o tempo, o dia 21 de junho chegou. 8 a pedalar(7 repetentes), e um condutor novo.
O Pinto, o Araújo, o Pires, o Nunes, o Simões, o Marques, o Franco e o Miguel.
O andamento foi pautado por 3 pedaleiras diferentes, entre "levezinhos" os assim assim, e os "kotas", sendo comun o único objetivo.
Chegar a Fátima.
O percurso escolhido para este ano, sofreu algumas alterações, que todos consideramos positivas, com exceção da ligação de Ferreira do Zêzêre/Casais/Pedreira até Carregueiros.
A sugestão foi simpática de um colega que já  tinha feito o percurso a pé, mas para nós foi satírico. Na aldeia de Pedreira foi necessário trepar na verdadeira ascensão da palavra, paredes com 22% de inclinação.
Esta inclinação, viria a pagá-la uns kms mais à frente
Perto de Carregueiros, um piso horrivel, em que já andei de btt em melhores pisos!!!
..."quem se mete em atalhos, mete-se em trabalhos"!!!
Outra das adversidades ao longo de todo o percurso, foi o chato vento que nos fez sempre companhia na via lateral, sendo notório a sua agressividade na parte final.
Até a barraca abanava, ao aproximarmo-nos de Ourém!!!
Posto isto, continuámos a viagem e Ourém traria nova alteração, esta sim de registar...

Ao virarmos numa terra de seu nome Atouguia, logo a seguir a Ourém a fatura das tais paredes, vinham ao de cima como nunca...Umas dores horriveis no joelho direito invadiam algo a que me oponho todos os anos!!!
Pensava na "camineta"
Desabafei com os meus colegas; Isto está feio!!!
Foi então que o Marques, sabendo que levava bidons com gelo, me aconelhou e bem a deitar água gelada pelo joelho abaixo.
Aliviava de quando em vez!!!
Boa alternativa esta, porque a subida até ao altar sagrado, é de forma progressiva, permitindo não castigar muito o joelho.

Gelo, gelo e mais gelo, fez com que concretizasse mais uma das minhas, nossas missões anuais.
Com estas alterações, a quilometragem em realção aos anos transatos manteve-se nos 147 kms.
Neste domingo 23 de junho, pela 1ª vez, deixei de participar num evento btt depois de me ter inscrito e regularizado, em consequência das mazelas do joelho...
Mais um ano, mais uma velinha acesa, num lugar que acredite-se ou não, transmite uma paz de espirito algo de agradável...
Aos repetentes, aos novatos, bem haja por colaborarem nesta missão anual...
2014, vamos lá?!
Agradecimentos à Associação da Carapalha pela sempre agradavel cedência da "camineta"
Manteve-se a chama acesa...
Pinto Infante

segunda-feira, 17 de junho de 2013

...antes das férias, sff botem óleo...


Tudo começa a mexer.
Data, stands, exposições...
O circo começa...
Pinto Infante

sexta-feira, 14 de junho de 2013

...a auesência em prol da causa...

Nem sei, nem me lembro quem iniciou esta "promessa" da malta que gosta de andar de bicicleta, ano após ano, e em jeito de promessa, pedalar até N/Sr.ª de Fátima num só dia.
A fé é a que cada um tem, mas certo é que a malta vai lendo ou sabendo que cada vez existem mais grupos a fazer este trajeto, para depois com um sentimento agradável se acender uma velinha "vergados" à devoção.
No meu caso, vou porque me sinto bem visitar aquele emblemático espaço, e confesso gosto de ver e conversar um pouco com a N/Sr.ª.
Posto isto, a minha companheira de suspensão tem dado lugar à outra. Como sabem os três digitos fazem parte desta tirada, e sendo assim uma vez por semana tem sido o treino e preparação.
Estes 4 bravos, são metade daqueles que iniciaram hà uns anos a ligação de Castelo Branco até Fátima, e claro está, repetentes para 2013 dia 21 deste mês.
2013 a nossa ida, vai coincidir com a Nacional peregrinação militar a Fátima, de modo que vamos provavelmente encontrar(faço votos que sim) muita malta de profissão pelo caminho, ou lá.

O Zé Luis nesta 5 feira fez-nos companhia, numa tirada que culminou em 146 kms.
Tinhamos combinado o encontro no alto da Lousa para partirmos até Termas de Monfortinho.
O percurso estendeu-se por S.Gens/São Miguel de Acha/Proença a Velha/Medelim/Monsanto/Penha Garcia/Monfortinho e Termas, com regresso por Zebreira/Ladoeiro/Monheca/Escalos de Baixo/os de Cima alto da Lousa e Lardosa.
Um excelente treino para o dia 21, com uma estafa no corpo QB.
Assim, deixo um pequeno relato do que se anda a passar no foro biciclistico das voltas do Pinto Infante...
Aproveito este post de hoje, para endereçar umas  palavras GRANDES a dois amigos e companheiros destas andanças.
Agarrem-se à vida sff amigos Carlos Sales e António Cabaço
Um grande abraço
Aquele de sempre...
Pinto, o Infante

quarta-feira, 29 de maio de 2013

...por escalas abaixo...

Olá a todos/as
Os Escalos de Baixo através da sua associação Escalas abaixo, promoveu pelo 3º ano consecutivo o passeio btt anual.
Quanto a mim, participei nas duas ultimas duas edições.
É um passeio simpático, rodeado de gentes humildes, e com a alegria, brindam os convivas participantes com um dia/manhã bem passado naquilo que pelo menos eu, gosto.
Com os tempos que correm, esta associação conta todos os anos, pelo menos nas que fui, com um pelotão muito bem composto.
Com algum atraso, saí da Lardosa para os Escalos de Baixo. Cheguei ao local de concentração, o costume. Levantar dorsal, cumprimentos da malta conhecida, preparar, carregar o corpinho de protetor, porque se esperava aquele sol manhoso que requer alguma atenção extra na pele.
A tática de ataque, logo foi combinada entre mim e o  Rui do Amieiro.
O Olegário e o Anibal nos calcanhares viriam com uma baixa de equipa para este passeio. O colega Gini por razões que desconheço marcou uma faltinha, que vai querer falar com colegas e irem repetir com certeza, ou não fossem eles amantes desta 2ª parte do bonito passeio.

O Luis Reis, timoneiro do staff, dava as habituais palavras dos passeios; atenção aqui, ou ali..enfim o costume...
A saída deste ano foi mais ou menos pelo mesmo local de 2012. Um terreno irregular, que provocou algumas quedas lá na frente(as melhoras ao Miguel, que teve mesmo que receber tratamento hospitalar).
Quanto a mim e ao meu companheiro deste dia, calmamente e ao nosso ritmo lá nos iamos revesando.
Fotos de Filipe Ferroa:
Ao longo de alguns kms, o trilho orientava-se em direção à estação de Alcains. Bonito diria.
Cruzámos asfalto por duas vezes, elaborando a passagem em direção ao abastecimento por alguns trilhos conhecidos, e em sentido inverso de 2012. Belo.
Numa disposição algo desagradável(pequeno almoço tardio e com leite à mistura), cheguei ao abastecimento sem vontade nenhuma de engolir fosse o que fosse!!!
Um amigalhaço de profissão insistiu que provasse os ricos e apetitosos assados que saltavam da grelha.
UUUiii. Havia de tudo um pouco.
Couriça, entremeada, febras...
Não me lembro de passar num abastecimento sem comer!!!
Trazia comigo a fatura bem cara do leite da manhã....
Tempo foi de agarrar numa banana e continuar os 52 kms a que me opus...
Foto gentilmente cedida por Rui Pires:

Os meus sinceros parabéns a toda a organização, pela fabulosa 2ª parte deste passeio.
Lindo, muito bom, muito trabalho de mão de obra, compensados pela opinião geral, foi deveras muito bom.
Circular em trilhos novos, uns muitos metros de singles em que alguns "à lá man", colmataram num final de passeio muito agradável.
Restavam 15 kms para o fim deste passeio, quando o Sr.º Presidente da associação Escalar, esperava a malta com um porta bagagens de carro, carregado de bolos, e suco de cevada...
..."malta comam aqui qualquer coisa"...
..."querem uma MINE?!"...
Nesta fase do passeio, finalmente a minha má disposição começava a dissipar-se. Comi  então um bolinho de mel que me assentou muito bem, sendo que o Presidente e o Rui continuavam a insitir em beber uma MINE.
Enervadíssimo, "fiz-lhes" a vontade e companhia...
Ora se a avózinha tá paga, a talega também....
Dali até ao fim, foi em ritmo bom, o sol cada vez mais ia aquecendo, e com alguma pressa a "meta" dentro dos Escalos de Baixo culminava com os 52 kms de passeio.
Uma 2ª parte desconhecida para mim, e que gostei mesmo muito de desfrutar dos lindos trilhos escolhidos pela organização.
Dados oficiais:
95 bttistas;
2 abastecimentos
52 kms de distância
Acumulado não sei
Meu tempo, nem me interessa
Comecei e cheguei bem, isso é que me interessa.
Quanto à organização, parabéns pela excelente escolha dos trilhos.
Da Lardosa...
...tira as mãos do travão....a subir claro...
Pinto, o Infante