segunda-feira, 13 de maio de 2013

...atualização GPS LARDOSA, Rota dos Lagartos...

Enquanto dás uma leitura a este post que antecede mais uma organização,
as voltas do Pinto Infante
sugiro que carregues no play, e vai ouvindo uma das minhas músicas preferidas, e que introduzo como mote nas minhas organizações na companhia de quem visita a Lardosa.
ALEGRIA, PRAZER E QUALIDADE 

Assim, vamos aos poucos chegando a mais um passeio de btt, orientado por GPS.
As informações oficiais estão todas prontas, para partilhar com VOCÊS este dia 19 de maio.
Como disse num dos posts anteriores, havia uma pedra existente no meu sapato, e que achei por bem vasculhar no meu baú, uma alternativa.
Nem de propósito. Com esta alteração, penso que ficámos a ganhar. Como a ligação vai passar por um particular(a D.ª Luisa), consegui fazer a junção através de todo o trilho nos seus pertences, sendo que iremos andar 12 metros(quem quiser)com ela à mão.
Saí de manhã cedo da Lardosa, direto às faldas da Gardunha, onde se encontrava esta pedra. Pelo caminho, resolvi passar por alguns pontos mais criticos ainda com água, não sendo meu interesse fazer a malta molhar os pés.
Magnifico.
Ao longo de todo o percurso, vamos encontrar água nas baixas, não havendo motivo para preocupações. A pouca existente serve para a malta se refrescar com salpicos nas pernas, e quanto às pontes antigas,´esta água serve para que seja observado o caudal das ribeiras e riachos.
A humidade tem sido trunfo de beleza, para que  domingo o pelotão que vai fazer parte do gps.



Com a chegada ao local, e tudo resolvido, continuei a subir e desfrutar das magnificas paisagens que vamos encontrar.
VOCÊS vão poder testemunhar a verdade destas minhas palavras. Lá bem do alto, a paz que reina por ali, é tão só, brutal...
Orientem-se...
 
No entanto, e ilustrando pelas fotos aqui disponibilizadas, sossego os participantes que dentro dos terrenos particulares(estas fotos) os donos destes cães teem-nos presos, e com um simples assobio ficam apesar do porte, amistosos.
Numas das duas aldeias históricas de passagem, o rico património é absorvido pelos moradores, muitos deles só regressam a estas casas aos fins de semana.
Como na I e II edição da "Rota dos lagartos orientação GPS", o objetivo tem sido de envolver trilhos novos, como também se possivel a promoção gratuita do nosso Interior.

Quanto a mim, posso adiantar que alguns trilhos novos consegui carregar para o baú, e que admito nunca, mas nunca tinha circulado em alguns deles.
2013, a orientação GPS "rota dos lagartos" pela 1ª vez aposto um pouco mais no prolongamento do percurso, mas ainda assim, a partir do km 38 é um passeio que fica ao alcance de todos/as aqueles que gostem de desfrutar da Natureza, bicicleta e se forem como eu, amantes da foto(a minha digital), e do bonito património que o interior e a Beira Baixa Possui.
Não se trata só do bonito património, mas como de tudo aquilo que somos, vemos e por aí vamos observando...
Kms 42 +-
4º ponto de abastecimento liquido.
Numa aldeia que introduzi no circuito esbarrei com esta placa caricata!!!
5ª feira encerram as inscrições
sem travões....a subir claro...
Aquele de sempre...
Pinto, o Infante

quinta-feira, 9 de maio de 2013

...PERFIL PARA DIA 19 DE MAIO...

Para mais informações, deixo o perfil do passeio btt de dia 19 de maio.
Até já
Pinto Infante

terça-feira, 7 de maio de 2013

...na senda dos lagartos, e baú enriquecido...

Elaborar a III edição da "rota dos lagartos" versão 2013 tem sido para mim, a organização que mais luta me tem dado, em virtude deste ano introduzir alguns kms em trilhos particulares, e acreditem ou não, da parte de alguns donos tenho recebido algumas negas/tampas/reticências, à nossa passagem.
Tudo compreendo...
Quando penso que está tudo ao melhor nivel, neste momento tenho uma pedra no sapato por causa de 70 metros numa horta.

A dona que cola com este terreno não ofereceu qualquer problema, sendo de extrema humildade em deixar a malta passar nos seus pertences, mas o outro!!!!
Depois deste dia 6 de maio aproximar-me dele, e após longa conversa, o homem confessou que tem receio dos transeuntes que por ali passam(amigos do alheio), e com isso, o receio!!!
Outro dos entraves dos donos, teem sido as fitas que vão ficando nas suas àrvores de fruto(motivo dos subsídios), e passeios de motos..
Este ano a coisa não tem sido fácil!!!

Por mais que lhe tentasse explicar, a nega continuou....
Em consequência disso, leva-me a alterar este circuito de 60/70 metros num single que se calhar ficamos a ganhar, mas era alí...
Vamos sair da Lardosa com os seguintes dados oficiais:
60 Kms;
1173,29 metros de acumulado;
Abastecimento sólido aos 28 kms;
Das três edições dos lagartos em GPS, sem dúvida é o passeio mais duro de roer;
Paredes 2(uma de 28metros, e a outra de 145metros);
Fontes para abastecerem de água - 5;
Aldeias históricas - 2;
Terras a passar - 7;
Cancelas iguais às da II edição - 5;
Ou seja:
PÁRA/DESAMONTA-TE/ABRE/PASSA/FECHA/AMONTA-TE:
Agradecido pela colaboração.

Adianto que nesta edição da "rota dos lagartos", vamos percorrer e circular em locais e trilhos, onde as minhas rodas nunca, e repito nunca tinham circulado.
Assim sendo, o baú ficou mais rico.
A juntar a isto, a Natureza tem contribuido para colorir esta volta dos lagartos, da maneira que só VOCÊS o poderão testemunhar e desmentir.

Deixo mais um pequeno filme que ilustra na 1ª parte um trilho virgem, e na 2ª parte um dos trilhos a partir do km 40, que considero parte rápida do trilho, com uma riqueza paisagistica muito bonita, onde é possivel ver e absorver o espirito dos menos jovens que tratam a lavoura.
Como vem sendo hábito, tento defender e honrar a Beira Baixa, introduzindo o trilho por dentro de todo o património possivel de visitar, em cima da bicicleta.
Verdadeiros postais que vão encontrar, que em minha opinião são duma beleza ímpar..
Orientem-se
Quelhas, singles, estradões, património...
Km 38. A penúltima fonte, pode observar-se algo insólito...
Esta, ninguém a rouba!!!
Divirtam-se...
Km 20, não sou o dono, mas gostava...
Vão existir algumas placas de sinalização nestes terrenos, onde VOS peço a colaboração.
As cancelas e portadas fechadas, são para abrir, e depois fechar.
Apesar de autorização, o prometido é devido..


É mais ou menos com este mote que vamos arrancar para mais uma edição da "rota dos lagartos" orientação por GPS.
Orientem-se até à Lardosa, a moldura humana está muito bem composta(GRAÇAS A VOCÊS), 5ª feira dia 16 de maio encerro as inscrições, ou antes caso se tenha atingido o limite de 80 inscritos.
...tirem as mão do travão, apareçam porque vai valer a pena....
Aquele de sempre...
Pinto, o Infante

sexta-feira, 3 de maio de 2013

...uma das cerejas do GPS 2013, em terrenos particulares...

Olá a todos/as:
a praticamente 15 dias do passeio btt "rota dos lagartos" orientação por GPS, venho levantar mais uma pontinha do véu naquilo que estou a preparar para VOS receber.
É um pequeno excerto dum filme que estou a fazer, e que considero uma das cerejas deste ano 2013.
Ao longo do percurso vamos encontrar paisagens muito bonitas, esta particularmente em terrenos particular, ao km 52 sencivelmente.

Desejo a todos um bom fim de semana e estejam atentos a mais fotos/filmes e informação que considero útil.
Adianto para já, que vamos ter uma surpresa, gentilmente oferecida pela Junta de Freguesia da Lardosa.
Um prémio participação, para a equipa mais numerosa.
Até já, sem travões...
Será que esgotamos as inscrições!?

Eis o local escolhido para a concentração deste ano, e serve também de local onde irá ser servido o almoço.
Pinto Infante

quarta-feira, 24 de abril de 2013

algumas fotos GPS 2013

Olá a todos/as.
Rota dos lagartos, passeio btt orientado por GPS 2013 começa a desenhar-se mais uma vez e pela III edição duma forma muito bonita, graças a todos VOCÊS que comigo abraçam este meu projeto.
Como vem sendo hábito a VOSSA informação é para mim gratificante rebebê-la através dos Emails recebidos e comentários aqui transmitidos.
Como sabem, o GPS tem como único objetivo promover os cantinhos magníficos que por aqui vou arranjando, como também ser um passeio de bicicleta em equipa ou individual, promovendo a confraternização entre os participantes, destacando a velha máxima;
..."se saem 5, teem que chegar os 5"...
Ou seja, um por todos, todos por um;

A organização a cargo da manchete deste meu cantinho, tem trazido à Lardosa, rapaziada um pouco de todos os lados, sendo que nas edições anteriores, todos os participantes teem manifestado vontade de voltar ao GPS, mais concretamente à "rota dos lagartos".
O trabalho de pesquisa, ver buracos, bredas e estradões tem constituido para mim, motivo de satisfação brindando a malta com uma qualidade de kms e trilhos, que penso ser agradável.
2013 aí está, e estou a tentar fazer com as novas coordenadas que VOS vou apresentar sirvam para manter a fasquia na mesma, e se possivel ainda com mais qualidade.
Qualidade, tem sido o pronuncio que me leva a organizar este, ou outro evento.
Receber bem e com simpatia a malta que visita a Lardosa, faz com que GPS 2013 este ano vá ao encontro do vasto e muito bonito património que a Beira Baixa possui.
Não é só aos trilhos que me refiro, refiro-me também à passagem este ano em aldeias históricas, calçadas romanas, pontes, ribeiras, que por razões óbvias não vou aqui divulgar o nome, deixando para VOCÊS testemunharem dia 19 de maio.
Ligações em terrenos particulares, em que no momento ou dias de pesquisa, torna-se gratificante poder partilhar de breves momentos com o dia a dia de HOMENS e MULHERES que bem à sua maneira tratam da sua lavoura, hortinhas ou animais.
Acreditem que muita das vezes a alegria se vê estampada no olhar destas gentes, em poderem conversar com um "vagabundo" que apareceu sabe-se lá de onde!!!
E porque não beber um copito de quando em vez...

Eu sei de onde venho, e para o que vou. Donos do seu espacinho ou quintalinho, dois dedos de conversa e a autorização vem logo a seguir, a qual agradeço para depois e dias mais tarde, este ano dia 19 de maio, os partilhar com quem participa.
2013, vamos como sempre, passar em alguns.
Uma palavrinha de apreço aos já inscritos.
Outra aos que hão-de vir.
Apareçam, porque são todos/as bem vindos à rota dos lagartos em GPS.
A conversa e escrita já vai longa, mais para hoje não digo...
Estejam atentos aqui no blog ou no Email, pois a promoção e divulgação deste evento vai sendo assim... 
 Para acabar o post de hoje, desejo a todos um bom feriado de 25 de abril.
Liberdade, sem travões....
Apareçam no GPS 2013
Informações e inscrições através do email:
asvoltasdopintoinfante@hotmail.com
Aquele se sempre, neste dia com a liberdade do costume
Pinto, o Infante

Passeio btt, rota dos lagartos orientação GPS

19 de maio está a chegar, e com este dia mais um evento com a assinatura:
as voltas do Pinto Infante
Estejam atentos a mais informações no meu cantinho,  ou  aqui
Em equipa ou individual, atreve-te e orienta-te neste passeio onde o convivio, confraternização e prazer andar de bike orientado ou não, são o mote.
Informações e inscrições, através do Email:
asvoltasdopintoinfante@hotmail.com
 Até logo com mais postais de passagem.
GPS Lardosa
Pinto Infante

sábado, 20 de abril de 2013

...Tugas em território Wamba...

A batalha deu-se um destes dias, por um circuito que nunca tinha feito, onde a rapaziada de Castelo Branco volta e meia me metia inveja nesta invasão de território, de btt ou de asfáltica.
Como 5ªs feiras o desporto a nível profissional vamos conseguindo conciliar com o serviço, propus ao Tomás, Simões e Nelson uma ida até estas bandas da Beira.
 photo 1358935005117_zps10382b10.jpg
Uma volta algo dura QB.
Até ao Perdigão a coisa faz-se, mas depois é que foram elas!!!
Nunca tinha circulado nem passado em Vilas Ruivas; Sugeri que me dessem a conhecer esta aldeia.
O Simões bem me avisou que as paredes se fazem sem as mãos no travão, mas longe de imaginar a dura realidade da inclinação e longevidade.
Valeu a pena, porque como nunca por aqui tinha pedalado, andado ou passado, a paisagem justificou e de que maneira esta invasão e sacrifício.
Ao chegar ao alto, fomos então visitar o Castelo que absorve uma calma e paz através das vistas, onde até é possivel observar os grifos pelas costas...
 photo 1358935004622_zps86bf7191.jpg
Uma tranquilidade muito elegante onde dá para vislumbrar as famosas Portas de Rodão, e o Tejo a serpentear os vales circundantes que de pouco em pouco o mar recebe.
Umas vistas lindas, e que agora também eu posso dizer que já estive no Wamba.
Poder observar os grifos, animais de enorme envergadura de asas, com uma elegância brutal navegando nos céus desta zona, foi para mim um momento muito bonito...
De asfáltica é certo. Mas para mim o que interessou foi poder sentir as lindas paisagens que se obteve e conseguem daqui.
Muito Bonito mesmo.
 photo 1358935005530_zpsaf6dda77.jpg
Ródão, a terra do Pequito é logo à descida, e para acabarmos mais uma volta de 5ªfeira desportiva, fomos a uma padaria de Vila Velha de Rodão fazer um abastecimento com bela bola de Berlin acompanhada dum abatanado.
xxxiiiii que grande asneira!!!!
Então e a subida para a capital da Beira Baixa!!!???
Com o credo na boca, uma bola de Berlin a colar ao umbigo, o Coxerro era bem longe....
UUUIIIII a Serrasqueira!!!
Finalmente Castelo Branco aparecia no horizonte.
Até que enfim...
Pronto, mais uma, no meio de tantas outras, mas esta a vou recordar, pois realmente é uma zona digna de ser visitada...
Aquele de sempre...sem travões...a subir claro...
Pinto, o Infante