quarta-feira, 24 de abril de 2013

Passeio btt, rota dos lagartos orientação GPS

19 de maio está a chegar, e com este dia mais um evento com a assinatura:
as voltas do Pinto Infante
Estejam atentos a mais informações no meu cantinho,  ou  aqui
Em equipa ou individual, atreve-te e orienta-te neste passeio onde o convivio, confraternização e prazer andar de bike orientado ou não, são o mote.
Informações e inscrições, através do Email:
asvoltasdopintoinfante@hotmail.com
 Até logo com mais postais de passagem.
GPS Lardosa
Pinto Infante

sábado, 20 de abril de 2013

...Tugas em território Wamba...

A batalha deu-se um destes dias, por um circuito que nunca tinha feito, onde a rapaziada de Castelo Branco volta e meia me metia inveja nesta invasão de território, de btt ou de asfáltica.
Como 5ªs feiras o desporto a nível profissional vamos conseguindo conciliar com o serviço, propus ao Tomás, Simões e Nelson uma ida até estas bandas da Beira.
 photo 1358935005117_zps10382b10.jpg
Uma volta algo dura QB.
Até ao Perdigão a coisa faz-se, mas depois é que foram elas!!!
Nunca tinha circulado nem passado em Vilas Ruivas; Sugeri que me dessem a conhecer esta aldeia.
O Simões bem me avisou que as paredes se fazem sem as mãos no travão, mas longe de imaginar a dura realidade da inclinação e longevidade.
Valeu a pena, porque como nunca por aqui tinha pedalado, andado ou passado, a paisagem justificou e de que maneira esta invasão e sacrifício.
Ao chegar ao alto, fomos então visitar o Castelo que absorve uma calma e paz através das vistas, onde até é possivel observar os grifos pelas costas...
 photo 1358935004622_zps86bf7191.jpg
Uma tranquilidade muito elegante onde dá para vislumbrar as famosas Portas de Rodão, e o Tejo a serpentear os vales circundantes que de pouco em pouco o mar recebe.
Umas vistas lindas, e que agora também eu posso dizer que já estive no Wamba.
Poder observar os grifos, animais de enorme envergadura de asas, com uma elegância brutal navegando nos céus desta zona, foi para mim um momento muito bonito...
De asfáltica é certo. Mas para mim o que interessou foi poder sentir as lindas paisagens que se obteve e conseguem daqui.
Muito Bonito mesmo.
 photo 1358935005530_zpsaf6dda77.jpg
Ródão, a terra do Pequito é logo à descida, e para acabarmos mais uma volta de 5ªfeira desportiva, fomos a uma padaria de Vila Velha de Rodão fazer um abastecimento com bela bola de Berlin acompanhada dum abatanado.
xxxiiiii que grande asneira!!!!
Então e a subida para a capital da Beira Baixa!!!???
Com o credo na boca, uma bola de Berlin a colar ao umbigo, o Coxerro era bem longe....
UUUIIIII a Serrasqueira!!!
Finalmente Castelo Branco aparecia no horizonte.
Até que enfim...
Pronto, mais uma, no meio de tantas outras, mas esta a vou recordar, pois realmente é uma zona digna de ser visitada...
Aquele de sempre...sem travões...a subir claro...
Pinto, o Infante

segunda-feira, 15 de abril de 2013

...duatlo no fim de semana 13X14 de abril...

Num misto de ora vira para a esquerda, ora vira para a direita, tudo andou um pouco de pernas para o ar neste fim de semana.
Como tinha recebido a notícia que domingo 14 de abril na minha terra Natal, Alcains, havia um passeio de princesinhas, entenda-se motorizadas antigas, domingo não era dia de bike.
Era dia de passeata..
Assim sendo, o monte sussurava-me ao ouvido para sábado 13.
Subi pela direita, pelo estradão que conduz às antenas castigando um pouco o corpo para as subidas, e algo aconteceu de errado. Não é que seja novo os azares neste ano de 2013, mas os azares(bem entendido deste ano) tem-me aborrecido um pouco.
2 furos no mesmo pneu(tubless), rasgão e deita-o fora.
13 de abril, nesta subida do lado direito, uma mudança rápida de velocidade,  o elo mais fraco da corrente, partiu(e vai um!!!).
Neste dia que coloquei o velho casco, relembrei os velhos tempos com ele na cabeça, e ao chegar ao cruzamento que faz a ligação ao Casal da Serra decidi virar nesse sentido.
Ao descer cheguei com naturalidade à fonte no interior desta aldeia. Como no cruzamento atrás não me apeteceu subir até às antenas, da mesma maneira não me apeteceu descer por asfalto até Louriçal do Campo.
Ora vira para a esquerda, ora vira para a direita, a coisa ia dar ao mesmo.
À Lardosa. Mas asfalto não apetecia.
Virei no mesmo sentido.
Erro. Castigo por não querer asfalto!!!
Erro porque outro elo mais fraco voltou a partir.
Irra!!!
2013, um pneu novo para o lixo, agora mais uma corrente para o lixo!!!
Numa manhã que me apeteceu subir pelo lado direito e descer pelo esquerdo, 2 vezes parti a corrente da minha bike!!!
De pernas para o ar tive que colocar a miha montada, e por duas vezes aproveitei para fotografar a excelente vista sobre a barragem de Santa Águeda, vislumbrando a Lardosa lá bem do alto...
Neste sábado também foi daquelas voltas, que cheguei à conclusão, se subirmos pela direita e descermos pela esquerda, ou vice versa, quando se está em dia não, tanto faz como se fez!!!!
2013, tem sido um ano aborrecido de avarias na minha bike...
Bem, mas esta foi a 1ª parte do duatlo deste fim de semana.
A 2ª, prendeu-se com uma incursão à minha terra Natal, na companhia da minha outra metade, e da minha branquinha.
A minha EFS de 1968.
O David da Casa do Povo de Alcains, juntamente com o Manel das motas puxaram as rédeas da coisa, e toca a juntar uma rapaziada que gosta disto.
Juntamente com a minha outra metade, o meu amigo Zé Luis fomos da Lardosa até Alcains.
À chegada, uma excelente moldura, onde também se encontrava o meu amigo Nelson, Hélder, Zé Manel e muitos outros para desfrutarmos do cheiro a fumo das nossas velhinhas, onde todos "cagões" as passeámos por aí.
Uuuuíii...
Esta malta não brincou em serviço.
Se no outro fim de semana estivemos presentes na benção dos capacetes no dia  Nacional do motard na cidade de Castelo Branco, o David e Manel solicitaram a presença do padre Rui, o qual não renunciou na benção das princesinhas e respetivos cascos..

Muitos parabéns.
Depois deste pequeno grande gesto, demos início ao passeio, visitando as aldeias, vilas vizinhas de Alcains, e mais a cidade de Castelo Branco.
Boa companhia, uma boa moldura, e terminando curiosamente com o almoço no local onde eu e a minha outra metade demos a NOSSA boda....
O barracão dos Joões, na Santa Apolónia...
sem travões, como sempre a subir....
Pinto Infante

segunda-feira, 8 de abril de 2013

...por aí, com muita coisa virgem para o baú...


Pequeno filme panorâmico de passagem da III edição "rota dos lagartos"
Se formos por partes, começamos aos poucos a sentir os raiozitos de sol que vão de vez em quando dando o ar da sua graça, e ainda bem.
2013 tem chovido mesmo muito, brindando a malta que gosta de andar de bike e não com tchabocos com fartura.
Esta 6ª feira passada com uma folguinha de serviço, pisquei o olho a todos os sites de metereologia ver se ia desfrutar deste belo prazer. Assim aconteceu.
Como se aproximam aventuras e desafios pessoais, em ascenção fui até ao monte.
O monte da Gardunha que possui cantos e recantos dignos de serem explorados e que por muito km que faça por ali, existe sempre um virgem que carrego para o baú.
A III edição da "rota dos lagartos" orientados por GPS aproxima-se, e como vem sendo hábito tento brindar quem comigo abraça este evento trilhos e bredas com a minha assinatura.
Curiosamente nesta 6ªfeira, ensaiando umas boas dezenas de kms, percorri onde nunca havia percorrido, e claro dia 19 de maio a rapaziada lá passará também.
Com tamanha quantidade de água que se tem abatido, no decorrer dos trilhos fiquei surpreendido, pois mesmo assim até se circula sem grandes lamas, tchabocos ou mesmo lapacheiros...
Num misto de solo arenoso à saída da Lardosa, no monte misturei um pouco de xisto na ascensão.
Belo passeio decorria nesta manhã, onde a chuva dava lugar a um sol radiante que me incentivava a desfrutar dos lindos trilhos que por aqui há.
Ao passar uma povoação tive a surpresa do dia!!!
Consequência da água, as ribeiras têm uma levada de água que ultrapassam os limites, obrigando-me esta mesmo a fazer inversão de marcha!
Nem tudo foi mau.
Acabei por percorrer trilhos alternativos castigados da chuva, com coloridos de cores muito bonitos.
A beleza com estes sussessivos contrastes chuvaXsol dá um resultado magnífico colocando nos campos agricolas paisagens onde toda a agricultura vai ficando atrasada, dando aso a que em maio todo o seu esplendor esteja no ponto alto.
Com a minha caneta a registar momentos e espaços "mágicos" cheguei a locais em que se conseguia vislumbrar toda a zona da Lardosa, aldeias históricas, e a bonita albufeira da Santa Águeda, que só Deus sabe porque teima em não encher...
Arriscava novos buracos para o baú. E que baú!?
Apareçam dia 19 de maio, com os lagartos na rua, e GPS na bicicleta, para testemunhar a veracidade destas minhas fotos e palavras.
Com muita breda particular à mistura, tive a felicidade de me encontrar com os seus donos, que surpreendidos de me verem andar por ali de bike, sózinho, ainda levei uma rodada de "maluco", mas humildemente me deram autorização para efetuarmos as travessias e ligações que VOS vou propor para dia 19 de maio.
Orientem-se, apareçam, e não esqueçam o limite de inscrições.
80 Bikes.
Aquele de sempre, sem as mãos no travão, a subir claro...
Dá um salto aqui e comenta:
Pinto, o Infante

quarta-feira, 3 de abril de 2013

...um toque de lagarto 2013...

Enquanto o abril, águas mil continua, deixo mais um pequeno filme para embelezar o dia 19 de maio.

Estejam atentos a mais pormenores, com ou sem água...
as inscrições, já ultrapassam a vintena, regularizadas.
Bem hajam

Uma primeira abordagem do perfil pretendido.
Dados oficiais:
Saída da Lardosa com 400m altitude;
Altitude máxima 822m;
Acumulado estou a tratar disso;
Orientem-se
Pinto Infante

terça-feira, 26 de março de 2013

...lua cheia trovejada, 30 dias molhada...

Pois bem!!!
É um velho ditado que com os anos a passar vai caindo no esquecimento, mas neste ano de 2013 faz jus na sua verdadeira ascenção.
Água, água e mais água!!!
E o abril ainda não chegou, porque se esse velho ditado vem ao de cima(abril águas mil!!!) bem até os cães bebem água de pé!!!
Bem, aos poucos aproxima-se o Geo dos lagartos, e as ligações a meu gosto vão tomando forma.

Nestes ultimos dias tenho aproveitado as minhas férias, e  os poucos mas bons dias de sol, para ir enchendo o meu baú, de trilhos, bredas e também rotas de aldeias históricas que quero introduzir no Geo "rota dos lagartos" da Lardosa.

Executei 3 saídas até ao domingo de ramos. Liguei alguns trilhos de voltas ao longo destes anos, que carinhosamente vou colocando no baú, e como é minha vontade 2013 trás-nos umas coordenadas novas.
Os campos estão pesadíssimos. Ou é impressão minha, ou já não me lembro de um inverno, ou primavera agora com esta dimensão de água...
Posto isto, temos que fazer o gosto à coisa, e escolher trilhos para circular e mexer o cabedal com altitudes um pouco maiores, pois não atola tanto.
Um dia a Sul, outro a Norte, os terrenos contêm água com fartura, de dificil progressão fazendo com que as voltinhas rondem todas elas os 50 kms. Nada mau...

Umas kilómetragens algo baixas, em virtude do que se aproxima. Tento conciliar coordenadas para o GPS 2013, como também alargar um pouco porque a intenção de abril, prende-se com a deslocação Castelo Branco/Portalegre, o que rondará os cento e poucos kms.

Um pequeno filme de trilhos "rota dos lagartos 2013".
Orienta-te e aparece.

No domingo de ramos, sinal de Páscoa a aproximar-se, saí da Lardosa com o céu azul envergonhado e tímido, dando alguns sinais de abertas para dar a minha voltinha domingueira.
Cruzei me com o passeio btt dos Escalos de Cima, evento que desconhecia por completo, pois um elemento da organização disse-me em conversa que estava tudo no facebook(e quem não tem!!!).
Domingo de ramos, dia de passeios. Alonguei a volta debaixo de chuva,  eis que surgem umas quantas de 4 rodas, eles também  a desfrutar de lama e "pó". Encolhe-te...
Vamos esperar que a meteorologia tire um pouco as mãos do travão, e brindar a malta com uns raizitos de sol e colocar os lagartos ao sol...
Consulta e comenta aqui:
Esta semana, se permitir, vamos virar coordenadas até Almaceda através da ribeira do muro.
Orientem-se

segunda-feira, 18 de março de 2013

III passeio btt orientado por GPS

Olá a todos/as:
O passeio btt " rota dos lagartos" em formato GPS aí está na sua III edição.
Vai decorrer na Lardosa, dia 19 de maio de 2013. Este passeio nesta edição vai sofrer algumas alterações comparativamente com as edições anteriores.
Para o GPS deste ano escolhi novos caminhos e bredas, novas coordenadas, novo preço de inscrição, sendo que no valor de €10 não vai incluir lembrança.
Quanto ao resto, a qualidade dos anos transatos é para manter.
As coordenadas estão viradas a Norte da Lardosa, sendo que a quilometragem e altimetria, se vai estender um pouco mais.
Visto tratar-se de um passeio na sua vertente lúdica, cada um é responsável por si ou pela sua equipa, onde a organização não é responsável por qualquer acidente ocorrido durante o passeio.
Em autonomia, existindo um abastecimento sólido à semelhança dos anos anteriores.
Pelo trilho proposto, vamos circular por aldeias históricas, fontes, estradas e calçadas Romanas que servirão para dar vida e beleza a este passeio.
Estejam atentos, pois vou aqui lançar alguns postais brevemente de locais por onde as coordenadas do GPS irão passar.
Estejam atentos. As informações e inscrições são através do Email de serviço deste blog:
asvoltasdopintoinfante@hotmail.com
Ou telemóvel 965007540
Se quiserem dar um salto em fórumACIN
Pinto Infante