segunda-feira, 8 de abril de 2013

...por aí, com muita coisa virgem para o baú...


Pequeno filme panorâmico de passagem da III edição "rota dos lagartos"
Se formos por partes, começamos aos poucos a sentir os raiozitos de sol que vão de vez em quando dando o ar da sua graça, e ainda bem.
2013 tem chovido mesmo muito, brindando a malta que gosta de andar de bike e não com tchabocos com fartura.
Esta 6ª feira passada com uma folguinha de serviço, pisquei o olho a todos os sites de metereologia ver se ia desfrutar deste belo prazer. Assim aconteceu.
Como se aproximam aventuras e desafios pessoais, em ascenção fui até ao monte.
O monte da Gardunha que possui cantos e recantos dignos de serem explorados e que por muito km que faça por ali, existe sempre um virgem que carrego para o baú.
A III edição da "rota dos lagartos" orientados por GPS aproxima-se, e como vem sendo hábito tento brindar quem comigo abraça este evento trilhos e bredas com a minha assinatura.
Curiosamente nesta 6ªfeira, ensaiando umas boas dezenas de kms, percorri onde nunca havia percorrido, e claro dia 19 de maio a rapaziada lá passará também.
Com tamanha quantidade de água que se tem abatido, no decorrer dos trilhos fiquei surpreendido, pois mesmo assim até se circula sem grandes lamas, tchabocos ou mesmo lapacheiros...
Num misto de solo arenoso à saída da Lardosa, no monte misturei um pouco de xisto na ascensão.
Belo passeio decorria nesta manhã, onde a chuva dava lugar a um sol radiante que me incentivava a desfrutar dos lindos trilhos que por aqui há.
Ao passar uma povoação tive a surpresa do dia!!!
Consequência da água, as ribeiras têm uma levada de água que ultrapassam os limites, obrigando-me esta mesmo a fazer inversão de marcha!
Nem tudo foi mau.
Acabei por percorrer trilhos alternativos castigados da chuva, com coloridos de cores muito bonitos.
A beleza com estes sussessivos contrastes chuvaXsol dá um resultado magnífico colocando nos campos agricolas paisagens onde toda a agricultura vai ficando atrasada, dando aso a que em maio todo o seu esplendor esteja no ponto alto.
Com a minha caneta a registar momentos e espaços "mágicos" cheguei a locais em que se conseguia vislumbrar toda a zona da Lardosa, aldeias históricas, e a bonita albufeira da Santa Águeda, que só Deus sabe porque teima em não encher...
Arriscava novos buracos para o baú. E que baú!?
Apareçam dia 19 de maio, com os lagartos na rua, e GPS na bicicleta, para testemunhar a veracidade destas minhas fotos e palavras.
Com muita breda particular à mistura, tive a felicidade de me encontrar com os seus donos, que surpreendidos de me verem andar por ali de bike, sózinho, ainda levei uma rodada de "maluco", mas humildemente me deram autorização para efetuarmos as travessias e ligações que VOS vou propor para dia 19 de maio.
Orientem-se, apareçam, e não esqueçam o limite de inscrições.
80 Bikes.
Aquele de sempre, sem as mãos no travão, a subir claro...
Dá um salto aqui e comenta:
Pinto, o Infante

quarta-feira, 3 de abril de 2013

...um toque de lagarto 2013...

Enquanto o abril, águas mil continua, deixo mais um pequeno filme para embelezar o dia 19 de maio.

Estejam atentos a mais pormenores, com ou sem água...
as inscrições, já ultrapassam a vintena, regularizadas.
Bem hajam

Uma primeira abordagem do perfil pretendido.
Dados oficiais:
Saída da Lardosa com 400m altitude;
Altitude máxima 822m;
Acumulado estou a tratar disso;
Orientem-se
Pinto Infante

terça-feira, 26 de março de 2013

...lua cheia trovejada, 30 dias molhada...

Pois bem!!!
É um velho ditado que com os anos a passar vai caindo no esquecimento, mas neste ano de 2013 faz jus na sua verdadeira ascenção.
Água, água e mais água!!!
E o abril ainda não chegou, porque se esse velho ditado vem ao de cima(abril águas mil!!!) bem até os cães bebem água de pé!!!
Bem, aos poucos aproxima-se o Geo dos lagartos, e as ligações a meu gosto vão tomando forma.

Nestes ultimos dias tenho aproveitado as minhas férias, e  os poucos mas bons dias de sol, para ir enchendo o meu baú, de trilhos, bredas e também rotas de aldeias históricas que quero introduzir no Geo "rota dos lagartos" da Lardosa.

Executei 3 saídas até ao domingo de ramos. Liguei alguns trilhos de voltas ao longo destes anos, que carinhosamente vou colocando no baú, e como é minha vontade 2013 trás-nos umas coordenadas novas.
Os campos estão pesadíssimos. Ou é impressão minha, ou já não me lembro de um inverno, ou primavera agora com esta dimensão de água...
Posto isto, temos que fazer o gosto à coisa, e escolher trilhos para circular e mexer o cabedal com altitudes um pouco maiores, pois não atola tanto.
Um dia a Sul, outro a Norte, os terrenos contêm água com fartura, de dificil progressão fazendo com que as voltinhas rondem todas elas os 50 kms. Nada mau...

Umas kilómetragens algo baixas, em virtude do que se aproxima. Tento conciliar coordenadas para o GPS 2013, como também alargar um pouco porque a intenção de abril, prende-se com a deslocação Castelo Branco/Portalegre, o que rondará os cento e poucos kms.

Um pequeno filme de trilhos "rota dos lagartos 2013".
Orienta-te e aparece.

No domingo de ramos, sinal de Páscoa a aproximar-se, saí da Lardosa com o céu azul envergonhado e tímido, dando alguns sinais de abertas para dar a minha voltinha domingueira.
Cruzei me com o passeio btt dos Escalos de Cima, evento que desconhecia por completo, pois um elemento da organização disse-me em conversa que estava tudo no facebook(e quem não tem!!!).
Domingo de ramos, dia de passeios. Alonguei a volta debaixo de chuva,  eis que surgem umas quantas de 4 rodas, eles também  a desfrutar de lama e "pó". Encolhe-te...
Vamos esperar que a meteorologia tire um pouco as mãos do travão, e brindar a malta com uns raizitos de sol e colocar os lagartos ao sol...
Consulta e comenta aqui:
Esta semana, se permitir, vamos virar coordenadas até Almaceda através da ribeira do muro.
Orientem-se

segunda-feira, 18 de março de 2013

III passeio btt orientado por GPS

Olá a todos/as:
O passeio btt " rota dos lagartos" em formato GPS aí está na sua III edição.
Vai decorrer na Lardosa, dia 19 de maio de 2013. Este passeio nesta edição vai sofrer algumas alterações comparativamente com as edições anteriores.
Para o GPS deste ano escolhi novos caminhos e bredas, novas coordenadas, novo preço de inscrição, sendo que no valor de €10 não vai incluir lembrança.
Quanto ao resto, a qualidade dos anos transatos é para manter.
As coordenadas estão viradas a Norte da Lardosa, sendo que a quilometragem e altimetria, se vai estender um pouco mais.
Visto tratar-se de um passeio na sua vertente lúdica, cada um é responsável por si ou pela sua equipa, onde a organização não é responsável por qualquer acidente ocorrido durante o passeio.
Em autonomia, existindo um abastecimento sólido à semelhança dos anos anteriores.
Pelo trilho proposto, vamos circular por aldeias históricas, fontes, estradas e calçadas Romanas que servirão para dar vida e beleza a este passeio.
Estejam atentos, pois vou aqui lançar alguns postais brevemente de locais por onde as coordenadas do GPS irão passar.
Estejam atentos. As informações e inscrições são através do Email de serviço deste blog:
asvoltasdopintoinfante@hotmail.com
Ou telemóvel 965007540
Se quiserem dar um salto em fórumACIN
Pinto Infante

quarta-feira, 13 de março de 2013

As coordenadas aí estão, III edição do GPS


Olá a todos/as.
Deixo aqui mais uma vez a data em que vou realizar na Lardosa a III edição de mais um passeio com a minha assinatura.
Os pormenores estão a sair, sendo certo que a data é esta, o trilho começa a ficar composto, e que 2013 vai trazer novo rumo, novo destino, novas coordenadas, novas paisagens.
Limitado a 80 bttistas.
Estejam atentos a informações neste cantinho.
Pinto Infante

terça-feira, 5 de março de 2013

as voltas do Pinto Infante, no Geo Tour



O dia 2 de março era para mim esperado com alguma ansiedade, pois tratava-se de um passeio orientado por GPS, coisa que me anda a apaixonar cada vez mais este tipo de eventos além de estar a aproximar-se o passeio por mim organizado na sua III edição.
Pois bem, juntamente com o meu colega de equipa, o Araújo deslocámo-nos até ao Fundão/bttGardunha.

Gente conhecida, muito pouca.
A Associação bttgardunha demonstrou neste fim de semana ser capaz de promover a serra da Gardunha duma maneira ímpar.
O Geo Tour seria um evento proposto por esta Associação, apresentando para o 1º dia 63kms, e para o 2º cerca de 80kms, por terras circulantes ao Fundão e seu Concelho.
Neste evento, eu e o meu colega Araújo seríamos os únicos a participar num só dia.
Com partida delineada para as 11 da manhã, depois da parte logística ficar tratada, partimos para um briefing dentro do pavilhão de multiusos do Fundão, onde o António através dumas palavras acompanhadas dum simples filme, dava as boas vindas à malta(80 inscritos) que abraçou este desafio.
Achei muito bom. Os alertas, as subidas, as paisagens, os cuidados, enfim, um rol de palavras escutadas por todos.

Seguia-se a parte fundamental destas coisas. Os apoios, e neste caso, o Sr.º vereador do pelouro do desporto e cultura do Fundão.
Saudou, e deu as boas vindas à malta(fica sempre bem), e ainda acrescentou uma novidade à coisa.
O Fundão, e bttgardunha vão realizar e levar por diante um CENTRO DE BTT na serra da Gardunha.
Muitos parabéns pela iniciativa(concretizada).
Depois, bem depois foi ouvir a excelente promoção/dedicação que a malta do Fundão/bttgardunha e suas entidades dedicaram a este evento.

Elaborar um passeio lúdico, orientado por GPS, fazendo com que os participantes levassem para casa uma enorme imagem que a serra possui, assim se queira mostrar através criatividade, carinho e vontade de mostrar os magníficos trilhos, terras, bredas e um património a assentar no xisto,  algo escondido nesta serra, com assinatura,  bttgardunha. 
Quanto a mim, juntamente com o meu colega Araújo, optámos por participar só no 1º round.
Sob a batuta do meu Garmin, saímos no 2º grupo.
Bttgardunha decidiu fazer a saída por classes etárias. A saída para mim foi algo atribulada, em consequência da quantidade de vidros partidos à entrada do pavilhão, como tem vindo a ser moda nestes últimos dias, e para variar, furo novamente no pneu traseiro...
Com nervos à flor da pele, a coisa lá se resolveu com o andamento.
11H05´, a equipa 31A e B juntamente com mais 18 demos início ao andamento.

Adeia Nova do Cabo, Souto da Casa e sei lá mais onde..
Lindíssimas paisagens escolhidas pela malta. Com alguma malta conhecida e amiga, o Mota servindo de apoio à organização, infiltrado no pessoal vinha percebendo se tudo estava a correr bem.
A serra, a outra, a da Estrela, vestia um lindo chapéu branco. Km após km, a aldeia do Açor ficava cada vez mais perto, juntamente com as soberbas antenas éolicas estratégicamente colocadas no alto da Gardunha.  Nesta zona, ainda notório uns farrapos de neve, ora aqui ora acolá a dar ainda mais beleza à coisa.
O meu empeno começava.
Já o disse várias vezes, que a Gardunha do lado Norte possui uma verdura e arvoredo algo diferente do lado Sul, mas não chega.
Esta gente agarrou neste tesouro de trilhos e brindou com algum trabalho um evento que em minha opinião, é de continuar.

Sempre com água por perto, ribeiras, barrocas ou riachos desenvolvemos os trilhos. Na descida depois das eólicas do Açor decidimos comer qualquer coisa. Apreciámos tamanha beleza e com uma sandocha de queijo da beira, apreciámos a imensidão da serra, aqui virados a Sul da gardunha.
Lindo.
As Bogas, de Cima, do Meio e de Baixo vinham a seguir.
Aqui, numa tipica tasquinha parámos perdendo de vista um simpático casal que connosco desfrutou deste passeio, observando aquilo que nos esbarrava pela vista dentro.
Dentro de quintais, os menos jovens habitantes destas aldeias davam os vivas à malta passar. Diría uns trilhos fora do mormal.
Quanto a mim, até me apaguei...
Sob o olhar atento da força do Zêzere, serpentemos o rio até Barroca.
As memórias vinham ao de cima. Juntamente com alguns elementos da organização, decorria o ano 2006 quando percorremos estes caminhos, sendo que na altura nem blog, nem Associações existiam.
A organização na altura, coube a gentes da Aldeia Nova do Cabo.
Embora cansado do empeno, não apetecia largar estes trilhos, considerando-os dos melhores onde já circulei até aos dias de hoje.
A faltarem 7 kms, para o fim, faltava a cereja em cima do bolo. Um momento que classifiquei mágico.
Um single ao longo de um Zêzere algo embriagado pelas águas que jorram da lavagem das pedras das minas da Panasqueira.
A opinião era geral. Uma coisa do outro mundo.
Circulávamos ao lado de um "monstro" adormecido ao longo do monte, que felizmente se vai segurando, permitindo circular com belezas que quanto a mim, e repito nunca vi...
Posto isto, e com enorme empeno, pelas 17H30´chegávamos ao Cabeço do Pião com alegria enorme de missão cumprida.
Um empeno talvez dos maiores que já levei.
Uma qualidade de trilhos patrocinados pela bttgardunha fora do normal.
63Kms percorridos.
Acumulado 1780m
Ao meu colega de equipa, bem haja pela companhia, e para a próxima vamos aos dois dias.
Ao bttgardunha, apesar do empeno, esta vou com certeza recordar, e já agora:
PARABÉNS pelo evento, pois penso que tudo foi pensado ao pormenor para com a VOSSA criatividade promoverem com qualidade esta zona da Beira, mais própriamente todo o património e serra da Gardunha.
Aquele de sempre, sem travões...
Pinto, o  Infante

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

...simplesmente, as voltas do Pinto Infante...

...e vão 5.
5 anos de "as voltas do Pinto Infante"
2008:
 E foi assim que tudo começou:
AC disse...
Vou ter o previlégio de efectuar o 1º. comentário no teu blog.
Um blog agradável e com uns "ganda maquinões" e então essa Vilar de 54é um primor.
Parabéns por finalmente entrares na "blogomania" e assim termos a oportunidade de poder partilhar as tuas aventuras e mexericos eheheh
Vêmo-nos nos trilhos
Um abraço
AC
27 Fevereiro, 2008
_____________________________________
Associação Papa-léguas de Alcains disse...
Boas Amigo Pinto,
como diz o AC PARABÉNS!! bem vindo à "blogomania"... é com prazer que deixo um voto sincero de sucesso.
Abraço
CPio
27 Fevereiro, 2008
______________________________________
Nelson Lopes disse...
Boas Pinto
è com saudade que olho para as fotos dessa bela maquina que na altura foi um sucesso na nossa terra.
Desejo-te o maior sucesso para o blog
um abraço
Nelson
P.S. ja tenho uma "pasteleira" para esse encontro na lardosa aguardo novidades!!!!
28 Fevereiro, 2008
__________________________________________
Carlos disse...
Boas Pinto.
Na qualidade de teu antigo vizinho e Amigo, bem me lembro das tuas Aventuras e "Loucuras" relacionadas com as bicicletas!
Muito sucesso é o que te desejo!!!
Um Abraço do Carlos Gonçalves de Alcains
28 Fevereiro, 2008
__________________________________________
Luis Franco disse...
Parabéns pelo teu Blog, sei que estavas ansioso pelo meu comentário, (só agora tive oportunidade de o visitar) está muito bom. Agora já podes dar a conhecer ao pessoal, através de imagens e comentários, o que de bom tens feito e vais fazer em prol do BTT.(É tirar a mão do travão e sempre em frente) Amigo... um Abraço.
28 Fevereiro, 2008
___________________________________________
Fidalgo disse...
Parabéns Pinto. Desejo-te muitas felicidades para ti e para o teu blog. Estou ansioso de ver essas voltas.
Um abraço e vêmo-nos nos Trilhos.
Fidalgo
29 Fevereiro, 2008

2009, assim;



2010, assim;


 Estas em 2011;





Em 2012;







Para 2013, o que será deste cantinho!!!???
Bem, quanto a organizações,  tudo está a ser preparado para VOS brindar como de costume. Todavia, e depois da "rota do Azeite", vamos a outra:

Passeio de BTT otrientado por GPS.
Lá estarei para mais desafio no lado Norte da serra da Gardunha.
E depois logo se verá...
A todos/as leitores deste meu cantinho, que participaram, gostaram ou comentaram as minhas aventuras, um grande bem hajam de agradecimento pelo carinho, amizade e confraternização que este meu 5º aniversário
a escrever e fotografar momentos, digamos engraçados...
Parabéns, as voltas do Pinto Infante
Até já...
Pinto Infante
:::os anos pasam!!!