quarta-feira, 19 de setembro de 2012

...um conversa com história acerca da bicicleta...

O meu amigo Castela, do jornal "GAZETA DO INTERIOR" desta vez quis aprofundar um pouco mais a coisa, e combinámos encontro na minha terra Natal, Alcains, mais propriamente em casa da minha Mãe.
É lá que guardo alguns dos meus "tesouros", que nos meus tempos livres faço questão de as compor, e guardar, à semelhança do meu baú.

Foi em conversa amena e na companhia do meu sobrinho, ele também um apaixonado destas andanças, que conversámos um pouco da história da bicicletas, e duas rodas na minha vida.
Se vos apetecer e quiserem, dêem uma olhadela.
Mais informações, acerca das pasteleiras e pedestre, brevemente.
Uma pontinha do véu:
Este ano, e à semelhança de 2011 no pedestre, as pasteleiras vão ter direito a uma visita aos fornos comunitários da Lardosa e do Vale da Torre.
No da Lardosa, o memorável café de borras acompanhado de um bolinho acabado de fazer.
No forno do Vale da Torre, que tal um branquinho bem fresquinho acompanhado de uma surpresa?
Estejam atentos a mais pormenores.
Pinto Infante

terça-feira, 18 de setembro de 2012

...informações acerca do pedestre...

Olá a todos/as.
Serve o post de hoje para relembrar os leitores do meu cantinho que, no domingo dia 7 de outubro, a feira do feijão frade recebe também além das pasteleiras dia 6, mais um passeio pedestre em que a passagem por campos onde o cultivo do feijão frade também é notório.
Como quem já nos visitou sabe, tenho como mote introduzir de ano para ano sempre coisas novas e inovadoras deste passeio, ou outros onde assino por baixo.
Ora se 2011, introduzimos o comboio como novidade deste passeio, 2012 aguarda-nos uma passagem por um campo de criação de avestruzes. Vai ser perto da albufeira da Santa Águeda(Marateca).

A escolha deste ano, recai para o lado Norte da Lardosa, com passagens frescas, bordejando a bonita barragem.

De registo irá ser também o pano de fundo, as faldas da serra da Gardunha, que neste momento se apresenta algo triste em consequência do fogo...

Vamos poder observar caminhos rurais que se encontram debaixo de água(no inverno), mas que agora podemos observar.
São provavelmente trilhos de memória e recordações para alguns, e novos para outros, mas com beleza digna de se observar.

Atrevam-se...
Apareçam em mais este pedestre que se aproxima na VII feira do feijão frade, na Lardosa.
Uma palavra de apreço e agradecimento a todos/as os que comigo abraçam estes eventos/certames numa simpática aldeia da Beira Baixa.
A Lardosa
As inscrições para os dois eventos onde dou o meu contributo e assinatura estão a correr muito bem(o que agradeço, pois isto nada acontecia sem a VOSSA presença), e agradecia a quem esteja interessado em participar, o faça quanto antes, pois os limites de inscrições por mim serão respeitados.
Bem haja pela atenção.
Aquele de sempre...sem travões...a subir...
Pinto Infante

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

...a nossa imprensa...

Olá a todos/as.
Esta semana, dia 6 de setembro o jornal "RECONQUISTA" e "JORNAL do FUNDÃO" colaboraram na promoção e divulgação dos eventos desportivos a realizar na VII edição da feira do feijão frade na Lardosa.
A apresentação decorreu na sede da Junta de Freguesia da Lardosa, onde estiveram presentes alguns membros da Junta; Entre eles, o Sr.º presidente José António Dâmaso, secretário, Carlos Barata, o Joaquim António(Qui Tó), como eterno voluntário e eu como organizador da parte desportiva.
Esteve presente também o jornalista do jornal "GAZETA", que informou que esta noticia estará patente na edição de 4ª feira dia  12 de setembro.
JORNAL RECONQUISTA:
JORNAL do FUNDÃO:

Aproveito no entanto para fazer uma correcção publicitada no jornal "Reconquista":
Onde se lê:
..."vamos passar por São Vicente da Beira pela primeira vez"...
Deve ler-se:
..."Vamos passar por Soalheira, vila do concelho do Fundão, pela primeira vez"...
onde se lê:
pasteleiraslardosa@gmail.com
Deve ler-se:
Inscrições através do mail pasteleirasdalardosa@gmail.com
Erros que serão corrigidos por este jornal na próxima edição.
Brevemente mais informações.
Pinto Infante

domingo, 2 de setembro de 2012

...da Lardosa, sem pasteleira, andei às Aranhas...

No post anterior, referi que existem dois eventos envolvendo as famílias durante o ano. O 2º deles já foi.
2 de setembro estava marcado o evento para andar às Aranhas, da Lardosa até ao Parque de campismo de Freixial/Penamacor.
Aranhas não Sr.º
Andei sempre bem orientado com a rapaziada que mais uma vez aderiu à chamada do Filipe, que este ano a solo brindou mais uma vez amantes da bike, respetivas familia e crias.
No ano de 2011, as minhas crias, devido a alguns azares de saúde, não participei nem na 1ª, nem na 2ª.
2012, disse presente quer à 1ª, quer à 2ª aposta familiar do ano.
O timoneiro, seria a solo, o Filipe.
Fotos aqui:
Com tudo combinado para nos encontrarmos em São Miguel de Acha, da Lardosa dois pesos; Um pesado(eu) e o Zé Luis.
Ora, se desde a 1ª vez não falhei, se bem me lembro, os de 2012 eram repetentes, não pelas notas de 3º periodo; mas sim pela amizade que a malta teima e com insistência e bem, dizem presente em troca de um um sorriso, ou de uma palavra amiga.
Não desistas Filipe, Fidalgo/Nelson(neste caso Filipe).
É um daqueles dias que nós(bikequistas)gostámos, e daqueles que as familias aderem.
Por alcatrão ligámos a Lardosa, alto da Lousa a sâo Gens. A hora, essa era demasiado vespertina para esperarmos pelo resto dos 9 que vinham de Castelo Branco. 9 de Castelo Branco não, porque 1 era de Alcains. O Zé Raposo.
Um grupo engraçado. Em São Miguel de Acha agrupamos os 10+1=11 magníficos. Depois do petit déjéner para mim, saímos em direção a Santa Margarida, a Aldeia. UUUIIII até doeu!!!
O Zé Luis que no caminho em conversa, me disse os azares que tem sofrido com carros, neste dia triste para ele, veio a bike. Desviador e drop out...lixo...Aguenta-te Zé...O Cabaço ainda tentou, mas em vão....
Triste fiquei em não ter a companhia do meu compatriota(da Lardosa) no almoço, mas....
Particularmente, como se circula uma vez por ano neste trilhos, acho sempre agradável, mais com a companhia de amigos repetentes destas coisas.
Bemposta, Aldeia João Pires e Aranhas viriam.
O Sr.º Presidente da Junta de Freguesia das Aranhas, e que me lembre faz questão de colaborar com o Filipe e brinda sempre a malta com um presente. Este ano, o adufe da Raia seria o presente. Uma maneira simpática de promover a Beira.
Parque de campismo de Freixial/Penamacor, objetivo final, e a que a malta se opôs.
Um regalo. Caras metade, crias e o sentimento de mais um objetivo atingido. Juntar o prazer, amizade, e um dia bem passado.
Com a logistica muito bem tratada pelo Filipe, os assadinhos acabados de fazer, bem regadinho e como que para prova(e só não comeu mais quem não quis) aquele borrego na panela de ferro, foi sem dúvida de a malta se babar toda....
Depois de almoço, os nervos miudinhos vinham ao de cima, sendo eu um eterno perdedor da malha, para o meu amigo Cabaço e Álvaro, ou Cabaço Nuno Eusébio.
Mas a vingança serve-se fria, e depois de tantos anos, a vitória veio para a Lardosa.
Calma Zé Raposo. Eu sei que ganhei, porque tu foste o meu parceiro, mas não digas a ninguém!!!!eh eh
Agredeço deveras a companhia da malta que participa nestas andanças, e para o ano de 2013, que seja repetente.
Filipe para ti, muito bem haja, e não desistas desta ideia.
Em nome da familia Pinto Infante, o meu bem haja.
Cabaço e Álvaro:
Perder ou ganhar é igual, a cara com que se fica é que custa!!!!
Têm um ano para treinar...
Aquele abraço, sem travões...
Pinto Infante

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

...do nascer até ao pôr do sol...

Mais um ano passa, e mais um evento bttista  se aproxima. Vamos encontrando por aí alguma rapaziada que através do prazer, convida um magote de amigos e respetivas familia, e organizam uns passeio englobando toda a gente.
Com a minha participação, existem dois eventos deste calibre:
Uma ida para a piscina de Monfortinho, logo no 1º fim de semana a seguir ao fim das época escolar, e outro, no início do ano letivo.
Assim, este último aí está. O Filipe e Sales abrem o livro até às Aranhas.
Quanto a mim, cabe-me por agora, e neste post preparar e divulgar mais um "treino" de preparação para os nem sei quantos kms que separam a Lardosa(terra das pasteleiras), até às Aranhas.
O dia de 3ª feira, começou pelas seis e meia da manhã em cima dela. Ui!!!, a esta hora do dia, sabe-me mesmo bem. Todo o cheiro envolvente à Natureza são para mim algo de mágico. A neblina, o passar das ovelhas, o pó enfim, qualquer coisa de bom, que me prepara para mais um dia de trabalho.
Ver quase o sol nascer desde a Lardosa a Castelo Branco, foi o que aconteceu. Observei os feijões que rebentam atempadamente para a feira do feijão pelos suburbios da Lardosa até Alcains. Por trilhos mais que conhecidos, circulei, porque à hora da campainha tenho que estar preparado para enfrentar mais um dia de trabalho.
A chegada a Castelo Branco, fez-se já em pleno dia com 35kms vespertinos muito apetitosos.
Trabalho, e pela tarde e à hora de saída toca a vestir novamente a fatiota, esta a de regresso, e pela Srª de Mércules, novo "aeroporto" elaborei o regresso à Lardosa.
Decidi alargar a volta, pois no domingo tenho que estar à altura.

Ora se Pinto sou, neste local ainda tentei levantar voo, mas....sem asas...
o mais que consegui, foi tirar as mãos do travão...
Uma zona que a Beira ganha, e será que ganha!!!Ou será que investe(vamos deixar isso para os entendidos!!!)
Alagão, lanço grande, Montes São Luis e Brito, e a fonte dos Escalos de Baixo deu para saciar a sede. Boa hora. Tempo de subir até à Lousa ainda com incursão à Alpreade, fazendo depois a ascenção pelo outro lado virado aos areões, já em terrenos da Lardosa.
Ora se os primeiros raios de sol os observei no rebentar deste dia, aproximava-se o pôr do sol. A hora rossava as 8 da noite, ou da tarde.
Atravès das casinhas/areões subi, resistindo a uma teimosia minha.
Subir sem desistir em talega até ao cume.
Teimoso!!!...
Com esforço, cansaço, mas com sucesso cheguei ao cimo, vingando a teimosia. No alto, vislumbrava a Lardosa.
Belo treino para o que aí vem...
2012, com propostas de grandes tiradas, vamos domingo 2 de setembro iniciar um belo ciclo, sendo que logo a seguir 220 kms separam a cidade de Lisboa à Lardosa.
Para já, venha de lá o domingo...
Aquele de sempre, sem travões...a subir...
Pinto Infante

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Passeio Pedestre, feira feijão

Agora, chegou a hora de falar um pouco e anunciar o passeio pedestre a realizar dia 7 de outubro, inserido na VII feira do feijão frade, na Lardosa
Este ano iremos percorrer novos horizontes, sendo um dos quais, a albufeira de Santa Águeda(Marateca).
Como sabem, seja de bicicleta, a pé ou de carro, esta zona é sempre um postal fantástico para quem gosta de Natureza.
Desta vez vez desenhei uma passagem através do caminho dos Moleiros com ligação à vila de Soalheira, com imagem de fundo, agora a serra da Gardunha, nesta altura bastante fustigada pelo fogo.

A água desta albufeira vai-nos fazer companhia bem pertinho, sendo que uns 3 kms servirão para desfrutarmos desta bela paisagem.
Pela 1ª vez vamos direcionar o passeio a Norte da Lardosa.
Aparece, e desfruta de mais um evento inserido neste simpático certame.
Pinto Infante

sábado, 18 de agosto de 2012

Festins 2012, com pasteleiras

Olá a todos/as.
Decorria o ano de 2010 quando em parceria com a Associação de Alcains "ALZINE", elaborei uma pequena exposição de pasteleiras no decorrer deste festival.
Este ano de 2012, e após conversas com o Sr.º presidente, decidimos levar por diante mais uma mostra de algumas bicicletas que vão fazer parte do passeio a realizar na Lardosa dia 6 de outubro de 2012.
Convido-te a apareceres neste festival tão bem preparado pela malta da ALZINE, ver e ouvir novas músicas, novas gentes e dar uma olhadela às bicicletas.

Vais ter com certeza motivos mais que suficientes para te deslocares até Alcains, no fim de semana 23,24 e 25 de agosto de 2012.
Aparece, e diverte-te.
Sem travões, a subir...claro...
Aquele de sempre....
Pinto Infante