quinta-feira, 5 de julho de 2012

...uma de estrada, com pasteleiras no horizonte...

Nas minhas lides das bikes, e como é habitual, as 5ª feiras servem para puxar pelo cabedal seja de que maneira for. Nesta,  escolhi a bike de estrada para fazer uns kms, aproveitando a volta que tinha pensado para observar a estrada pretendida para as bicicletas antigas/pasteleiras a realizar na feira do feijão frade, aqui na Lardosa.
O clima em todas as manhãs e fins de tarde até nem têm sido favorável,  em consequência do chato e aborrecido vento.
Como a feira do feijão frade se aproxima, tenho que começar a pensar no itinerário para o passeio de pasteleiras.
A juntar a este objetivo, era mais uma 5ª feira desportiva.
A malta do serviço, alguma dela já com sal na pele, vai faltando em prol do gozo de férias.
As manhãs frescas para quem queira, são sempre agradáveis para quem ainda anda no trabalho.
É o meu caso.
Já não iniciava uma volta pelo Vale da Torre há uns tempos largos. Fui ver o local pretendido para o pequeno almoço pasteleiro, e segui até à aldeia das Zebras. O feijão frade, aos poucos vai rebentando a terra que o vê crescer por esses campos fora.
Apesar da volta de hoje ser efetuada na asfáltica, o cheiro do mato a esta hora da manhã, é para mim  sempre algo de apaixonante. O contacto com a Natureza é soberbo.
Ora se soberbo é sentirmos a Natureza na sua plenitude, BRUTAL foi observar o Monte da Gardunha ser consumido pelo fogo que devastou a pouca beleza a Sul.
Comentários!!!????



A pouca beleza verdejante que este monte possui virada a Sul é manifestamente pouca, agora então ficou mais pobre e queimada com este fogo quiça pela mão do Homem!!!
Depois das Zebras, e ao passar Atalaia vinha o veterano Cabaço acompanhado pelo Palma, que em mais uma manhã praticavam a seu belo prazer este desporto que nos fascina.
Quanto a mim, já o absorvi tarde, mas mesmo assim desfruto dele ao máximo.
Conversa para aqui, conversa para ali, e até logo se Deus quiser...
Entrei então pela Soalheira, pelas bombas da gasolina, Louriçal e aqui efetuei uma paragem para encher o cantil na fonte da ditadura.
Ditadura, só o nome resta numa sociedade cada vez mais perdida de gente capaz de mandar neste pequeno País!!!
Com a hora do almoço a aproximar-se, era hora de repensar a minha volta até ao Sobral, Tinalhas e pela Santa Águeda entrar na Lardosa.
Quase esquecia publicar esta foto.
Quem fez, conseguiu na minha opinião uma mensagem BRUTAL, ENGRAÇADA, SOBERBA.
Sem travões...
Aquele de sempre...
Pinto, o Infante

quarta-feira, 4 de julho de 2012

...de cu para o ar!!!...

O tempo vai passando, os dias mais quentes e as férias vão se aproximando.
Passeios maratonas vão se aproximando do fim da época em que as praias, piscinas e praias fluviais se vão aproximando.
Novos desafios do ano se aproximam.
Escolhi este tema, "de cu para o ar" para fazer honra à simpática aldeia onde resido, e que continua cada vez mais a fazer jus a este leguminoso.
O  feijão frade de duas caras.
Lardosa, honra lhe seja feita, é a aldeia  anfitriã duma singela feira a realizar no 1º fim de semana de outubro em que o rei é o feijão frade.
Como se colhe!?
Titulo deste post.
De cu para o ar!!!
Da terra, pó e lama(pouca) nasce na terra este leguminoso que trás para a Lardosa muita coisa e gente bonita, um pouco de todos os pontos do país.
Estejam atentos a este meu cantinho, eventos, discursos e pormenores deste certame.
Para já, com a minha assinatura das pasteleiras(bicicletas antigas e passeio pedestre), nas bicicletas contamos com18 inscritos regularizados.
Inscrições limitadas a 180 beldades.
sem travões...a subir claro...
Pinto Infante

terça-feira, 26 de junho de 2012

pelas bandas da Cova da Beira, Covilhã


Na cova da Beira, cidade da Covilhã, um grupo de colegas de profissão, mais alguns amigos juntamo-nos para desfrutar de mais uma 5ªfeira desportiva.
Entrenhada na serra da Estrela, a cidade da Covilhã tem como guarda costas este imponente monte, onde pela 2ª vez particpipei nesta chamada de serviço, e na companhia de mais alguns colegas, percorremos os trilhos desta zona do país.
A escolha dos trilhos deste ano,  recaíu em trilhos novos para mim, sendo que circulamos na Estrela, seu sopé até Barco, passando por Dominguiso, Peso e Pesinho.
Uma volta fresca quanto possivel, pois começa a ficar na hora de encostar a TT e alongar as pernas com a estradista em virtude do calor tipicamente desta altura do ano.
Cruzámos o rio Zêzere 3 vezes. Um dos locais muito bonitos, com a hora a passar já do meio dia, não dava vontade de sair pois o fresquinho da água sabe muito bem.
O maciço  central lá bem ao longe, vislumbrou-se durante quase toda a manhã.

A virtude destes passeios é que todos  esperam por todos, e reforça-se a amizade e confraternização entre a malta.
"Um por todos, e todos por um".
Neste manhã, dia do 1º dia de Verão, talvez das temperaturas elevadas, os azares com os furos foram alguns, e em consequência disso algum atraso para o almocito que nos aguardava no centro Sul da Covilhã.

Depois de todos os contra tempos superados, chegámos à Covilhã quando passava das duas da tarde, banho, e seguiu-se uma tarde de convivio, coisa habitual destas andanças.
Pela 2 ª vez faço parte deste pelotão, e se calhar quando o tempo refrescar quiça seja assunto de uma volta a recordar, pois as paisagens e trilhos são muito bonitas.
Aquele de sempre.
Pinto, o Infante

sexta-feira, 22 de junho de 2012

...apoio em passeio solidário...

Olá a todos/as.
Solicitado pelo Zé Raposo, sócio da "Associação de apoio à criança", acolhi este pedido/colaboração, e como tal passo a divulgar:
No fim de semana 1 de julho, na cidade de Castelo Branco, vai realizar-se uma caminhada solidária, e venho assim colaborar na divulgação deste evento.



Apareçam e divulguem sff.
Pinto Infante

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Monfortinho, capítulo V

O 1º domingo de junho a seguir ao último dia de aulas, vem  marcando ano após ano um dia de prazer em prol da bicicleta e da familia.
O Nelson de Alcains e o Fidalgo de Castelo Branco, de há cinco anos para cá juntaram ideias, e habituaram a malta a desfrutar nas piscinas de Monfortinho de um dia familiar com a pequenada a desfrutar deste soberbo espaço que continua a oferecer quem visita esta zona, um local muito bom e bonito para se passar um dia de relax e laser.
No ano 2008 é certo que o pelotão pedalante era bem mais composto, chegando o número a aproximar-se dos 60, onde nestas piscinas com as respetivas famílias e crias,juntava-se uma centena e tal digno de um casamento.
A ideia destes dois companheiros é e sempre foi simples. Quem gosta de pedalar, vai até lá, e lá nos esperam os nossos.
No ano de 2011, por motivos familiares não estive presente.
Este ano, da Lardosa, juntamente com o Zé Luis, Vasco, Zé da Covilhã e "Indomável" fomos pela fresca ter aos Escalos de Cima, onde agrupamos com a malta de Alcains, onde um dos cicerones também vinha. O Nelson.
Café da praxe, debaixo de um sol convidativo nesta manhã, fomos em direção à ribeira de Alpreade e logo depois a Idanha a Nova, local esolhido pelo Fidalgo e Nelson juntarmos o grupo final com a malta de Castelo Branco.
Na barragem Marechal Carmona, a tradicional bôla lá estava muito apetitosa para a rapaziada comer e saborear ao som dos passarinhos e calmaria que aquela zona oferece.
 Com o grupo de barriga aconhegada QB, Srª do Loreto seria a próxima paragem.
Grupo certo, umas anedotas novas e com grandes apostas do veterano Cabaço, alegria entre a malta era uma constante.
É sempre engraçado ver e rever malta que ao longo do ano não coincide partilhar conversas ou brincadeiras, mas neste dia de certa forma a malta lá se vai vendo e conversando um pouco cada um à sua maneira.
A hora do almoço ia-se aproximando, e as nossas familias algo ansiosas esperavam-nos no magnífio recinto que Monfortinho oferece.
Pelo meio dia e qualquer coisa, as piscinas do campo de tiro de Monfortinho, após setenta e poucos kms deixavam de ser pensamento, para se tornarem um realidade.
O João Barata, familias e crias, faziam as honras da casa, com uma receção calorosa à malta.
Após um banho refrescante, numa sombra cuidadosamente preparada para o manjar, lá estava o buffet préviamente combinado pelos mordomos deste dia.
Quanto a mim, foi a 1ª vez que comi, saboreei este almoço, que depois de um cafézinho houve direito a uma cestinha e tudo, pois se não fizesse a cestinha podia ficar rabujento.
Rabujento, nunca neste dia. Pois se durante o dia a alegria foi uma constante, mais se reforçou pela noite dentro com a vitória dos Tugas sobre a seleção Holandesa.
As fotos deste ano são poucas, pois a máquina ficou esquecida em casa.
Quando se concilia prazer, familia e amigos, para quê mais ingredintes para se passar e desfrutar de mais um dia feliz!?
Ao Nelson e Fidalgo, obrigado pelo convite, em meu nome e nome da familia, e se em 2013 realizarem este evento, contem comigo e familia...
Bem haja.
Aquele de sempre, sem travões.....a subir claro...
Pinto, o Infante

quarta-feira, 13 de junho de 2012

... a pedalar com profissionalismo...

Este post sai com bastante atraso. Serviço e mais serviço, tem feito com que o tempo tenha sido reduzido para a escrita neste meu cantinho.
Bem, mas mais vale tarde que nunca.
Assim sendo, nas 5ªs feiras desportivas o mote foi geral. Participar num passeio à medida de todos.
O Tomás equacionou o trilho sem subidas até Alcains com regresso sem pôr a malta a arfar para nunca mais cá pôr os pés(entenda-se subidas).

Acudiram à chamada, de Castelo Branco, Covilhã Fundão e arredores. Quase cinquenta.
A saída de Castelo Branco, algo dificil, a P.S.P. através do meu amigo Lourenço deu uma valente ajuda, colocando a malta muito bem orientadada no bairro da Boa Esperança, local este sim para entrada no mato.
Fotos Pinto Infante

Pelo alagão iniciamos estes 45 kms muito bonitos e quanto a mim, por algumas passagens e trilhos onde nunca tinha circulado.
O tempo esse, foi de feição. Ameno QB.
A ideia era praticar desporto em que através da  bicicleta, desfrutassemos da Natureza, e porque não durante o passeio registar algo profissional!!!
Profissional, e até mesmo descontrair da rotina diária.
Queixas apresentadas não existiram. Mas que houve extravios, isso houve!!!
Que o diga o Simões, que viu a sua bike "desaparecer" num abrir e fechar de olhos!!!.
Um dia repleto de brincadeiras, aleado à profissão...
Em trilhos mais conhecidos, perto do picadeiro, Castelo Branco a Alcains, através da Fonte Maria Rodrigues via piscinas.
Em Alcains , sugeri ao Tomás uma passagem perto das piscinas, onde há uns anos largos não passava,  e recordada neste dia bem ao jeito de single. Bela memória.
Em Alcains abastecimento, e pelo meu amigo Zé do cabeço de carvão até Santa Apolónia foi um ápice.
Recompostos, parque de campismo, tapada das figueiras, e cova do gato, já em Castelo Branco.
Av.ª Zuhai, com almoço convívio terminava o 1º passeio sob a batuta de Castelo Branco, a repetir, porque o sedentarismo da secretária agradece que a malta se mexa.
Aquele, o Infante

sexta-feira, 8 de junho de 2012

VII Feira do Feijão Frade

5, 6 e 7 de outubro, temos a VII Feira do Feijão Frade na aldeia da Lardosa.
Olá a todos/as:
A aldeia da Lardosa promove anualmente um certame alusivo ao leguminoso e demarcado feijão frade.
É um fim de semana alegre, com gentes bonitas e divertidas, em que os produtores e expositores da Beira Baixa, mostram o bom que se produz por cá. A Lardosa recebe neste fim de semana gentes oriundas um pouco de todo o lado do país.
Neste certame, tenho dado o meu contributo com a organização de alguns eventos desportivos, dos quais destaco o recordar o passado através das bicicletas antigas/pasteleiras no sábado dia 6 de outubro.
2012 como sempre as surpresas vão aparecer, sendo uma delas, a promoção da confraternização e diálogo entre os participantes e convivas.
Domingo, 7 de outubro, um passeio pedestre para quem nos visita, onde o importante à semelhança da bicicleta, são VOCÊS.
VOCÊS, porque a Lardosa, tem recebido gente bonita e com vontade de embelezar o certame e passeios agregados à feira do feijão frade.
Estejam atentos a pormenores que aqui irei colocar acerca dos eventos, pois como sempre vamos inovar em prol sempre da qualidade de quem participa e visita a Lardosa.
Pinto Infante