domingo, 19 de fevereiro de 2012

...enzeitado QB...

26. Vinte e seis quilómetros de single traks.
Onde?!
Proença a Velha é daquelas "aldeolas", mais uma entre tantas da Beira Baixa, que através do Sr.º Presidente da Junta de Freguesia, o Sr.º Francisco defende com unhas e dentes(trabalho digno de registo) o que por aqui ainda resiste a uma crise, que nem sei bem onde isto pára.
A Feira do Azeite, tem sido o mote para juntar neste pequeno entrenhado da Raia, centenas de pessoas para passarem uma tarde a ver e rever, e até beber um copito com os convivas que por ali aparecem.
Mas onde entra a A.C.I.N.?!
A.C.I.N., é uma Associação, no que me é permitido dizê-lo que encaixa muito bem na maneira de estar deste presidente, porque se olharmos para o trabalho desenvolvido ao longo dos anos, a essa conclusão chegamos, e penso ser hunânime.
O que é certo é que se olharmos para o que esta malta faz e lança na vertente do BTT, rápidamente percebemos que há aqui uma diferença. Abrem inscrições, e 2 ou 3 dias depois, já foste.
Com quem?!
Esta zona da Beira Baixa tem uma riqueza patrimonial vasta e diverseficada para envolver estes eventos. Mas é preciso pesquisar, percorrer, explorar, e esta gente através de inchada e picareta, literalmente A.C.I.N. introduz as mais belas paisagens e trilhos para nosso prazer.
Depois vem o resto. O Fidalgo logo pela manhã, e à semelhança do ano passado foi-me buscar à Lardosa, este ano sem carrinha fechada, mas no seu carro com barras no tejadilho. Rezei 34 avé Marias até Proença, e pedi tanto que a minha montada não caisse(para quem não sabe, a minha bike em 2011 saltou de um suporte na A23). Confiei no Fidalgo.
Pronto e com ele fiz os 46 kms propostos.
O que viste?!
Aqueles trilhos de sempre. A.C.I.N. habituou a malta a esta bitola. 2012 foram só 26 kms de singles, diga-se os meus favoritos.

O que comeste?!
Calma, calma...
Ainda não foi desta que foi uma vaca no espeto, mas se calhar lá chegará o dia que uma destas salta para o espeto,,,,
Aquele espeto, onde mais uma vez, este ano mais um reco serviu para saciar a fome da malta. Impressionante.
Aqui encontrámos mais companheiros e amigos do pedal. O Nelson, o Canhoto e o Henrique de Alcains. Subida até abrir a boca logo a seguir, e com boa companhia desta malta seguimos até Proença a Velha. O Carlos BLUE também nos ia fazendo companhia durante alguns quilómetros.
O banho, foi na Idanha com água bem quentinha, e logo a seguir fomos bater o almocito e confraternizar com a malta, pois este foi o motivo que nos cá trouxe.

Não é que faço parte da mobilia, mas acho que desde que esta malta organiza eventos ainda não faltei a nenhum evento, seja na Rota do Azeite, seja nos Trilhos da Raia.
Poeira foi o batuque escolhido para este pequeno filme, porque é estranho no mês de fevereiro a poeira levantada pelas bikes, nesta altura do ano a tal ponto que a corrente da bike chegar a chorar por azeite,,,,,,,,
Aproveito para agradecer a companhia que a malta me fez. Obrigado.
Parabéns Proença a Velha pela simpática feira que têem para divulgar os produtos locais, porque A.CI.N. vale a pena...
Pinto Infante

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

deslumbrado com o que vi

Olá a todos/as.
Quanto ao passeio com a minha assinatura
"rota dos lagartos, 55 kms orientados por GPS", a realizar dia 13 de maio de 2012, posso adiantar que as coisas estão a correr muito bem, tanto a nivel de inscrições como na escolha dos trilhos por onde a malta que quer abraçar este II evento, irá percorrer.
Quero adiantar que o percurso deste ano irá mais uma vez apostar nos trilhos em que o património da Beira Baixa é REI e SENHOR.
Como Beirão,estou a tentar introduzir trilhos onde a malta nunca circulou,  ou se já circulou, tento dar-lhes uma visão diferente da que é costume.
Ano após ano, este meu cantinho recebe no meu laser, trilhos que vou ora aqui, ora acolá memorizando e vou-os colocando numa caixinha que intitulo do meu baú.
Ora se nos eventos que já realizei fiz questão de mostrar singles, bredas, e estradões que vão servindo para a malta circular, e permitam-me a expressão, de muita beleza(modéstia à parte), 2012 acreditem vão se tudo correr bem, percorrer trilhos bem originais que vão e com naturalidade embelezar este meu evento, que só VOCÊS me merecem.
O circuito desenvolve-se por uma zona da Beira Baixa, que possui uma beleza impar, e acreditem é mesmo assim.
ÍMPAR.
Experimentem...

Quem como eu, é fã e um apaixonado da Natureza, não dá vontade de largar a digital, como também não sair de certas zonas que iremos percorrer...
Bem, mas nem tudo correu pelo melhor nesta 5ª feira. A contenda quando saí de casa ia toda montada como é meu hábito e costume. Isto de andar sózinho por aí, tem que se lhe diga. A precaução quando se anda só, é a dobrar. A velocidade, a atenção, os travões, mas...mas o pior é quando se pensa que se leva tudo, e nestes nenhures da Beira se tem um furito, e pensa-se que...

Que metemos mãos à coisa e vamos lá mudar a coisa...
Ora câmara de ar, remendos, tacos, e....e a bomba porra!!!
Antes que a coisa esvazie por completo, dá-lhe que o Barbaido é logo ali.
Perguntei pelo Firmino.
Perguntei pelo Pedro.
Pelo Carlos.
Amigos e colegas destas andanças...
Ninguém!!!

Uma simpática Sr.ª me indicou o caminho duma carpintaria...
Estou safo, pensei.
Se pensei, melhor mudei. O estrujido que trazia, menos a porra da bomba...

Problemas resolvidos, e o regresso a casa fez-se por força maior, pois não fosse o diabo tecê-las outra vez, e de tarde era dia de trabalho.
Enfim, uma 5ª feira sob a batuta de um magestoso PR(percurso pedestre), e que vou introduzir parte dele no GPS 2012, com uma beleza de se lhe tirar o chapéu.
orientem-se, sem travões....a subir...
Aquele de sempre...
Pinto, o Infante

domingo, 12 de fevereiro de 2012

aos casamentos e batizados, só vão os convidados...parte II

Parecia que adivinhava o que estava para acontecer neste domingo dia 12 de fevereiro, quando há uns tempos atrás coloquei aqui no meu cantinho um post duma voltinha com o Simões, e que intitulei de:
aos casamentos e batizados, só vão os convidados.
Esta a parte I.
Ora se nesse post, o convite veio da parte da ribeira da Liria para o seu casamento com o rio Ocresa, desta vez surgiu o convite pessoal dos Pápaléguas de Alcains.
Pela conversa do seu Presidente, para este domingo, esta Associação lançou um convite a vários companheiros do pedal como eu, para paparmos umas léguas por aí, fazendo do domingo 12 de fevereiro além duma volta domingueira, uma manhã de boa disposição em que a bicicleta mais uma vez serviu de mote.
Pelas 08H30 lá estavam 60 convidados, junto ao campo de futebol Trigueiros de Aragão. Um discurso do anfitrião Mário Chambino, Sr.º Presidente e que o Pedro Badocha coordenador do btt desta Associação rematava com o que se ia passar nestes 40 kms por aí.
BBrrrrr, era talvez o desabafo que mais se ouvia, numa manhã deveras gelada. Após uma voltinha pela vila(minha terra Natal), demos entrada nos trilhos todo o terreno pela estação de Alcains.
Por incrivel que pareça, em fevereiro os caminhos com a passagem das bikes levantam um pó incaracteristico para esta altura do ano.
Cadê a chuva???!!!
Normalmente, o pó converte-se em lama, mas vá-se lá entender isto!!!
Por trilhos já percorridos, alguns muito bons e bonitos dignos de serem introduzidos numa maratona, o colorido das nossas camisolas, casacos ou agasalhos levavam a rapaziada em bom ambiente até aos Escalos de Baixo, e a seguir à Lousa.
Ora, como que a missa do casamento decorresse, nós, os 60 fomos beber o respectivo branquinho à "taberna" do João Barata, Manique e Carlos Carreiro.
Uma bela sandocha para compôr, e ajudar a suportar o frio que a malta levava. Belo.
Dois dedos de conversa com os habitués destas coisas, e vamos lá continuar antes que se faça tarde.
Areões, Escalos de Cima e em Alcains acabaria esta voltinha.
Uma feijoada muito bem condimentada estava à nossa espera na antiga escola preparatória, e que mais uma vez serviu para conversarmos mais um pouco, ora com este ora com aquele convidado deste passeio.
Uma boa manhã de domingo, a praticar um dos desportos de eleição, em boa companhia.
Aos Pápaléguas, agradeço o convite que me enderaçaram, e se quiserem voltem a convidar-me, que convites destes são irrecusáveis.
Desta vez, a parte final saiu-me mais barato que o outro casamento. Fui, participei, dancei e não dei nada aos noivos.
Venham de lá mais destes, que só nego um convite destes, se valores mais altos se levantarem...

sem travões....aquele de sempre....
Pinto, o Infante


domingo, 5 de fevereiro de 2012

Domingueira de 5 de fevereiro


Domingos, passaram a ser os dias secundários para as minhas voltinhas. Isto por várias razões. Umas pessoais, outras profissionais e até outras por força da Natureza, porque tem estado um frio do cat...
Mas, este e se calhar outros vão ser excepção.
Assim, saí da Lardosa à manera antiga, ou seja de carrinha até Alcains com a minha montada, lá dentro bem quentinha(ela e eu). Chegei à minha terra Natal, trouxa arrumada e lá fui eu ter com a malta no sítios do costume. o café Alpendre, simpáticamente conhecido pelo azeitonas.

O Dário, dono do café, ou por outra filho do dono, o Zé Manel, já vai conhecendo a malta como a palma da mão,  à chegada de cada um, vai servindo o cafézinho com a altura que cada um já bem conhece. Bem, mas vamos lá então.
O grupo era composto por 9 convivas. Acho que a malta anda encolhida com frio. Será?! Com ou sem frio saimos pela antiga fábrica da Sicel , que à luz do dia vai cada vez mais dando sinal de abandono. Suburbios dos Escalos de Cima, algumas cancelas, e os Escalos de Baixo eram logo ali. Subir um pouco e depois dos singles dos trilhos da Lousa. Influenciei a malta a fazer um trilho(que já não fazia há anos),e  que neste domingo teimava em não aparecer, motivo dos tempos lavradios diria...já o fiz em tempos, mas...Mas o que é certo é que eu e o Canhoto influenciados pela birra(a minha entenda-se), lá dei com outro que nos trouxe até à Lousa. Terra do anfitrião Vaz Preto. Belo espirito Canhoto.

Vinham a seguir os areões, com a respetiva subida, e aqui o Nuno já acusava a carolice de iniciado na coisa. Nuno não desistas, tudo tem um principio. Dá-lhe.
Ribeiro da Azinheira, e pela casa de um povo que fazia a saída a missa dominical, demos entrada novamente nesta vila que conta já com 40 anos de elevação.
Pronto. Mais uma domingueira a contar para a quilómetragem bttista.
Bem haja rapaziada pela companhia.
Até domingo.

Inscrições e informações
asvoltasdopintoinfante@hotmail.com
sem travões...
Pinto, o Infante

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

...uma olhadela pelos trilhos

Com o post de hoje vou tentar colorir e dar a conhecer alguns dos locais mais belos por onde vamos circular no dia 13 de maio de 2012, com a II edição do passeio btt, "rota dos lagartos", em que 55 kms irão ser percorridos por trilhos, singles e bredas muitos deles desconhecidos da malta.
Nestes kms vamos circular em singles muito bonitos, trilhos que vão fazendo parte das minhas voltinhas e que vou colocando no meu baú de trilhos que vão servindo para estes eventos.
As fotos que coloco hoje aqui são de alguns locais que já fizeram parte do último domingo do ano, e dia 13 de maio vou aproveitá-los uma vez que aqui a Primavera conto com ela para dar um toque de magia especial.
Foi numa das minhas voltinhas de folga, que decidi ir revisitar estas bredas. Brutais.
Algures aqui bem perto, a Beira Baixa dispõe de um património paisagistico muito bonito, e com a entrada da estação do ano que se aproxima, torna ainda mais mágico estes trilhos para quem gosta deste desporto.
Estejam atentos aos pormenores para este evento, apareçam e divirtam-se, fazendo deste passeio uma aventura diferente mas alegre e divertida, à semelhança de 2011.
...sem travões...
Aquele de sempre...

Pinto Infante

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

II Passeio BTT orientado por GPS

Photobucket
Olá a todos:
Pelo  2º ano consecutivo vou levar por diante esta aventura, que teve além duma excelente aderência por parte da malta que anda nestas andanças em 2011, uma resposta agradável e positiva.
Como é do conhecimento, é mais um passeio com a minha assinatura, tal qual outros que organizo por pura carolice.
Dar a conhecer as minhas voltas em trilhos da Beira Baixa é o objetivo a que me proponho ao longo destes anos.
Receber a rapaziada com simpatia e qualidade que caracterizam os eventos que organizo, faz com que de ano para ano me levem a organizar eventos, em que a bicicleta é rainha. A organização da maior concentração de bicicletas antigas da Beira Baixa, as pasteleiras no 1º fim de semana de Outubro, os passeios pedestres, e em 2011 o 1º passeio BTT neste formato, orientado por GPS, são motivos para mim, suficientes para levar por diante, em nome e slogan deste meu blog, mais um evento em que a rapaziada vai por aí ver os trilhos, singles e bredas que circundam a Lardosa. Postais e trunfos na Lardosa há sempre. A magestosa barragem de Santa Águeda(marateca), é um postal  obrigatório de passagem deste passeio. Serra da Gardunha, outro postal de fundo a ilustrar este passeio, entre outros.
Passeio BTT orientado por GPS, é um passeio sem associativismo ou competição. Trata-se de arranjar uns originais trilhos, singles ou bredas, que fazem parte das minhas aventuras, juntar um belo magote de amigos ou companheiros do pedal, um bom abastecimento com almoço a condizer, e o resto são vocês que põem. A Vossa presença ou simpatia.
Este ano de 2012, a saída como sempre vai ser da Lardoa, por esses campos fora, desfrutando de 55 Kms dos terrenos circundantes à Lardosa, por terras vizinhas, aproveitando um singelo mas lindíssimo  património que a Beira Baixa tem para mostrar.
À semelhança do ano passado vou tentar abraçar aldeias vizinhas,  visitar a beleza dos trilhos por onde as gentes doutros tempos circulavam e que hoje em dia "nós" aproveitamos para embelezar este tipo de eventos.
A idéia é agarrar nos trilhos que com prazer vou conquistando, e duma maneira original percorrê-los com vocês, fornecendo até às 15H00 de sábado dia 12 de maio o trilho que vos proponho. Uma coisa prometo. Novidades, muitas novidades nos trilhos faz sempre parte das minhas organizações(e quem me conhece, sabe disso).

2011, a aposta, e sem saber muito bem o que isto ia dar, 83 companheiros apareceram, um pouco de todo o lado, e com14 GPS fomos por aí, recebendo um resposta muito positiva.
Dá aqui um saltinho.GPS "Rota dos lagartos 2011"
Este é mais um pequeno video da apresentação do que vai ser este ano 2012.

Elementos necessários para te inscreveres:
Nome completo;
Nº bilhete identidade;
Data de nascimento;
Localidade de onde vens;
Pagamento através de transferência Bancária;
NIB - 003500230000618900036;
€13 euros;
Inscrição e comprovativo de pagamento para  asvoltasdopintoinfante@hotmail.com
E mail para onde queres receber o trilho até 15H00 de dia 12 de maio de 2012;
Data limite de inscrições - 9 de maio de 2012;
Direitos adquiridos;
Seguro;
Abastecimento;
Lavagem de bikes;
Almoço;
Lembrança;
55 Kms orientados por GPS por originais trilhos, singles e bredas;
Ordem de saída é em função das inscrições;
Nota: 
Este passeio em prol da qualidade, é limitado a  120 Bttistas;
Concentração;
Lardosa - Associação de Festas da Lardosa(largo feira do feijão);
Concentração 08H10;
Saída para o Passeio 08H30´;
Podes-te inscrever em equipa, ou individual;
Vou deixando aqui no meu cantinho, mais postais por onde se vai desenrolar este evento.
Está atento.
Dá um salto aqui:
ou
Aqui
Aquele de sempre, sem travões...
Tira as mãos do travão...a subir claro...
Pinto Infante

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

...aos casamentos e batizados, só vão os convidados...

Olá a todos/as.
Desta vez, e em tempo de "crise" eu e o meu colega Simões recebemos um convite algo estranho para esta altura do ano.
Um convite de casamento.
Não é que seja estranho receber um convite para casamento, mas no mês que decorre é de estranhar.
Depois os noivos, esses é que são no mínimo estranhos.
E perguntam vocês:
Que raio de conversa esta que este gajo está para aqui a dizer??!!!
Passo a explicar:
Era 5ª feira, dia de desporto, e lá para os lados da Taberna Seca, Calvos existem então dois lençõis de água.
O rio Ocreza(o noivo) e a ribeira da Líria(a noiva). Decidiram casar.
Os convidados desta cerimónia fui eu, Pinto Infante, e o António Simões.
Recebi o convite algo apreensivo, pois sabia mais ao menos o que esta boda iria dar. Descidas até lá QB, mas como diz o outro, quem muito desce, muito tem que subir...
 Da parte do Simões, a sobremesa das subidas, não o apoguentam muito, mas eu!!!
Bem, saimos do respetivo lugar de concentração, Av.ª do Zuhai sem nos atrasarmos pelas 9 da manhã. Olelas foi o percurso escolhido via Maxiais. Como a hora passava e a barriga começava a fraquejar e pensar no que o noivo teria para brindar os convidados, porque não jogarmos à defesa, antes que a missa demorasse muito, e aconhegarmos a barriga com um tal pastel da padaria dos Amarelos?!
Pastelinho, branquinho não porque podia cair mal, e desta vez a toca cola soube bem melhor.
Ouvimos os sinos tocar as 10H30 quando pelos carreirinhos fartos de soberbos trilhos e singles da Azinheira e Benquerença, como que se de damas de honor se tratasem, lá nos aproximámos do casamento própriamente dito. Ao menos tinhamos que chegar a horas para ver quem era o padre, e a malta confessar que fomos à missa.

 Bem cá de longe, avistamos os verdadeiros protagonistas deste dia.
O rio Ocreza, colocando a aliança de casamento em sua esposa. A ribeira da Líria.
Uma imagem muito bonita, que nesta 5ª feira dia 19 de janeiro fica marcada pela simpatia deste nosso convite.
Posto isto, e com as assinaturas já inscritas no papel, fomos ao almoço que nos soube muito bem, mas mal eu sabia o baile que nos/me aguardava. Uma música bem fatela, em que o meu par deste dia, foi a avózinha até ao alto dos Calvos. Dancei até transpirar...Cima, abaixo. Cima a baixo...irra que a música nunca mais parava!!!
Tomara eu ouvir neste baile essas modernices de agora:
..."ah e tal, ai se eu te pego, ai ai ai"... vai lá vai...
Finalmente e com os Calvos à vista, Taberna Seca deixava de ser uma miragem, fazendo esta terra parte da festa. Farto de dançar com a avó, era tempo de dar corda aos sapatos, entenda-se pedais porque o bolo da noiva ia ser partido em Castelo Branco, e nós como convidados deste casamento, queriamos(tinhamos) que estar presentes.
12H30, e eu cada vez mais pensava na música das modernices:
..."ai se eu te pego, ai ai, ai ai"...
A verdade é que peguei mesmo, e à hora da serenata, lá estavam estes dois convidados, acabadinhos de chegar do baile, cansados de tanta pisadela levar/dar na avózinha, mas bem satisfeito por termos sido convidados deste casamento, que esperamos seja por muitos e muitos anos...
Parabéns aos noivos...

Bem, enquanto os noivos agora estão em lua de mel, deixo-vos um pequeno doce do que estou a planear para o passeio"Rota dos lagartos" em GPS dia 13 de maio de 2012.
Trata-se dum magnífico single por onde iremos passar, e que aproveitei para registar num pequeno filme.
Ora dá uma olhadela e desfruta, pois é soberba esta passagem.
Marca na agenda, aparece caso te apeteça.
Inscrições brevemente juntamente com toda a informação para estes 55 kms percorridos desde a Lardosa, e algures por aí...
Apareçam...
...sem travões, a subir...claro...
Esqueci de dizer. Dei €20 aos noivos como prenda de casamento...
Pinto Infante