quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

...vou continuar a escrever à minha maneira...

2008;
2009;
2010;
2011;
2012;
2013;
2014;
As palavras saem à minha imagem, a prosa é a que sei, as fotos são aquela ferramenta, que através das quais tento espelhar os lugarejos por onde vou pedalando, andando ou mesmo acelerando.
Os eventos com a minha assinatura, em 2013 tiveram objectivos conseguidos, pois apenas propus algumas coisas que me pareceram de relevo e interesse.
Os posts colocados, para quem lhe apetecesse e quisesse dar uma vista de olhos espelharam o que gosto de fazer nos tempos livres, entre alguns  prazeres agradáveis da vida,  a bicicleta, motorizada e passeio pedestre.
Destaco no ano 2013, o passeio BTT orientado por GPS. Uma aposta ganha,  um evento que considero de eleição e orientado pela opinião de quem tem participado, um evento de registo, e a repetir.
Outro dos eventos,  um dos momentos altos das voltas do Pinto Infante, foi sem dúvida alguma a concentração de pasteleiras 2013 inserida na feira do feijão frade da Lardosa.
Foi sem dúvida difícil conseguir este meu objectivo. Negociações, como fazer, como levar a malta até Castelo Branco, mas tinha que arranjar à minha maneira.
Sinceramente, após conseguir senti-me o dono do mundo.
Não é correto sentir-me o dono do mundo sozinho não.
2013, com a realização destes referidos eventos, considero-o o ano da amizade e confraternização.
Das pessoas.
Neste dia de feira anual, registei uma entre ajuda louvável e  digna de registo.
Em meu nome, e o mote deste blog, as voltas do Pinto Infante, o que faria sem a VOSSA presença?!
Um parágrafo acrescento para agradecer a todos/as aqueles que participaram nos eventos com a minha assinatura. Teem sido desafios dignos de dedicação que vão aos poucos conquistando amizades e pessoas que por aqui aparecem.
Muito bem haja
Não me posso esquecer de pedir desculpas a todos aqueles e aquelas que no ano 2013, quiseram participar nos meus eventos, e por razões de qualidade dos eventos,  e agradeço que compreendam, ou porque as inscrições, excederam o limite, ou porque eu próprio já tinha encerrado o prazo de inscrições.
Agradeço a compreensão.
A peregrinação anual a N/Sr.ª de Fátima constitui sempre para mim um momento alto deste meu entusiasmo em redor da bicicleta, companheirismo e amigos.
Passeio pedestre, e a promoção do património envolvente à Lardosa.
O último do ano, um passeio guiado à maneira antiga, em que o sentimento de alegria(minha) e daqueles que participam tem-se mostrado razões suficientes para lhe dar continuidade.
Enfim...
6 anos a escrever neste meu cantinho, onde tento sempre em tudo o que aqui  coloco, tanto a nível organizativo, como de escrita para partilhar as minhas voltinhas, dar criatividade, mostrar coisas novas, novas gentes, costumes ou mesmo lugarejos que nos rodeiam.
Os projectos para 2014 aí estão, desde GPS, às pasteleiras, ao pedestre, às tiradas em fininha, Deus me dê saúde, porque vontade de VOS receber não me falta...
Termino, sem travões nas palavras...
BEM HAJAM A TODOS OS LEITORES DESTE MEU CANTINHO, , pelos comentários, criticas e sobre tudo pelo apoio e vontade em participar eventos com a minha assinatura, pois assim enriquecem o meu baú de memórias, que para sempre hei-de recordar...
Parabéns, as voltas do Pinto Infante
Aquele de sempre...
Pinto, o Infante

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

...era o última do João Roxo(comunista)...

Não ficava bem comigo próprio, se neste meu cantinho me esquecesse de fazer uma simples homenagem ao João Roxo; João comunista.
Podia se calhar ir ao baú de memórias mais longínquas, diria infância mesmo. Sim, porque a amizade que tinha com o João não era de agora. 
Não era das bicicletas. Não era do futebol. Era uma amizade que já nem sei, e agora também não quero recordar de quantos anos estou a falar.


Deus e a vida assim quis que acontecesse.
O ultimo de 2013...
Puta que pariu a vida!!!
Quem esteve, ou leu neste meu espaço, certamente se lembra do dia 29 de dezembro de 2013.
É verdade. Há pouco mais de um mês....
Pedalou, sentiu-se cansado, mas ninguém adivinhava o que estaria neste dia 21 de fevereiro eu aqui a escrever!!! 
Quem adivinhava que seria de facto, a última volta de bicicleta que daria!!!



Esta foto relembro-a com mais tristeza ainda!!!
Dois jovens; Dois amigos; Dois HOMENS que desapareceram desta nossa curta passagem pela vida
O Zé das Aranhas, e o João comunista...
Pasteleiras nem sei de que ano!!!

Todas as palavras são pequenas e poucas para descrever a perca de um jovem de 53 primaveras!!!
..."Quim, estás sempre a tirar-me fotografias"..
Nalgumas fotos, cheguei a chamar-lhe o mais fotogénico....

Termino este post de homenagem, com o  sorriso e simpatia humilde que este jovem para sempre vou recordar...
Assim,através de algumas fotos e alguns comentários que me saíram no momento faço a justa homenagem a este sempre considerável amigo...
Descansa em paz....
João comunista para os amigos...
João Roxo de nome...
Quem diria que era o último???!!!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

...entre pézadas e pedaladas...

Um dia desta semana tentei fazer uns kms com a bicicleta de btt, que jaz pendurada algures no meu habitáculo.
Desde 29 de dezembro que não lhe ponho o dito cujo em cima. Em consequência disso a cremalheira e pedais já se encontram bloqueados, a ponto de ter que desmontar para lubrificar.
Aproximam-se grandes e bonitas apostas para este ano de 2014, mas penso ser opinião de todos, que este ano chegava bem de chuva.
Em virtude deste tempo, a melancolia apodera-se de nós chegando a pontos de sentir uma certa tristeza sem saber muito bem porquê!!!
O São Pedro tem colocado cá em baixo água que se farta. Talvez invernos à antiga!!!
Ora se os eventos se aproximam, como se vão realizar se o participante(no meu caso), não está ao nível da fasquias propostas!!!???
Se as bikes estão paradas, há que dar asas(olhó Pinto) aos pés, corda aos sapatos, e sempre que o São Pedro dá uma abébia, de sapatilhas calçadas, ou de fininha vou dando as minhas.
Na 5ª feira passada foi exemplo disso.
Na cidade de Castelo Branco, fiz uma incursão ao Castelo medieval, com saída pelo Zuhai. O tempo era o possivel. Kispo, e com algum frio percorri as ruas da cidade, com passagem pelo Castelo, esbarrando no museu Tavares Proença Jr.º, com o bonito jardim que o carateriza e embeleza.
Sempre agradável um footing de rua. Com passada ao ritmo que aguento percorri segundo os meus colegas(batidos no running) cerca de 13 kms.
Sem bike, há que tentar a forma desejável para as orientações que aí vêem.
Sábado e domingo chegaram com naturalidade...
Sol. Muito sol invadiu a zona da Santa Águeda/Marateca.
Mimosas a rebentarem, a erva de criação foi a olho nu vê la rebentar, passarinhos a chilrear...
Que maravilha!!!

Até me lembrei dos lagartos ao sol....
Não haja dúvidas que a malta agradece este esplendor a eclodir.
Viva o sol... e a primavera...



Lagarto sai da toca...
Saí de casa eram quase 10 da manhã. Como o calo nas partes baixas é pouco, não sabia se me aguentava até às 13H00 em cima dela. 
Assim, escolhi uma volta com poucas inclinações, e soalheira para desfrutar das paisagens que a Beira tem. Santa Águeda, até às Tinalhas, Freixial e Juncal do Campo.
Aqui, para evitar cançassos de maior decidi virar à esquerda até aos caçadores de Caféde.
É uma estrada que particularmente gosto de percorrer, em virtude do pouco trânsito que circula por ali.

Nos caçadores de Caféde, virei à direita alongando um pouco mais a quilometragem.
Os treinos de running fazem uma boa compensação física. Castelo Branco, e aqui aos poucos ia encontrando companheiros que tal como eu gostam de circular.
Na reta do parque de campismo encontrei dois convivas, sendo um deles conhecido de longa data. O ti António Lourenço, que calmamente fazia o regresso depois de um acidente com um cão!!!
Uma m....dum cão saltou-lhe para o caminho no alto da Lousa, e segundo conversa, só não correu pior porque conseguiu no chão, colocar a bicicleta à sua frente, ficando com escoriações e 8 pontos numa perna...
..."amigo Pinto, o cão matava-me"...
Enfim!!!

Como não gosto de circular na Nac.18 nem mesmo aos fins de semana(porque anda por ali cada burro ao volante que é uma coisa doida), separei-me destes dois companheiros e segui pela pedra da légua em direção a Santa Apolónia.
Visita rápida à Mãe, e o badalo batia as 12H00 no sino da igreja matriz de Alcains.
Havia ainda que percorrer os kms que me separavam de Alcains à Lardosa.
Dois dedos de conversa com amigalhaços de longa data, em que um dos temas da conversa, foi inevitavelmente o estado de saúde do amigo e companheiro João Roxo(comunista).
Na vida, por vezes colocam-se duras e grandes  pedras a transpor...
Agarra-te à vida João...
Aquele de sempre...
Pinto, o Infante

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

...uma crónica de inverno...

Um pouco incomodado com o tempo, tenho assimilado e consumido  de que maneira esta chata meteorologia que teimosamente se tem abatido por aí.
À semelhança de outros anos, a chuva e frio fazem parte desta altura do ano, mas se calhar até sou eu, que com o passar dos anos vou ficando mais vulnerável e friorento, ou não!!!
PDI!!!???
As minhas bikes bem aclamam por mim, mas não sei o que se passa a vontade de pedalar tem sido pouca ou nenhuma. Saí de serviço após 24 horas em Castelo Branco, cheguei à Lardosa , enervei-me e fui com direção virada  à Santa Águeda paredão a norte.

Eram 10 da manhã quando saí e iniciei esta minha voltinha. O sol raiava, mas o ar era frio típico desta altura, entrenhando-se nos ossos.
Decidi uma volta "Saloia", e o mais plana possível. Fui pelo paredão em direção a São Fiel e Louriçal.

Levei neste dia a minha caneta original, para registar alguns momentos que ora aqui ora ali achasse bonito registar, e colocar neste meu espaço que também ele vai sofrendo as vicissitudes desta minha vontade de pedalar.


















Enchi o bidon na fonte da transparência, e segui em direção à Soalheira. Um agradável café nas bombas da Soalheira abriram os apetites para prolongar a voltinha mais um pouco. 
Aqui pareceu-me cruzar com o "Ti João" que a solo elaborava ele também o passeio dominical. Em bom tom estranhei não cruzar com mais ninguém neste domingo solarengo a partir das 10 horas.

Subi em direção a Nacional 18,  Atalaia, o sol raiava de tal forma que me permitiu observar a beleza que invade estes campos.
2014, promete um ano farto para a agricultura, este sol de criação, como lhe chamava o meu avô.
Ora sol ora chuva, vamos ver o que dá!!!
Zebras/Vale da Torre e a Lardosa viu-me chegar para acender o lume a conquistar um belo churrasco na companhia dos meus.
As saudades da grossa já vão sendo algumas, mas enquanto as temperaturas não subirem um pouco,a elegante vai ter que fazer mais alguns kms.
Aquele de sempre;
Pinto, o Infante