sexta-feira, 31 de agosto de 2012

...do nascer até ao pôr do sol...

Mais um ano passa, e mais um evento bttista  se aproxima. Vamos encontrando por aí alguma rapaziada que através do prazer, convida um magote de amigos e respetivas familia, e organizam uns passeio englobando toda a gente.
Com a minha participação, existem dois eventos deste calibre:
Uma ida para a piscina de Monfortinho, logo no 1º fim de semana a seguir ao fim das época escolar, e outro, no início do ano letivo.
Assim, este último aí está. O Filipe e Sales abrem o livro até às Aranhas.
Quanto a mim, cabe-me por agora, e neste post preparar e divulgar mais um "treino" de preparação para os nem sei quantos kms que separam a Lardosa(terra das pasteleiras), até às Aranhas.
O dia de 3ª feira, começou pelas seis e meia da manhã em cima dela. Ui!!!, a esta hora do dia, sabe-me mesmo bem. Todo o cheiro envolvente à Natureza são para mim algo de mágico. A neblina, o passar das ovelhas, o pó enfim, qualquer coisa de bom, que me prepara para mais um dia de trabalho.
Ver quase o sol nascer desde a Lardosa a Castelo Branco, foi o que aconteceu. Observei os feijões que rebentam atempadamente para a feira do feijão pelos suburbios da Lardosa até Alcains. Por trilhos mais que conhecidos, circulei, porque à hora da campainha tenho que estar preparado para enfrentar mais um dia de trabalho.
A chegada a Castelo Branco, fez-se já em pleno dia com 35kms vespertinos muito apetitosos.
Trabalho, e pela tarde e à hora de saída toca a vestir novamente a fatiota, esta a de regresso, e pela Srª de Mércules, novo "aeroporto" elaborei o regresso à Lardosa.
Decidi alargar a volta, pois no domingo tenho que estar à altura.

Ora se Pinto sou, neste local ainda tentei levantar voo, mas....sem asas...
o mais que consegui, foi tirar as mãos do travão...
Uma zona que a Beira ganha, e será que ganha!!!Ou será que investe(vamos deixar isso para os entendidos!!!)
Alagão, lanço grande, Montes São Luis e Brito, e a fonte dos Escalos de Baixo deu para saciar a sede. Boa hora. Tempo de subir até à Lousa ainda com incursão à Alpreade, fazendo depois a ascenção pelo outro lado virado aos areões, já em terrenos da Lardosa.
Ora se os primeiros raios de sol os observei no rebentar deste dia, aproximava-se o pôr do sol. A hora rossava as 8 da noite, ou da tarde.
Atravès das casinhas/areões subi, resistindo a uma teimosia minha.
Subir sem desistir em talega até ao cume.
Teimoso!!!...
Com esforço, cansaço, mas com sucesso cheguei ao cimo, vingando a teimosia. No alto, vislumbrava a Lardosa.
Belo treino para o que aí vem...
2012, com propostas de grandes tiradas, vamos domingo 2 de setembro iniciar um belo ciclo, sendo que logo a seguir 220 kms separam a cidade de Lisboa à Lardosa.
Para já, venha de lá o domingo...
Aquele de sempre, sem travões...a subir...
Pinto Infante

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Passeio Pedestre, feira feijão

Agora, chegou a hora de falar um pouco e anunciar o passeio pedestre a realizar dia 7 de outubro, inserido na VII feira do feijão frade, na Lardosa
Este ano iremos percorrer novos horizontes, sendo um dos quais, a albufeira de Santa Águeda(Marateca).
Como sabem, seja de bicicleta, a pé ou de carro, esta zona é sempre um postal fantástico para quem gosta de Natureza.
Desta vez vez desenhei uma passagem através do caminho dos Moleiros com ligação à vila de Soalheira, com imagem de fundo, agora a serra da Gardunha, nesta altura bastante fustigada pelo fogo.

A água desta albufeira vai-nos fazer companhia bem pertinho, sendo que uns 3 kms servirão para desfrutarmos desta bela paisagem.
Pela 1ª vez vamos direcionar o passeio a Norte da Lardosa.
Aparece, e desfruta de mais um evento inserido neste simpático certame.
Pinto Infante

sábado, 18 de agosto de 2012

Festins 2012, com pasteleiras

Olá a todos/as.
Decorria o ano de 2010 quando em parceria com a Associação de Alcains "ALZINE", elaborei uma pequena exposição de pasteleiras no decorrer deste festival.
Este ano de 2012, e após conversas com o Sr.º presidente, decidimos levar por diante mais uma mostra de algumas bicicletas que vão fazer parte do passeio a realizar na Lardosa dia 6 de outubro de 2012.
Convido-te a apareceres neste festival tão bem preparado pela malta da ALZINE, ver e ouvir novas músicas, novas gentes e dar uma olhadela às bicicletas.

Vais ter com certeza motivos mais que suficientes para te deslocares até Alcains, no fim de semana 23,24 e 25 de agosto de 2012.
Aparece, e diverte-te.
Sem travões, a subir...claro...
Aquele de sempre....
Pinto Infante

sábado, 11 de agosto de 2012

Passeio de pasteleiras/bicicletas antigas

Olá a todos/as.
Eis que vamos em meados do mês de agosto, e o calor vai-nos fazendo companhia juntamente com esplanadas, férias, piscinas e umas imperiais bem bebidas na companhia dos amigos e familia.
E como o tempo vai passando sem darmos conta disso, eis que está a chegar mais um certame na aldeia da Lardosa.
A Feira do Feijão Frade
Com este certame um passeio passeio de Pasteleiras/bicicletas antigas onde a simpática companhia de quem nos visita, tem feito deste evento algo de enriquecedor a nivel pessoal, como para colocar o nome da Aldeia da Lardosa no mapa das bicicletas antigas que a todos nós trazem boas recordações, como também serve para fazer deste dia 6 de outubro uma manhã em que a amizade entre as gentes que nos  visitam é um trunfo justificativo para levar e preparar mais um evento que VOCÊS merecem.

Este ano, e como sempre a qualidade deste evento a isso obriga, vamos ter itinerários novos, novos pontos de visita e passagem, novos brindes alusivos à  feira, tentando como mote deste evento promover a Beira Baixa que tanto merece.
Quero desde já agradecer aos participantes dos eventos transatos, pois só com a VOSSA presença tem sido possivel realizar tamanha beleza desta ideia.
Mais uma vez lanço o desafio a quem queira participar.
Trazer a indumentária obrigatória.
A bóina.
Todos/as têm colaborado duma maneira elegante e bonita, ver a malta vestida a rigor relembrando os tempos que caracterizavam a época destas bicicletas. Gentes bonitas.
Peço o favor para não deixarem para último a inscrição, pois quem já participou sabe que o brinde incluido na inscrição, nem sempre é fácil arranjar de um dia para o outro, e não há inscrições de última hora.
Inscrições limitadas a 180 bicicletas.
Estejam atentos a mais pormenores, e divulguem sff.
O regulamento sai em breve
Boas férias...
Aquele de sempre.
Pinto Infante

sábado, 4 de agosto de 2012

...as voltas do Pinto Infante...

Esta, é daquelas voltas que fazem parte "as voltas do Pinto Infante" e que aproveitámos para ver e rever amigos das andanças vertente duas rodas, estas com acelerador...
Amigo de há algum tempo, o Jorge de Sto André das Tojeiras tinha feito o convite à rapaziada que, com prazer gosta de passear e mostrar estas beldades com os "pêtos cheios", e que de uma maneira ou de outra vão fazendo os seus donos ficarem todos babosos.
Um deles é o meu caso, e neste dia também da minha cria mais nova.
Todos cagões, fomos até Stº André das Tojeiras, local este onde já tinha pedalado há alguns anos, na vertente  BTT na "Rota das Tibornas".
Uma aldeia que comemora à semelhança de tantas outras, nesta altura do ano a sua tradicional festa de verão. Simpáticas estas gentes na recepção da malta, e que logo à chegada as caras do costume destas coisas, lá estavam babosos pois claro.
O  Dário e Zé Luis.
A saída depois de um recheado pequeno almoço(com imperial), para compor a coisa deu-se a uma hora que nem interessa. Percorremos terras por onde nunca andei, mas área onde o pinhal era abundante fazendo assim o ambiente durante o percurso duma respiração saudável por ali.
Eu e a minha cria, juntamente com a branquinha EFS de 1968 percorremos este passeio sem qualquer tipo de problema, gozando ao máximo esta manhã e passeio.


Uma modalidade diferente, sendo motivo para que estas duas rodas façam também parte das minhas voltinhas.
Aquele de sempre, desta vez com travões a subir e descer....
Pinto Infante