sábado, 31 de março de 2012

1º treino oficial para os projetos abril/maio

O meses de abril e maio aproximam-se mal se dá pelos dias passarem.
Com a chegada destes meses, aproximam-se passeios, maratonas e eventos que desde o início do ano delineei, e que gostava de atingir e concretizar. Alguns deles vão envolver da minha parte treino duro e extra em virtude da distância passar em muito os 3 digitos e alguns dobrando-os mesmo.
Hoje, último de março, agarrei na minha asfáltica, companheira que me irá acompanhar nestes projetos e fui calejar o dito cujo num selim diferente do habitual...
 No pensamento ia um caminho que devia rondar pela 1ª vez este ano, os 3 digitos.
Lardosa, Soalheira, monte da Gardunha, que começa a ser colorido pelo manto branco da cereja em flôr(esta semana se tudo correr bem irei fazer a anual visita através de Sintra da Beira na outra vertente), Capinha, Penamacor, etc...
A volta até corria bem, e para o 1º a sério o andamento era bom, mas com a ascenção à Gardunha, ao passar Sintra da Beira a chuvinha começou a cair, forçando-me a fazer uma alteração de planos.
Pois...e agora...
Fitas nas árvores não há.
Marcas no chão também não!!!
GPS não tens!?
Inventa!!!
Pois agora desce a Vale Prazeres, e já se vê!!!
Assim, fiz. Com altitudes mais baixas, a chuvinha deixou de me fazer companhia, dando esta lugar a um sol envergonhado mas quente QB para acabar de efetuar esta volta de asfática.
São Miguel de Acha, Escalos de Cima e Alcains viria a seguir.
Ao passar na estrada por uma quinta, fui convidado pelo seu dono para beber um branquinho e vejo o melhor amigo do homem(o seu cão), muito bem arreatado.
O que a malta se riu, quando lhe disse:
-Que grande cruz tem o teu cão!!!

Alombar com tamanha coleira e tamanha corrente, é obra...
Coitado cão!!!
Bem, depois de beber um branquinho, segui o meu destino agora alterado. Através de Alcains dei continuidade à volta pela perigosa Nacional 18, isto porque a hora já ultrapassava os limites pretendidos.
75 kms para já...
Esta semana haverá mais se tudo correr bem e o tempo permitir.
Afinal Lisboa, é logo ali...

sem travões...a subir claro...
Aquele de sempre...
Pinto, o Infante

domingo, 25 de março de 2012

...domingo, d´Orad(o)a...

Domingo, último de março reza a história que para acertar a hora pelo globo, o cantinho dos Tugas, o nosso Portugal(ou será portugal!?), agarre nos seus relógios e chegue os ponteiros uma hora à frente.
Um pouco engripado, tinha combinado com Tomás e filho darmos uma voltinha pelo monte onde se encontra a Sul a N/Sr.ª da Orada.
Assim, no primeiro dia de hora dita de verão de 2012 e já na estação da Primacera, o sol envergonhado acordava pior do que eu. Arrepiado mas com muito vontade de andar, e como combinado, fui ter com os meus colegas ao cruzeiro da Marateca que liga às Tinalhas.
Sob a batuta do Tomás profundo conhecedor da zona ali nos encontramos e fomos fazer a volta que tínhamos combinado.
Encaramos a subida em ascenção via barragem do Pisco/São Vicente da Beira.
Através desta subida vislumbrávamos no alto as antenas eólicas, que lentamente vão rodando, dando ao dia de hoje um toque de pano de fundo. Quando um cenário destes se vislumbra, é sinal de subidas, coisa que eu tanto gosto(ou não)...
Com a respiração pesada em consequência da gripe, as subidas eram para mim todas de dificil progressão. O Tomás, belo batedor destes trilhos, mais o Miguel iam aos poucos marcando a cadência esperando por mim, ora aqui, ora acoli...Tal Pai tal filho...irra...
Por trilhos por mim nunca percorridos em ascenção(se fosse descidas ou retas conhecia), o Tomás orientou a volta a té aos castanheiros do Casal da Serra. Aqui, em trilhos mais conhecidos, sugeri um caminho que nos ligou ao estradão que vem da barragem do Casal, nas entrenhas da Gardunha.
Quanto a mim agradeci terem acabado as subidas...
A descida até ao Louriçal foi pelo canal 2011 em que o Tomás e filho não tinham feito, e que em dia d´Orad(o)a, deu para o conhecerem.

No chafariz do Louriçal do Campo a tal sandoxa XXL foi saboreada, aproveitando para beber também a fresca água que jorra pelo tubo fora.
As horas passavam, e como tinha compromissos familiares, a volta teve que se encurtar pelo caminho dos moleiros através de asfalto. Aqui cada um aos seus destinos, obrigado pela companhia, 5ª feira há mais.
Mais um domingo, mais uma volta, bela companhia, Pai e filho e amigo,  em risada total relembrámos a  velha anedota:
-...sabe o que é o tratado de maastricht!?
- olhe, êuh nã sei, mas triste, triste é o Pai bater no filho;
mas maastricht, maastricht é o filho bater no Pai...
Obrigado pela companhia, Pai Tomás e filho Miguel.
Gostava neste post deixar um agradecimento especial, mais um, às aldeias de xisto, pois é mais uma entidade a abraçar este meu projeto, rota dos lagartos orientado por GPS.
Como sabem, os eventos que organizo é sem associativismos e sem fins lucrativos, mas solicito apoio na divulgação da NOSSA Beira Baixa e por onde o trilho que proponho à malta passa.
2012 aí está, e mais uma vez, lancei o desafio a mais entidades, e desta vez, alarguei horizontes.
Além da Câmara Municipal de Castelo Branco, outras entidades estão a colaborar.
Confirmado
"aldeias de xisto"

Além do apoio dispensado, aldeias de xisto faz questão de colocar este evento
"rota dos lagartos orientados por GPS"
Porquê?!
O trilho que enviarei na véspera e que escolhi para este ano do passeio btt orientado por GPS, tem passagem nesta II edição por estas aldeias, onde o xisto predomina.
Assim é com satisfação que recebo estes apoios que não sendo monetários são para mim de enorme importância para embelezar e brindar quem queira comigo desfrutar de mais uma manhã em que a bicicleta, amizade, confraternização e gosto pela Natureza são pura e simplesmente convidados especiais...
Bem haja.
Caso queiram, dá um salto aqui
Aquele de sempre, sem travões,,,,
Pinto, o Infante

segunda-feira, 19 de março de 2012

...o dia do CRIADOR, o PAI...


Olá a todos/as.
Como tinha programado para esta semana uma voltinha de "maminha", com início para os lados de vale do Côvo canal 12 da Lardosa, hoje em dia do CRIADOR, decidi antecipá-la e fui ver o que davam aquelas fitas e rodados de moto4.

Assim, e como verdadeiro PAI fui pôr a minha cria mais nova ao estabelecimento de ensino para os deveres. Café matinal,  e com um vento horrivel e  perna ao léu decidi ir fazer a voltinha. Pelas 9 e qualquer coisa lá estava eu no local onde na 5ª feira tinha largado as fitas. Segui-as a uma velocidade considerável, ou não se tratasse da descida para os areões.

Chatice...
Ao chegar lá a baixo reparei para tristeza minha que as fitas me orientavam para os Escalo de Cima, e não era bem a volta destinada com orientação que queria para hoje.
Sem ideias, e agora?!
Decidi pelos Barros subir novamente até à Lardosa pelo campo de futebol e ir até Louriçal.

A música, minha companheira destas andanças, até marcava a cadência. I like to move it, era o tema que me entoava aos ouvidos. Mas qual o trilho que escolho?!
Fraco de ideias neste dia, km após km decidi enveredar pela Senda dos lagartos 2011.Lembram-se. Um património lindíssimo que me veio à memória ir visitar.

É isso mesmo. Saciei a sede na fonte da Soalheira, e a subida encaro-a pelos lagartos 2011.
Quase, quase na curva após a igreja Matriz ouço barulho, e sou surpreendido por um grupo de companheiros, também eles a desfrutar destes belos trilhos.
O Bifas, o Balaia, o Mira e o João(se não me engano, desculpa João).
Conversa puxa conversa, blá blá blá, entro às 4, eu às 5, os turnos são assim, e se eu ia continuar a Senda dos lagartos ao contrário de 2011, estes companheiros faziam-na no mesmo sentido.
Faziam o trilho da maratona de Alcains que se aproxima, disse o Balaia.
Ora se contra fatos não há argumentos, cada um a seus destinos até logo pessoal que ao meio dia tenho que estar na Lardosa, e eles em Alcains. É sempre agradável encontrar malta nos trilhos...
Prossegui a senda até N/Sr.ª de Fátima que se encontra à entrada do Louriçal.
TV?!
O que é que é isto ó meu!!!!???
TV no campo!!!Brutal...
Desta vez fiz a descida do campo de futebol do Louriçal pelo último do ano e percebi afinal a razão da TV.
A Senda dos lagartos 2011, está a ser modificada.
Os lagartos foram devorados por um tigre. Se calhar para o ano 2013 vamos ter a rota dos tigres,eh eh
brincadeira, só pode...


A paisagem mantem-se bonita. Um pouco mais triste talvez, em consequência do tempo que se faz sentir numa altura em que o colorido Primaveril devia ser maior.
Pinto, olha a hora!!!
Ainda tentei cruzar-me com os companheiros de Alcains no caminho dos Moleiros, mas atendendo à hora que se aproximava do meio dia, não foi possivel apanhá-los.

Neste GRANDE, dia do Pai 19 de março de 2012, e com este trajeto de boleia, andar à maminha, ou na senda das fitas, ou ainda na Senda dos lagartos, só me apetece mesmo dizer um provérbio popular alusivo a esta data:
...com as calças do meu PAI sou um Homem!!!...
as voltas do Pinto Infante, deseja a todos os Pais um dia feliz.
Aquele de sempre, sem travões....
Carrega aqui, vê e comenta:

Pinto, o Pai Infante

quinta-feira, 15 de março de 2012

dia de reconhecimentos, com "maminha" à mistura

Em mais uma 5ª feira, esta dia 15 de março o dia era mais uma vez de desporto. A proposta veio do Tomás em fazer um 1º reconhecimento ao rico mês de maio que aí se aproxima.
Dia 10 de maio, por motivos profissionais, vamos realizar a rota de BTT para os colegas de profissão. Pois então, não é só lutar pela segurança do País. A malta antes do ser, já o era.
Uns para aqui, outros para acolá, no final de contas apareceram 3 amantes da coisa.
O Tomás, o Nunes e eu Pinto Infante.
A ideia é em maio, dia 10 juntarmos quem possa e queira particiar num passeio organizado por nós com apoio superior nos bastidores, e toca a pôr a malta a circular.
A moda já vem de 2011, com a rota dos postos na Idanha-a-Nova. Já circulámos pelos lados da Covilhã. Agora chegou  a nossa vez de meter mãos à obra, e então esta 5ª feira fomos elaborar o 1º reconhecimento.
De castelo Branco a Alcains distam 13 Kms. Saimos pela imponente obra do "aeroporto"de Castelo Branco, Monte São Luis, Fonte Maria Rodrigues e com 23 kms iremos fazer uma pequena paragem na minha terra Natal.
Alcains.
O Monte São Luis possui uma passagem de beleza animal brutal e muito bonita. As cegonhas às dezenas fazem desta passagem um postal muito bonito.
Alcains e com incursões à Pedra da Légua via parque de campismo faremos o regresso a a Castelo Branco.
Na Santa Aplónia fiz o regresso à Lardosa, deixando os meus colegas elaborarem o resto do reconhecimento, pois outros afazeres me esperavam.
Os kms a percorrer é o que menos importa para esse dia, pois o que interessa é pôr a malta a praticar algum desporto e movimento, porque o sedentarismo faz mal à SAÚDE.
Circular é o tema para dia 10 de maio.
Até já, porque as horas iam passando, e as 11H26 já davam no relógio, e até à Lardosa ainda faltavam 10 kms de distância.
Fui encher o bidon de água, e regressei à Lardosa pelo estradão do ribeiro da Azinheira.
Conselho de amigo:
Cuidado com o circular na Nacional 18 em todos os veiculos, quanto mais de bike...
Quanto a mim, nego lá a circulação, e como conheço os atalhos, decidi sair da minha terra Natal pela casa do Povo de Alcains, variante e cassete 18 pelos estradões do ribeiro da azinheira.
Ao sair do alcatrão, reparei numas fitas em muito bom estado, aparentemente colocadas ali à pouco tempo(pelo aspeto), usadas em passeios de TTs, moto 4, jipes e passeios de bike.
A olhar para o rodado pareciam-me de moto4, e decidi à maminha circular sob a orientação das mesmas. Não é que me perdesse, mas curioso as segui, com algum cuidado não levasse com um maquinão das motos 4 pela frente!!!
Ribeiro da azinheira, monte do Artur, passagem férrea, zé Ovelha, e até ao Vale do Côvo me orientaram.
Sob esta orientação, fiquei sinceramente com a coisa no gôto.
Perto da Lardosa, tive que abandonar esta orientação por fitas em consequência da hora.

Fitas estas que vão marcando zonas para a malta circular, e o Nunes em conversa de tarde, a limar arestas disse que quando faziam o regresso a Castelo Branco também as havia na Pedra da Légua.
2ª feira o NOSSO DIA, dia 19 de março, caso o tempo permita, desde vale do Côvo/Lardosa sítio onde abandonei esta orientação de maminha(eh eh), vou segui-las, quiçá descubra coisas novas para rechear o meu baú, ou pura-simplesmente ver coisas que já conheço, mas que sirvam para mais uma volta de BTT.
Cheguei à Lardosa com 82 Kms percorridos, em companhia profissional e amiga, e que os TPCs já começou a ser estudados.
Rota dos lagartos, 13 de maio, orientem-se até à Lardosa.
Aquele de sempre....sem travões...a subir claro...
Pinto, o Infante

quinta-feira, 8 de março de 2012

...na companhia da fininha...

 
A fininha tem andado pendurada, bem conservada no sítio dela.
Embora triste, ela e eu, pois a grossa tem feito mais companhia ao dono do que ela.
Ora, mas se o mês de abril está aí à porta, e tracei  objetivos para concretizar, a preparação, essa  tenho que a começar.
Embora os campos e trilhos estejam soberbos para a prática do BTT(a grossa), hoje 5ªfeira foi dia de efetuar algum treino nesta bike, sendo no mínimo necessário encher os pneus.
A minha madone há já algum tempo não me fazia companhia.
Assim, a volta pensada, seria sair da Lardosa, subir Gardunha pela Sintra da Beira e descer o monte até ao Fundão, e vice versa.
Alguém se lembrou de abrir as portas da serra, e dar asas ao vento, que só não trouxe para baixo o que não foi capaz. A fininha até para trás andava...
Desisti desta volta, fazendo uma incursão à barragem de Santa Águeda(Marateca) para apalpar o vento. Belo. Aqui não se nota. Póvoa de Rio de Moinhos, subi às Tinalhas, efetuei a 1ª subida de 2ª categoria, e continuei até ao cruzamento do Sobral do Campo com pensamento a São Vicente da Beira, Casal da Serra, Louriçal e Lardosa.
Grande calinada me esperava.
neste cruzamento(Sobral) existe uma placa que diz;
TRIPEIRO(localidade entenda-se).
Fiz esta escolha, porque pensei que esta terra daria ligação à estrada que liga Almaceda a Castelo Branco. Engano meu.
Ora, se nunca por ali tinha andado a pé ou de carro, de bike muito menos...
Num tipo de caminho que em nada aprecio, serra e constante sobe e desce chegava ao Tripeiro. Sem saber muito bem onde andava, questionei uma simpática  Sr.ª que logo me apelidou de "doido".
..."saída pra donde!!!???...
Só queria era sair dali, e apanhar a dita estrada.
..."nada disso. Isto não tem saída"....
Na verdade, e ao fim de alguns minutos de conversa, lá me aconselhou a voltar um pouco atrás e ir ter a uma terra de seu nome Mourelo, segui até Pereiros e depois São Vicente da Beira.
À saida levei com uma parede em cima para aí de 30% inclinação.
Irra. passados 6 Kms aparecia Mourelo. Nova abordagem a outra Sr.ª.
..."tenha paciência, mas vai apanhar tanta subida ...coitado"...confessara outra..
Aos poucos, e algo apreensivo, ia-me apercebendo da razão da Sr.ª.
São Vicente nunca mais chegava...
uuufff
São Vicente da Beira, já a gente conhece muito bem....
A entrada foi pelo Casal da Fraga.
Até à Lardosa foi um tirinho. As horas, essas aproximavam-se muito rápido dos compromissos familiares.
A descer ou a subir, os travões poupavam-se, e as pernas, essas já nem as sentia....
Com os bofes na boca, o meu primeiro treino para abril, foi a escolha mais errada que poderia ter tomado.
Valeu com tudo, os 64 Kms em constante sobe e desce, mas que deu num valente empeno neste dia.
2ª feira há mais...com tirada a rondar os 100 kms, isto se o vento não bafejar a minha fininha....
Aquele de sempre...
Pinto Infante

quinta-feira, 1 de março de 2012

aos pés de suas magestades, as antenas

Se calhar era dia de RRRR´ssssss
Hoje foi dia de rotinas...
Rotina de 5ªs feiras desportivas...
Rotina das manhãs...
Rotina do estradão da Gardunha...
Rotina daquela subida às antenas da Gardunha...
Rotina de perder peso a subir o monte...
Rotina em me enervar cada vez que subo este monte, por não ser capaz de subir estes quilómetros(8 e tal) que teimo em não ser capaz de os fazer à primeira e de seguida...
Irra tanta rotina...

Então vamos lá contar um pouco do que foi esta minha rotineira manhã de 5ªfeira.
Com os meus colegas do costume a terem motivos para não me fazerem companhia, decidi ir cansar o cabedal nesta subida de estradão que me levasse a algo que detesto.
As subidas.
O mês de março já cá canta, e o abril aí vem, e com ele grandes aventuras me vão bater à porta se Deus quiser. Coisas de devoção, diria...
Lisboa, já lá vai, mas ficou a "promessa" através da bicicleta fazer a ligação de lá para Lardosa, em roda fina, porque roda grossa já está, e então como dizem os craques da coisa, há que dar carga...

Saí da Lardosa com o objetivo de ir ver o topo da Gardunha, onde existem as magestades deste monte.
As antenas da Gardunha que fornecem informação e transmissão a tvs, bombeiros, autoridades etc..
Até lhes por os olhos em cima, tenho que me vergar 1 ou 2 vezes não conseguindo fazer esta subida de 8,400 metros de seguida. Não sei qual a percentagem de inclinação, mas não me devo enganar muito se disser 8/9 % sempre com exceção dos últimos 700 metros que tem que se cerrar os dentes  e não levantar a cabeça até chegar ao topo, porque aqui deve andar por volta dos 20%..até dói!!!
Fui pela saida 18 da Lardosa com Soalheira logo ali.
São Fiel observava um amante da modalidade iniciar o ataque ao monte. Já demorei 1H40 em tempos.
Já demorei 1H20 noutros. Hoje com montada de batismo ao monte parei algumas vezes para registar umas fotos, mas parar parar foram 2 vezes, e lá cheguei em 1H05. Bom para um "arrastão" como eu que detesto subir, quanto mais este estradão!!!
Ao som de ÉNIA suas magestades iam-me dando as boas vindas, que neste dia tiveram direito a limpeza, porque um srº  da PT ali se deslocou para manutenção,confessou.

Placa engraçada no inicio do asfalto ao km 5,2, onde a terra deu lugar ao um alcatrão que começou a cantar...
"CAR-DA-DO"Onde é que já ouvi isto???
Alguma conversa, toca a vestir porque o vento aqui soprava um pouco.
A descida,,,,vivam as descidas,,,,
Esta minha bicicleta foi lá pela 1ª vez, serviu como batismo de voo. Voo?!
A descer até voa!!!Com  a outra máquina de suspensão total as descidas e velocidades(cheguei a dar 75 a descer), eram encaradas de outra maneira, mas como a idade tudo trás, e mesmo a ouvir AC/DC thunderstruck em altos berros(coisa que adoro a descer), hoje desci devagar e cautolosamente, a 55 kms/hora..
Enfim, mais uma rotineira 5ªfeira, no rotineiro estradão de ligação da Gardunha/antenas, mas que sabe sempre bem chegar ao topo e com sensação de objectivo atingido.
aquele de sempre,,,
Pinto, o Infante