domingo, 25 de novembro de 2012

...pelos encantos da Açafa...

...quem não se lembra de um dos bons eventos que se realizavam  na Beira Baixa!!!???...
 Trilhos da Açafa
O pedido em 2009 foi concedido pela mão do meu amigo António Pequito. Ser o dorsal nº 1 em virtude de ter ganho o concurso de fotografias neste evento, versão 2009.
Acabou o passeio, ficou a amizade.
Chegámos a rondar os 600 inscritos...
A última, essa nem a quero recordar!!!
Bem, e os anos passam......

Donos e Senhores dum excelente evento o Pequito e o Jorge um pouco por insistência de alguns amantes da coisa, decidiram por mãos à obra, juntar uma equipa, foram ao baú recheadíssimo da Açafa e seja o que Deus e São Pedro quiserem.
Desta vez não eramos 600, mas a meia centena, foi o número que abraçou este domingo de outono. O tempo de véspera apresentou-se carregado de água, mas neste domingo o sol seria mais teimoso do que a chuva.
Ora do lado Norte, ora do lado Sul, a malta juntou-se pelas 8 e tal perto das 9 da manhã para em grupo, e sob a batuta do Paulo na frente e Pequito na retaguarda invadimos uma Açafa carregada de recordações.
Foi com tristeza que a massa adepta da BTT vimos este excelente evento acabar.
Neste domingo,saímos pela subida da barragem do Açafal.
A Beira Baixa neste dia estava em desvantagem, em virtude dos do lado de lá do rio Tejo trazerem uma armada muito bem constituida. Os "Rodas de São Mamede" muito bem comandados por um amigo e colega de profissão de longa data. O Marco Castelo.
Uma rapaziada sempre alegre e divertida, fizeram juntamente connosco uma manhã cheia de recordações.

É com estes eventos que se vivem amizades, alegrias e grandes recordações, lembrando neste dia, coisas e tempos que já lá vão. Neste dia, os" trilhos da Açafa"
Conhecedor QB do vasto e invejável património de trilhos e bredas, bem à maneira de os recordar, o Pequito pôs a malta a circular por trilhos de Sarnadas de Rodão, Atalaia, Rodeios e Vale do Homem.
Alguns azares neste dia, em concreto para o Serrasqueiro e Pequito. Quanto ao do Serrasqueiro um furo na benção da Açafa. Quanto ao azar do Pequito, já lá vamos.
Nas sarnadas de Rodão, o Paulo fez alto à rapaziada para degustarmos uns secos e saborosos borrachões, e broas de leite acompanhados dum suminho. Muito bom.
A conversa com o Castelo uma constante, mas aqui os pormenores faziam parte da prosa e das "saudades" da boa gente alentejana que em outros tempos me fizeram companhia na vida profissional.
É sempre com enorme prazer que revejo grandes amigos, e neste tipo de eventos mais ainda, pois um pouco "graças a eles" aderi ao BTT.
Foi quando as lides profissionais decorriam em Portalegre que alguns deles(o Castelo e Matroca), me meteram o vicio do BTT.
Ainda bem.
Aos poucos o trilho engolia e absorvia a Açafa...
Cheirava a trabalho destas gentes que com toda a certeza e prazer procurava trilhos/bredas e singles para oferecer a quem por ali aparecesse na Açafa.
Lindos trilhos...

Rodeios, Vale do Homem(espetáculo de trilhos), e em virtude das levadas de água que antecederam este domingo, os mordomos da coisa optaram em fazerem uma ligeira alteração ao percurso. A turma alentejana sob a batuta do Castelo "agradeceu", pois antes um dos alegres companheiros decidiu ir a banhos forçados, como que se de um SPA se tratasse(felizmente sem se aleijar, um companheiro foi mesmo ao charco).
Recompostos, seguia-se, o grande azar do dia.
A bike do  Pequito, partiu o drop out. uuuiiii!!!
Desmonta, monta, faz single speed e lá conseguimos colocar de novo o Pequito no trilho, com ajudas extras, mas conseguindo assim levá-lo até ao fim.
Enquanto a mecânica saía, houve ainda tempo para mais brincadeiras.
Diria mesmo, o mistério da Açafa...
O Pedro que se dipos logo em colaborar abandonou a sua montada.
Depois...
Depois eis o mistério!?
Quando a single estava pronta, o regresso ao trilho, e o Pedro!!!
Alguém viu a minha bike!?
Tudo brincadeira de salutar, a bike misteriosamente apareceu no meio do nevoeiro...
Ficámos um grupo para trás, e o outro conduzido pelo Paulo Martins dirigia-se a banhos quentinhos que estavam.
Quanto a nós, com calma, novamente pela barragem da Açafa, demos entrada em Vila Velha de Rodão, para nos juntarmos ao resto do pessoal.
Com todo o grupo aconchegado e a hora já ia um pouco adiantada, o almoço abastecido por uma excelente e farta sopa, carninha muito boa e um belo tinto cá da Beira a acompanhar. Pena tive, por compromissos pessoais, ter que abandonar tão simpático almoço e companheiros, porque já soube que a castanha assada e a jeropiga souberam a lanche...
Para terminar endereço um grande abraço ao Castelo e aos alegres companheiros alentejanos, porque estes passeios servem mesmo para isto.
Confraternizar...
Ao restante pessoal, foi um prazer ver e rever malta que já não via há algum tempo, sendo sempre para mim, um prazer fazer parte da lista de convidados destes eventos.
No fim, a nossa contribuição para o mês da caridade foi naturalmente lembrada.
Pequito e bombeiros voluntários façam favor de reeditar este belo evento, que a malta vem com certeza, e agradece..
Um grande abraço daquele de sempre...
...tira as mãos do travão...a subir claro...
Pinto, o Infante

4 comentários:

Anónimo disse...

Boas Infante.
Sem dúvida alguma que o Pequito e ao Jorge nos proporcionaram um domingo maravilhoso, a fazer lembrar os saudosos "trilhos da Açafa". A eles uma vez mais meu obrigado.
Gostei de ver que certas pessoas para tirar uma foto tiram as coordenadas todas ao cenário, assim como outros que no meio do nevoeiro perderam a sua companheira, não se podem largar as "cachopas" que elas fogem logo e finalizando, existem certos atletas que "esbarram" sempre em alguma árvore com fruta e nesta altura ainda encontram uvas, eh eh.
Pena não teres ficado para o magusto, pois a jeropiga de Portalegre estava divinal que até se esquecem das bicicletas,eh eh.
Um abraço.
Simões

Pinto Infante disse...

Pois Simões.
Já o disse várias vezes e pessoalmente manifestei a minha tristeza deste abandono dos "trilhos da Açafa", mas...
um dia/manhã muito bem passado, e com pena minha e tu sabes porquê tive que vos abandonar mais cedo. A malta de Portalegre não falha, e estes(alguns) conheço-os bem. Grande rapaziada.
bem haja pelo comentário e quando formos a Portalegre pode ser que eles se aliem a nós.
Talvez dia 30 os teremos como convidados.
sem travões...
Pinto Infante

Fidalgo disse...

Foi pena ter coincidido com uma Visita temática que exigia a minha presença (trabalho), caso contrário eu seria um dos que diria presente. Este é o passeio com que sempre me identifiquei. Fica para a próxima, o Pequito fica-me a dever essa!!!

Pinto Infante disse...

pois de facto uma falta assinalavel.
quando outros fatores se levantam, a vida manda.
prepara-te que outro está na calha dia 30 de dezembro.
os trilhos da Açafa são sempre de encher o olho!!!
um grande abraço
Pinto Infante