domingo, 6 de maio de 2012

...uma última abordagem à lagartada...



Olá a todos os leitores do meu cantinho.
Este fim de semana que se aproxima, 13 de maio de 2012 vem aí mais um evento com a minha assinatura, e que faz jus ao meu blog.
as voltas do Pinto Infante
Um evento em que o apoio de várias entidades da Beira Baixa de forma gratuita comigo abraçaram este evento,tentando promover e divulgar os trilhos do meu baú, e ao mesmo tempo mostrar um pouco da beleza que a caracteriza, com especial incidência este ano de 2012, às aldeias de xisto.
Para domingo, 81 companheiros do pedal disseram sim a este meu projeto. Excelente moldura que com certeza vai encher de cores uma Natureza que por si própria assinou uma escritura com São Pedro que fez e está a fazer questão de embelezar mais os trilhos por onde a malta vai circular.
A azáfama da procura dos trilhos foi enorme, pois o ouro que tem caido do céu a isso obrigou.
Alternativas estão feitas, mas o original vai com vontade de todos ser o trilho que proponho.
Vamos sair da Lardosa em direcção ao esplendor da Santa Águeda, vulgo Marateca, o espelho de água da Lardosa que bem caracteriza esta zona da Beira, e depois....
Bem, depois, desafiei o meu amigo Tomás que abrisse o livro dele e introduzisse coisas bonitas da sua terra Natal.
As Tinalhas. Bem haja Tomás.
Como já o disse, os pózinhos do Barbaido vêm a seguir, e ,,,vamos ver
Domingo, 6 de maio uns apareceram para testemunhar e colaborar, outros não vêm no domingo por razões que cada um sabe, mas o que é certo é que apareceram 8 companheiros.
Na Lardosa foi o café matinal.
Blá blá e lá fomos nós...
A ideia era com a ajuda deles, sempre uma mais valia, arranjar ou perguntar o que achavam caso esteja a chover, e as ribeiras por onde iremos circular seriam ou não transponiveis...
Brutal mensagem e apoio recebi;
..."deixa-te disso, que o pé molhado faz parte do btt"...

Ora para aqui, ora para ali, a alternativa esbarrava em nós sem grandes sobressaltos. Belo.
Se na véspera de moto com outro amigo a achei um pouco violenta, neste domingo de bike até a achei bem ciclável e acessível. Triste também!!!
Triste, porque ao fim de tanta pesquisa, não levar por diante a minha ideia de mostrar coisas novas, seria triste não passar por lá!!!
Ora se me deu algum trabalho pesquisar e pedir aos donos autorização de passagem, com estas chuvas as coisas complicaram-se um pouco, pois os caudais das ribeiras impediram o acesso neste dia.
Pois...
Mas a opinião era unânime..
..."calma Pinto, que vai estar bom, e as temperaturas vão baixar os caudais permitindo ver aquilo que está da outra margem"...
Belo. Bem haja malta...
Levei-os até uma terra onde quem quiser pode fazer uma paragem estratégica e desfrutar de uma tasca à antiga, ou não estivesse a falar da Beira Baixa.
O meu amigo Carlos Dias realizou há uns anos atrás um passeio em que participei, e antes do almoço fui conhecer na companhia de alguns companheiros do pedal, a referida tasca, que sem segredos esta gente merece que aqui a promova nesta singela terra:
procurem a tasca:
Ti Benvindo e da Ti Gracilda no Barbaído.
0,15€ cada branquinho, em que nessa altura do passeio era a €0,10...
Referência para este domingo 13 de maio.
É daquelas tascas em que a ASAE nunca devia entrar, pois a simplicidade destas gentes faz a alegria dos que lá "passim" e a maneira de passar o tempo de quem lá mora.
Neste domingo, eu fui para a a tradicional MINE(2, para não vir com o chassi empenado).
Aos poucos, e com terreno pesadito elaborei o regresso. Elaborei, não!!!
O cicerone Tomás meteu mais uma vez a colher, e sob a batuta dele chegámos a oura terra da Beira(debaixo do véu).
Domingo há mais histórias, mas essas agora são para os que comigo irão partilhar deste evento.
Sem travões, a subir claro,,,,
Aquele de sempre....
Pinto, o Infante

4 comentários:

Anónimo disse...

Bem pelos vistos no domingo vai ser mais uma festa de arromba na Lardosa e arredores. Pena a minha burrinha, a pasteleira, nao ter cavalagem para essas andanças. Se o evento for para continuar quem sabe num futuro, depois de algum treino, me aventuro. Pelas fotos, a paisagem vale por tudo. Espero que corra tudo bem para todos. Um abraço do amigo e seguidor fincado aqui do teu cantinho. Ricardo Marques

Pinto Infante disse...

boas amigo Ricardo.
mais um evento vem na tua terra Natal com a assinatura do costume. vamos mais uma vez promover a Lardosa e a Beira Baixa, desta vez as aldeias de xisto são as previligiadas. São de facto postais dignos de registo, e que se quiseres um dia destes levo-te lá para de pasteleira percorrermos este cantinho muito bonito.
obrigado pelo comentário e domingo vamos passar à porta da tua Mãe a partir das 08H30
abraço
Pinto Infante

Iris Afonso Pais disse...

Embora não o conheça, permita-me que o trate por amigo...
Agradeço a sua simpática referência ao Barbaído, vulgo Centro do Mundo!
Cresci no Barbaído, na companhia dos meus avós maternos, tios e primos paternos.
Recordo com alegria e saudade os muitos momentos de infância vividos na tasca dos meus queridos primos do coração, Benvindo e Gracilda!
Não é por serem da família, mas são realmente gente boa, daquela que cada vez vai rareando mais nestes tempos de crise!...
A minha prima (filha da irmã mais velha do meu pai) é um doce de pessoa, sempre com um sorriso pronto e o coração aberto àqueles que visitam aquela terra.
Bem haja por dar a conhecer aos cibernautas alguns dos encantos das nossas aldeias beirãs e do acolhimento que nelas existe aos que as visitam.
Ali não é preciso mares de gente à luta por promoções de cinquenta por cento... Ali a promoção é permanente e não se exige um elevado consumo mínimo!
Continue a organizar belos passeios e a publicar imagens desses eventos.

Com amizade, Iris Afonso Pais

Pinto Infante disse...

É gratificante receber comentários destes, e aperceber-me que não é só malta da bike a ver o meu cantinho.obrigado.
quanto ao divulgar a Beira Baixa que defendo até que possa, e relativamente a esta caracteristica tasquinha, pessoalmente já a conhecia com uns amigos de 2007. sempre a coloquei no meu roteiro, e este domingo 13 de maio 85 elementos que participaram neste evento lá pararam, pois a coordenada em gps assim os enviou para lá, e beber com o Ti Bem Vindo e Ti Gracilda um branquinho.
Tudo tinha combinado com eles para receber a malta, e a alegria manifestada por estas gentes(seus primos) foi tamanha, que obrigatóriamente tinha que promover a titulo gratuito estas gentes que com carinho os receberam.
mais uma vez bem haja pelo comentário, e esta semana farei o rescaldo do que se passou no domingo, dia de N/Sr.ª de Fátima.
Pinto Infante