terça-feira, 15 de maio de 2012

...o que conta são VOCÊS...

Rota dos lagartos, foi o mote lançado pelo meu amigo Luis Martinho aquando a sua passagem pela presidência do Centro Popular de Cultura e Desporto da Lardosa.
Naquele tempo, imperava que a coisa se fizesse por colocar a tradicional fita na árvore ou arbusto orientando assim os convivas da bicicleta.
Com o passar dos anos, e para quem me conhece, sabe que a monotonia é algo que não faz parte da minha maneira de ser. Inovar. Uma pequena palavra que gosto em tudo o que meto.
Bicicletas, na vertente mato, Pasteleiras e a pé. Os pedestres.
Onde é isto?!
Lardosa. Uma pequena aldeia com os habitantes tão simples como outra terra qualquer, onde eu, no meio desta gente faço parte.
Ora, se de há uns anos para cá tenho recebido convites a organizar coisas, o gosto e prazer também é todo meu.

É com prazer que organizo estas coisas, um pouco por prazer, outro por divulgar e promover através destes eventos por carolice escrever e sublinhar o nome de certas terrinhas, ou mesmo aldeias que nos dias de hoje dão lugar a lugarejos que em dias como o deste domingo conseguimos colocar um sorriso no rosto de gentes que provávelmente é a única vez no ano que vêem tanta gente por ali.
Rota dos lagartos, passou em 2011 a pertencer aos roteiros destas zona que refiro, sendo preferência minha tentar conciliar o nosso prazer da bicicleta, espirito de grupo e camaradagem fazendo de um banal passeio de domingo um hino à confraternzação trilhando por trilhos que apelido do meu baú, percorrendo zonas que para uns são desconhecidas, e para outros embora as conhecendo aproveitam para comigo partilhar um simples domingo, mas GRANDE em minha opinião.
 Nestes dois anos, o objetivo tem passado por tentar trazer gentes um pouco de todo o lado, o que se torna cada vez mais dificil, conhecendo todos nós a realidade dos dias de hoje(maldita crise).
Gasóleo, portagens, desgaste do carro...enfim são substantivos que tem que ser muito bem pensados para....para apenas dar uma volta de bike...
Como é que faço para trazer à aldeia da Lardosa gente que queira alinhar neste desafio!?
Tem sido uma pergunta que faço em tudo o que organizo!!!
Qualidade. Talvez!
Carrega e vê fotos gentilmente cedidas pelo Pedro Antunes
Isso mesmo é o que tenho ao longo destes anos, tentado dar a quem me visita na qualidade de residente da Lardosa, e como organizador.
Ora se 2011 trouxe esta novidade orientada por gps, colocando a malta um pouco à nora, 2012 a aposta e desafio orientou-me para as aldeias de xisto.
É uma zona bem tipica da Beira, sendo a predominância, o xisto.
Martim Branco e Barbaido.
Já lá tinha passado o ano 2011 na maratona de Castelo Branco e outras digressões dominicais. Fiquei cá na "alembrança" de um dia fazer o que se fez este domingo.
Orientar a malta até lá, permitindo desfrutar desta zona, fazendo com que as gentes destas terras testemunhassem a passagem dos convivas.
À semelhança de 2011, solicitei apoio de caráter gratuito com tudo o que fosse trunfo para promover esta zona.
Fotos do Tomás Pires:

Todos a quem o solicitei, abraçaram a ideia da melhor maneira que puderam, aos quais agradeço, e refiro:
Junta de Freguesia da Lardosa;
Associação de Festas da Lardosa;
Aldeias de Xisto, na circunstância Sr.º Geraldes;
Câmara Municipal de Castelo Branco, na circunstância Dr.ª Cristina Granada;
Bicicletas do Amieiro, na circunstância o meu amigo Rui;
Restaurante, Roxo catering, na circunstância José Farias e Albertino;
A eles e em nome individual o meu bem haja.

Ah pois é, nunca posso esquecer agradecer os "meus voluntários" de sempre presentes nestas alturas:
O meu amigo Qui Tó, Osvaldo, Duarte e Marques. Monumental esta malta que me ajuda, e sem eles todas estas coisas não é possivel levá-las por diante.
Por falar em agradecimentos, este ano tive um contributo muito importante por parte dum amigalhaço, este bem conhecedor da zona. Com os olhos do meu amigo Tomás, fomos orientados desde as Tinalhas até ao abastecimento. Tomás foste grande. Bem haja.
Pois, com isto o dia chegou mesmo.
13 de maio calhava assim mais uma orientação em gps.
Lá estavam eles à hora marcada para ouvirem uma grande palestra de avisos e alertas que tinha para dar.
08H30 começavam a sair os avisos e alertas para algumas coisas que achei mais importante.


A ordem e saída foi mais ou menos pela da inscrição, sendo que ao Luis Reis e sua equipa coube sair em 1º.
Aos poucos os 85 companheiros que participaram neste evento estavam lá no trilho proposto. Uns mais orientados que outros, o que é certo é que orientados circularam com excepção do monumental engano de todos a partir da 1ª aramada. Todos escolheram a pior transposição, sendo que o caminho estava do lado de lá...Brutal...eh eh
Pelas 08H45 já toda a malta circulava em direcção ao explendor da Santa Águeda, barragem da Marateca.
Com um colorido muito bonito, invadiam os trilhos que até o São Pedro neste dia de N/Sr.ª de Fátima quis dar o ar da sua graça uns dias antes, fazendo-me até arranjar alternativas às ribeiras e charcos que a malta tinha que tanspor.
Os campos radiam alegria com a malta a passar.
Este ano optei por ficar na retaguarda como carro de apoio, mas ainda me desloquei a ver passar a malta Póvoa e depois às Tinalhas.
Com tudo a correr bem e a hora de almoço a aproximar-se, às 12h45 já o Nunes dava entrada na chegada com 3 furos e um pneu rebentado.
Ora se aos poucos abalaram, aos poucos iam chegando.
O restaurante começou a laborar com as mesas bem compostas onde a confraternização e conversata eram agora reis.

Com sentimento de objetivos atingidos, vinha para mim e voluntários a surpresa do dia que o Sr.º Presidente da Junta e seu secretário nos haviam preparado.
Uma homenagem e reconhecimento dos eventos que realizo(baboso).
Que grande surpresa nos fizeram.

Com discurso preparado recebia esta prenda que vou guardar no meu outro baú de memórias e que aos poucos vão fazendo história.
Muito bem haja.
Cada um aos seus destinos, era agora hora de regressarem ao aconchego dos seus lares.
Todas as palavras são muito pequenas para agradecer a GRANDEZA de toda a gente que abraçou mais um evento com a minha assinatura, ou de - as voltas do Pinto Infante.
Uma palavra especial de carinho à outra metade e familia, pelas as palavras de apoio e incentivo para me ajudarem a levar a realização deste e outros eventos.
2013, o baú um dia destes vai começar a encher, e quiçá Sintra da Beira(Alpedrinha)espere por nós!!!
...tira as mãos do travão...a subir claro...
Aquele de sempre...
Pinto, o Infante

6 comentários:

FMicaelo disse...

Boas amigo Pinto

Pelo aquilo que vi e li, mais uma vez com a tua maneira de ser trouxestes um magote de malta até à Lardosa, para um evento daqueles que fica na memória e que ninguém quer perder... 5 *****!
Fico feliz que tudo correu bem e que a malta apreciou. Não fui este ano, mas outros virão! Quanto á homenagem que te fizeram há muito que é merecida! Continua assim!

Pinto Infante disse...

uma "baixa" de vulto.
valores mais altos se levantam para que a vida te sorria, isso é que de verdade. quando assim é a tua/nossa querida bike tem que justificadamente ficar para 2º plano.
como dizes outros virão e a tua agradável presença cá estará.
uma homenagem que me deixou algo comovido e sentido. esta malta desta vez mexeu comigo e com o Qui Tó, este maquinão que me acompanha desde o 1º evento e sempre disposto a colaborar comigo.
obrigado pelo comentário e um grande abraço
Pinto Infante

Anónimo disse...

Ola Amigo Pinto

Mais um excelente passeio com a tua assinatura,outra coisa não se esperava! Imensa variedade de trilhos para todos os gostos,abastecimento farto,paisagem de fazer brilhar a "retina". Que mais podemos pedir?...
Que venha o III Rota dos Lagartos,claro! Gostei imenso e espero estar presento para o ano!

Um abraço

Filipe Salvado

Pinto Infante disse...

antes de mais Filipe obrigado pelo comentário e reconhecimento deste passeio.
depois a tua e de toda a malta envolvida neste passeio é sempre a mais valia destas coisas. quando se junta um pelotão deste tamanha, agarra-se num magote de trilhos, desta vez uma tasquinha caracteristica da zona, aliado à VOSSA simpatia, para quê pedir mais!?
bem haja pela participação, e como dizes, 2013 quero te cá ver, pois vamos pregar para outras bandas...
um grande abraço
Pinto Infante

AC disse...

Que mais eu posso dizer, além do que tenho dito nos eventos anteriores. Apenas que não te esqueças de apontar o nome do AC para esses passeios "porreirinhos" e cá como a gente gosta.
Não escrevo mais, pois ainda estou a digerir os branquinhos da Tasca do "Ti Benvindo". Com essa é que tu me "deste de banda"!!!
Grande abraço
AC

Pinto Infante disse...

ver a malta vizinha abraçar este evento é sempre um prazer.pelo menos a VOSSA opinião foi mesmo essa.a malta gostou.
aquela tasquinha da Ti gracilda é um marco do Barbaido. além de branquinhos também tem outras coisas boas. a simpatia destas gentes é muito bonita.
obrigado pelo comentário, e sorte para o que aí vem
Pinto Infante