segunda-feira, 28 de maio de 2012

...do passado ao futuro, e Escalos empenados!!!...

Olá a todos/as.
Como disse recentemente nos posts do meu cantinho, os eventos têm sido vários, e na companhia da bicicleta.
Sábado, 26 de maio 2012.(a recordação)
Este fim de semana não foi só na comapanhia da bicicleta. Foi um fim de semana repleto de coisas bonitas em que tive o prazer de toda a familia(ou quase toda) participar.
Então vamos lá contar o que foi este fim de semana 26 e 27 de maio de 2012.
Para sábado dia 26 de maio, tinha sido convidado de há uns meses a esta parte pelo Agrupamento de Escolas Faria de Vasconcelos a participar com as pasteleiras numa réplica de um casamento à antiga. Não sabia muito bem o que isto ia dar, porque nunca tinha participado num evento destes.
Surpreendido fiquei.
A cidade de Castelo Branco, recuou uns séculos atrás, e os estudantes desta escola juntamente com os seus professores, pais e convidados arranjaram maneira de levar ao símbolo da cidade de Castelo Branco, o castelo medieval, um casamento onde participou o Clero, a Nobreza, a Burguesia e o povo, intitulando esta feira de 2012 sob o seguinte lema:
"Profissões do passado com futuro"
Quanto a mim(nós), leigo na matéria, pensava ser a 1ª vez que este evento acontecia. Puro engano. Já na sua VI edição, esta escola tem promovido ano após ano, coisas do passado, mas com futuro.
Parabéns, pois além de estar tudo muito bonito e muito bem carateizado, foi lindo ver o regresso às vestes das pessoas, oficios, trabalhos, artifices e meios de tranporte de outros tempos. Repito parabéns.
A nossa missão era  participar no casamento, acompanhando a parte do povo com meios de transporte, em que as pessoas percebessem a maneira como se faziam transportar para os campos e não só.
Muita malta conhecida. Ao Joaquim Luis calhou a missão de orientar a rapaziada muito bem alinhada para a cerimónia.
Pois é!!! Cerimónia que começou com o discurso do Sr.º Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco. Depois veio a cerimónia a sério, em que os noivos lá disseram ao Sr.º Bispo que pretendiam procriar!!!! Bonito e engraçado.
Após o "sim" dos noivos, e depois da beijoca da praxe, palmas e o vivam os noivos ecoavam nas muralhas do castelo. Um reviver muito engraçado e que nos deu um enorme prazer participar na parte do povo e dos  convidados.
Em cortejo saímos, percorrendo as ruas apertadas do bairro do castelo, fazendo-me recordar o mês de junho na Mouraria em noites de marchas populares e sardinha assada.
Na cauda do cortejo, no lugar destinado ao povo, lá iamos nós todos vaidosos, passeando as fatiotas e pasteleiras com alguns aninhos de uso.

Uma das fotos mais bem conseguidas.
Nas docas, esperava-nos uma pequena multidão para ver e apreciar a passagem deste original casamento. Até um desfile existiu.
Eis os Sr.ºs que me endereçaram o convite. Muito obrigado Gabriela e Acácio, pois levei e aceitei este desafio com muita honra pertencer a este maravilhoso elenco. Ao Nuno o meu muito obrigado também.

Esta foi a familia que foi lá de casa. Esta, vamos recordar com certeza. Memorável.
Ora se em cortejo abandonámos o castelo medieval, em cortejo chegámos ao teatro onde a feira se desenrolaria pela tarde dentro. Agrupamento de escolas Faria de Vasconcelos.
Para o almoço, e à antiga estava reservado mesmo ao lado da barraquinha que me destinaram, um reco no espeto.
De barriga já bem composta, veio a conversa, a amizade e confraternização que estas coisas trazem. Ver e rever malta que já não  via há algum tempo, foi agradável.
Uma visita ao certame, onde várias profissões que aos poucos foram dando lugar à maquinaria e robôs, mas que, se calhar, daqui a uns anos iremos quiçá ver o regresso!!!!
Agradeço este convite, convidem-me para a próxima sff, pois o prazer foi todo nosso.
Muito bem haja.
Aquele de sempre...
Pinto, o Infante
Domingo, 27 de maio de 2012(passeio btt)
Da Lardosa, passei 1º pelos Escalos de Cima, e depois Escalos de Baixo, e mais tarde participei num evento dos Escalas abaixo.
Como 6ª feira dia 1 de junho vamos acender uma velinha à N/Sr.ª de Fátima decidi alongar um pouco este passeio saindo de casa pelas 7H45.
De véspera o Luis, cicerone deste evento tinha-me dito que eram duros os 50 Kms, mas como o treino de grandes distâncias tem sido pouco, arrisquei!
Como já vem sendo hábito, nestes eventos as fotos são poucas, e as que tenho desta vez foram conseguidas pela outra metade.
A malta que participou neste evento, muitos foram acompanhados das caras metades, sendo o meu caso.
Enquanto elas foram pedestrar, nós fomos empenar!!!
Um passeio com 53 kms, que nem sei nem me interessa a classificação, porque como sempre o que gosto é de participar, começar e chegar direitinho.
Carrega em cima da imagem:

Uma ida diferente ao Ponsul, com subidas e descidas QB, levando a malta a percorrer umas boas paredes, e no meu caso levar um valente empeno.
Parei a bike nos Escalos com 77 kms, fruto da teimosia e que a ia pagando bem caro, servindo assim para um bom treino para o que aí vem.
Um passeio com paisagens bonitas, trabalho de picareta e inchada na mão.
Na companhia da familia almocei, vi e conversei com mais amigalhaços destas andanças.
Mais um fim de semana rico em eventos, e este com motivos fartos de confraternização...
sem travões, a subir..
aquele de sempre...
Pinto, o Infante

2 comentários:

Unknown disse...

Muito obrigada pela participação.
As pasteleiras abrilhantaram o desfile e a feira, ajudando a recriar o passado.

Pinto Infante disse...

eu é que agradeço tão honroso convite.
participar com as beldades e ajudando a recriar o passado foi para nós um prazer.
Pinto Infante