domingo, 19 de fevereiro de 2012

...enzeitado QB...

26. Vinte e seis quilómetros de single traks.
Onde?!
Proença a Velha é daquelas "aldeolas", mais uma entre tantas da Beira Baixa, que através do Sr.º Presidente da Junta de Freguesia, o Sr.º Francisco defende com unhas e dentes(trabalho digno de registo) o que por aqui ainda resiste a uma crise, que nem sei bem onde isto pára.
A Feira do Azeite, tem sido o mote para juntar neste pequeno entrenhado da Raia, centenas de pessoas para passarem uma tarde a ver e rever, e até beber um copito com os convivas que por ali aparecem.
Mas onde entra a A.C.I.N.?!
A.C.I.N., é uma Associação, no que me é permitido dizê-lo que encaixa muito bem na maneira de estar deste presidente, porque se olharmos para o trabalho desenvolvido ao longo dos anos, a essa conclusão chegamos, e penso ser hunânime.
O que é certo é que se olharmos para o que esta malta faz e lança na vertente do BTT, rápidamente percebemos que há aqui uma diferença. Abrem inscrições, e 2 ou 3 dias depois, já foste.
Com quem?!
Esta zona da Beira Baixa tem uma riqueza patrimonial vasta e diverseficada para envolver estes eventos. Mas é preciso pesquisar, percorrer, explorar, e esta gente através de inchada e picareta, literalmente A.C.I.N. introduz as mais belas paisagens e trilhos para nosso prazer.
Depois vem o resto. O Fidalgo logo pela manhã, e à semelhança do ano passado foi-me buscar à Lardosa, este ano sem carrinha fechada, mas no seu carro com barras no tejadilho. Rezei 34 avé Marias até Proença, e pedi tanto que a minha montada não caisse(para quem não sabe, a minha bike em 2011 saltou de um suporte na A23). Confiei no Fidalgo.
Pronto e com ele fiz os 46 kms propostos.
O que viste?!
Aqueles trilhos de sempre. A.C.I.N. habituou a malta a esta bitola. 2012 foram só 26 kms de singles, diga-se os meus favoritos.

O que comeste?!
Calma, calma...
Ainda não foi desta que foi uma vaca no espeto, mas se calhar lá chegará o dia que uma destas salta para o espeto,,,,
Aquele espeto, onde mais uma vez, este ano mais um reco serviu para saciar a fome da malta. Impressionante.
Aqui encontrámos mais companheiros e amigos do pedal. O Nelson, o Canhoto e o Henrique de Alcains. Subida até abrir a boca logo a seguir, e com boa companhia desta malta seguimos até Proença a Velha. O Carlos BLUE também nos ia fazendo companhia durante alguns quilómetros.
O banho, foi na Idanha com água bem quentinha, e logo a seguir fomos bater o almocito e confraternizar com a malta, pois este foi o motivo que nos cá trouxe.

Não é que faço parte da mobilia, mas acho que desde que esta malta organiza eventos ainda não faltei a nenhum evento, seja na Rota do Azeite, seja nos Trilhos da Raia.
Poeira foi o batuque escolhido para este pequeno filme, porque é estranho no mês de fevereiro a poeira levantada pelas bikes, nesta altura do ano a tal ponto que a corrente da bike chegar a chorar por azeite,,,,,,,,
Aproveito para agradecer a companhia que a malta me fez. Obrigado.
Parabéns Proença a Velha pela simpática feira que têem para divulgar os produtos locais, porque A.CI.N. vale a pena...
Pinto Infante

4 comentários:

José Ricardo Soares disse...

Maís um belo texto da autoria do amigo Pinto Infante a acompanhar com umas fotos magnificas, a tornar este passeio ainda maís espetacular. A música do filme não podia ter sido melhor escolhida. Um abraço CANHOTO

Pinto Infante disse...

obrigado pelo comentário Canhoto.
é de facto um passeio muito bonito que esta malta por ali organiza.
bons trilhos, boa companhia, e o resto levamos nós.
grande abraço
Pinto Infante

Anónimo disse...

Boas J:pinto é a nossa Beira Baixa no seu melhor, grande reportagem econtinuação de boas pedaladas um Abraço do Tavares.

Pinto Infante disse...

boas Tavares.
obrigado pelo comentário, e a Beira é a Beira.
abraço
Pinto Infante