domingo, 18 de dezembro de 2011

...o prazer em manter a tradição...

A Lardosa é uma aldeia aconchegada na Beira Baixa, embrenhada na serra da Gardunha, banhada de água algo aperfumada da albufeira Santa Águeda(Marateca) que dá cor, brilho e beleza aos eventos que organizo.
Trunfos e ingredientes suficientes QB para que,de há uns anos para cá, me apaixonarem, e levarem -me a realizar em prol da amizade e convívio, confraternizações em que a bicicleta é rainha.
Todos os anos, e vamos no 5º na Lardosa, envio convite a um lote de companheiros, se possível das várias terras da Beira, Alentejo(este ano por motivos de saúde tiveram falta), vou buscar alguns trilhos e bredas por onde circulo ora sozinho, ora acompanhado, e partilho muitos deles por onde muitos destes convivas nunca tenham circulado.
2011 chegou, e com a cidade de Lisboa já bem longe(vai-te embora melga), a vontade de realizar mais uma edição do "último Domingo do ano" vinha com mais prazer ainda. A lista para este ano envolvia os mesmos que me têem acompanhado nos anos transatos, com algumas desistências de relevo(valores mais altos o justificaram), dando lugar a uma lista mais ampla, recebendo assim, algum sangue novo neste convivio.
O motivo que justifica a realização, esse continua intocável.
Confraternização, amizade e desfrutar dum Domingo em ritmo bem alegre.
Haja saúde.
Ora se a capacidade do restaurante a mando do seu dono são 60 pessoas, 54 disseram presente.
Em cima das bikes a circular foram 58. Brutal Domingo, em que batemos todos os recordes.
Pelas 8H30, com uma russa valente, a malta ia chegando aos poucos. Cumprimentos da praxe, e depois do discurso matinal, alertando para alguns perigos, vamos lá então aquecer, e desfrutar dos trilhos que escolhi.
Carrega em cima da foto:
Carrega na foto:
Carrega na foto:
Carrega na foto:
Carrega na foto:
Carrega na foto:
Dêem um pulinho aos blogues da Beira:
António Cabaço

Btthal

Trilhos &limitados
Da realização do passeio orientado por GPS, tinham crescido uns trilhos que alongavam muito a quilómetragem. Foram guardados no baú e nos calcanhares da Gardunha fomos desta vez ao seu encontro. Como o mote para este encontro é a confraternização, nada melhor do que esticar ao máximo a tal TRÓIKA, e aproveitar um bom pequeno almoço para conversarmos calmamente, aproveitando também a manhã solarenga que estava. Escolhi a quinta dum veterano amigo do Sobral. A quinta do Srº Verisissimo que várias vezes já tivemos para lá ir, na vertente pasteleira. Será que um dia destes conseguimos!!!???
Com uma febra, entremeada, morcela e chouriça, só faltava mesmo a iguaria de fabrico próprio. O queijo. E que queijo. Um branquinho, e se pudesse ainda agora lá estava.
Depois da malta bem aconchegada, tinhamos ainda 25 Kms a fazer para regressarmos à Lardosa, com subida de 1ª categoria via Rainha Santa Isabel.
Desde a quinta do Sr.ª Verissmo, pedi ajuda ao meu amigo Tomás, profundo conhecedor desta zona e até às Tinalhas os olhos foram dele. Obrigado Tomás pela colaboração. Das Tinalhas para a frente, ora abre lá o baú e brindei a malta com algum do ouro que considero na zona. Umas bredas a descer a serra até à Póvoa de Rio de Moinhos.
Espelho meu, Eseplho meu...a barragem da Santa Águeda(Marateca), é sempre um espelho/postal da Lardosa, e que nestes eventos embelezam sobremaneira a coisa.
Enfim, Lardosa e depois dos banhos, aguardavam-nos a tal sopita(que bela estava), o tal bacalhau, e a tal confraternização.
Cada um aos seus sitios, terminava assim mais um convívio em que me dá sempre prazer organizar, mais este 2011, pois Castelo Branco/Lardosa é logo aqui.
Agradeço a quem me cedeu as fotos, pois também fazem parte da coisa.
A quem comigo desfrutou deste Domingo(domingo), obrigado por terem aceite este meu desafio, e 2012 conto com vocês.
Duas palavras de agradecimento. Aos meus amigos da Junta de Freguesia da Lardosa, Qui Tó, e Sr.º Verissimo. Sem vocês isto não seria possivel.
Bem haja







Pois, e com isto tudo mais um ano passou,  e palavras para quê???!!!
Saúde meus amigos...é uma palavra simples mas tem o valor que tem...
Que o sapatinho traga o que pediram, e contem com "as voltas do Pinto Infante" para  2012.
Aquele abraço
Pinto, o Infante

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois é Pinto, foi com muita pena minha que este ano não estive presente, pois sou pioneiro da coisa, espero que para o ano seja possivel. Boas Festas

João Roxo

Pinto Infante disse...

Uma baixa realmente de peso. és daqueles que desde o 1º com a invasão dos Alentejanos fizes-te parte do grupo, mas quanto a 2012 continuas na lista, porque o prazer é meu em ter-te cá.
Este ano isto atingiu um número brutal. Foi lindo ver o colorido da malta por aí...
Obrigado pelo comentário, e um grande abraço.
Feliz Natal para ti e familia
Pinto Infante

Anónimo disse...

Boas J.P.Infante muitos parabéns por mais um invento sob a tua batuta,só faltou o tal convite para os morfes (brincadeira) um santo Natal para ti e restantes Familiares teus.
P.S- obrigado por nos dares a conhecer o melhor que há e se faz na nossa B.Baixa.

Um Abraço do Tavares.

Pinto Infante disse...

Boas Tavares.Obrigado pelo comentário e ficas desde já convidado para o GPS.
A ti e à tua familia, um feliz Natal
Pinto Infante