sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

...dois 2 anos, a registar momentos...

Era uma vez um gajo que em tempos, andava na bicicleta que lhe era possível ter. Brincar com a sua bicicleta era uma alegria na companhia de amigos de bairro e não só. Pedrada, bicicletas, arcos de varetas de guarda-chuvas velhos, fungas ou fisgas, escondidas, cowboys entre outras brincadeiras, as nossas favoritas.
Tudo passa com a idade. Lá vai um, outro, outro e mais outro ano que passa, e entretanto tudo vai pertencendo ao passado. Arrumam-se as fisgas e o resto para dar lugar à vida que nos abraça, mas que teimosamente por vezes só damos razão sei lá a quem, em certos momentos da nossa vida.
A vida é bela, nós é que por vezes não nos apercebemos o partido que poderíamos lucrar com ela...
Quem é o gajo?!

Sarzedas 2004. O meu 1º passeio(organização Luís Lourenço). Será que estou velho!!!???

Blá blá blá....
Uns anos mais tarde...
Lá para os lados de Portalegre, na companhia duns amigalhaços e colegas de profissão esbarrou em mim o tal bichinho da infância que estava adormecido e que nem eu acreditava que isto desse o que deu.
Prova rainha de Portugal. O prazer de estar presente no meio desta multidão...
..."Bicicletas tão caras?! Nã, vocês são malucos"...
Pois é....
Blá blá blá...
Com o vício já nas entrenhas e entrafolhos, dediquei-me à coisa do BTT na companhia de amigos Alentejanos, e também por cá na companhia do Manuel Beato que desfrutava de belas paisagens aqui na Beira e me pôs à breda, para me juntar à malta de Alcains. Alguns da tal infância, outros novatos no assunto tal como eu. Certo é que toda a malta que andava nisto, tem lá o bichinho adormecido ou não.

Ainda me lembro da rapaziada, e que de certa forma tenho saudades.
O Manel Beato, os Carlos, o Pio, o Gonçalves e o Carreiro, os Raposos Tó e Zé, o Luís, o Adriano, o Rafael, e mais alguns, mas poucos nesta altura, que me lembre...
Era tão só o puro prazer tal e qual é hoje de dar umas belas voltas de bicicleta, e confraternizar com malta apaixonada por esta maluqueira.
Além dos Domingos nos juntarmos para a voltinha, ainda acrescentávamos a isto uns belos passeios de convívio e confraternização, aqui pela zona onde não me lembro de termos falhado a
nenhum(ou quase) naquela altura.
Bolacha baunilha, algures por aí...

Fundão, Covilhã, Aldeia Nova do Cabo, Castelo Branco, enfim muitos...
Dias e mais dias e o simples prazer começou a intensificar - se na aposta de novas máquinas, esquecendo por vezes a essência da coisa. Apareceram novos desafios em busca sei lá eu de quê...
O descobrir de novas aventuras, veio transtornar um pouco as voltas que depressa deram lugar a passeios seriamente organizados, maratonas, raids e travessias.
Uma das minhas maiores aventuras, foi a ida à Nossa Sra de Fátima na companhia do meu amigo Zé Luís. Promessa cumprida. Hei de lá voltar mais vezes se Deus me der Saúde.
No entrelaçado destas coisas organizadas, vai - se arranjando tempo para grandes momentos de confraternizar com algo de novo.
Convidado para Associações, convidado para organizar eventos, era coisa que vinha revolucionar um pouco a minha maneira de me envolver neste mundo da bike.
Aceitar ou renunciar?!
A Liberdade falou mais alto. Uma questão de honra.
Tempos que não voltam; da esquerda para a direita:
Luís, Raposo(de Portalegre), Raposo(de Alcains), Matroca, Raposo(C.Branco), Carlos, Adriano, Castelo, Pinto e Pio. Isto em tempos numa confraternização que arranjei em Portalegre. Trajecto Portalegre/Castelo de Vide com subida pela calçada Romana de Marvão.
Puro e simples prazer de ajudar quem precisa, mas por vezes há valores mais altos que se têm que defender...Honra diria eu...
Chegavam as Primaveras e com elas a quantidade de passeios organizados eram tantos, que tinham que se escolher os melhores. Mas, porra, tenho tanta rapaziada conhecida em todo o lado...e agora?!

Organização de passeios de BTT pelo Clube da Lardosa, Pedestres pela Junta...enfim.
Belos convívios.
Pasteleiras, último do ano; Enfim, convívios onde em cima da bicicleta se consiga conciliar o
útil ao agradável.
Como é bom o sentimento de contributo em prol de dedicação à coisa, mas livre como um passarinho do mato. Fazer o que se quer, falar com quem quero, e organizar o que me apetece.
Pasteleiras?!
Que bela ideia. Através do meu amigo João Valente pesquisei uma rapaziada lá para os lados de Leiria, que este ano não posso perder o evento deles, e vi a paixão que a malta dedica a estas montadas que fizeram parte da minha e de muita gente na infância em que, para muitos serviu de ganha pão.
Dia 28 de Junho de 2008, vinha a experiência.Convocar uns amigalhaços e, vamos mostrá-las. Pegou de estaca.
...tira as mãos do travão...
Belos momentos passei em Portalegre na companhia dos meus colegas que além de me despertarem o bichinho eram também excelentes colegas de profissão.
Tanto tirei as mãos do travão, que belo dia, lá para os lados de Portalegre, Infante, agarra-te bem.
Foi mesmo, nova sensação de LIBERDADE. Acreditem, vale a pena...
O olhar atento e humilde de quem vê, e recebe tontos como nós, que por vezes só nos dias de passeios recebem a visita doutras gentes, que para nós não passa de mais um passeio, mas para esta gente é qualquer coisa de anormal...
O que é que se passou aqui?!Esta foi registada lá para os lados das Tibornas..
Com a certeza fiquei que, com esta parvoeira inclusive na imprensa local, e também no jornal"expresso" consegui agitar o mercado de peças destas princesas que nas lojas o destino já estava traçado.
Iiihhh??!!
Conhecem-se novas gentes com outros modos de vida, mas que partilham do mesmo fim. O prazer.
Aqui, se alguma vez na minha vida sonhava sequer subir à Torre de bicicleta?!
O certo é que já o posso dizer.
Já lá fui catano!
Fui, e muito bem acompanhado. Bem haja BTTHall, e companhia.(espero estar lá este ano outra vez, mas com a de estrada).
Esta foi a ultima confraternização de 2009. Posso desde já acrescentar que 2010 a última do ano, se lá chegar, vai ser a 26 de Dezembro.
Um bem haja especial aos meus amigos que consultam este cantinho, ou que comigo partilham de certa forma esta parvoeira.
Tentei expor nesta comemoração dos 2 anos de aniversário do meu cantinho, algumas das melhores fotos e momentos que marcaram este meu baú. A propor um dia destes a quem me apoia nas minhas originais iniciativas uma exposição das melhores fotos e momentos registados pela minha caneta....
No post deste aniversário, vi-me obrigado a fazer um grande trabalho de pesquisa, mas mesmo assim tenho pena de não conseguir mostrar aqui muito mais fotos cá do baú.
Não podia deixar de agradecer ao Srº Presidente da Junta de Freguesia de Alcains pelo convite que me endereçou, para realizar um encontro de Pasteleiras cá à minha maneira, desta vez na minha terra Natal, mas valores mais altos se levantam, e, apesar dos convites, achei por bem não o organizar...
O meu bem haja. Senti-o como um reconhecimento.
Pinto, sem travões, o Infante
Parabéns blog; "as voltas do Pinto Infante"
"cada um tem de mim exactamente o que cativou,
e cada um, é responsável pelo que cativou,
não suporto falsidade e mentira,
a verdade pode machucar,
mas é sempre mais digna"...
(Charles Spencer Chaplin)

6 comentários:

JValente disse...

Parabéns ao Blog do Pinto, ao Pinto e às recordações do Pinto!

É engraçado recordar alguns desses momentos em que também eu por lá andava!

Uma grande abraço do Amigo João Valente

FMicaelo disse...

Primeiro que tudo parabens pelo post...sempre original sempre muito à "Pinto"! Bem ao nosso gosto! ehehehehe

Segundo os parabens merecidos ao blog, não só pelos dois anos de existência - quem tem blogs sabe que é dificil mantê-los vivos, quanto mais torná-los em espaços de leitura excelentes e habituais como é este o caso;

Terceiro os meus parabéns á tua pessoa, pela maneira peculiar e muito própria como encaras esta paixão que são as bikes, como vives este desporto de convivio, como cultivas as amizades que ganhastes...

Um abraço de amigo muito merecido! Continua assim!

Pinto Infante disse...

Se há valores que me fazem andar por cá, um deles é a consideração, outro a amizade que tenho pela rapaziada desta modalidade onde, claro BTThall na pessoa de Micaelo e Valente estão incluidos e fazem parte deste baú. Obrigado pelo reconhecimento sem travões.
Pinto, o Infante

Helena Teixeira disse...

Parabéns Pinto por todas essas belas voltas de bicicleta.Tem mérito em amar o pedal.Vi o vídeo,muito giro e engraçado.
Eu gosto de bicicleta,mas subidas naaa e também a minha está boa pa reforma...lol..enferrujada como a dona :p

Jocas gordas
Lena

Ah,a blogagem de Março está prestes a começar.Mas pode participar: o tema é: Onde cresceu o meu pai. Já sabe: enviar um texto de 25linhas,+ foto,+ link do blog,+ título até dia 08/03 para aminhaldeia@sapo.pt

Boas pedaladas
Jocas gordas
Lena

Luis Franco disse...

Excelente trabalho/álbum das tuas recordações que quiseste partilhar connosco, belo documento que deves guardar lá no cantinho da "arca" e uma vez por outra tira-o cá para fora, porque é sempre agradável rever os momentos que os convívios/passeios das bikes proporcionam.
Um abraço e vai-te preparando para me aturares para umas voltas sempre a abrir...eheheh

Pinto Infante disse...

Amigo Luis Franco, anda pra cá, para a Beira para darmos umas pedaladas por aí. Aproxima se umas Férias e aproveitamos.
Quiaios este ano é opção??
Pinto Infante